Etias: como será a nova autorização de viagem à Europa

by

Atenção, viajantes! Como muita gente já sabe, vamos precisar de uma autorização de viagem para entrar na Europa. Inicialmente, seria em 2021. Porém, a União Europeia (UE) adiou a exigência do Etias para o fim de 2022. A partir de então, cidadãos de 62 países, entre eles brasileiros, vão precisar solicitá-lo. E se você ainda tem alguma dúvida sobre o Etias, este artigo é para você.

Hoje, brasileiros têm entrada permitida para estadas de até 90 dias (dentro de um período de 180 dias) no Espaço Schengen. Esta é uma zona de livre circulação. A maior parte dos países europeus são integrantes.

Ao todo, 22 países da UE e quatro não pertencentes ao bloco compõem o Espaço Schenguen. A propósito, clique aqui, para saber mais.

No entanto, com o Etias, isso vai mudar! Pois o passaporte precisará estar associado à esta nova autorização eletrônica de viagem.

Ao mesmo tempo, também não se deve esquecer da exigência de contratar um seguro viagem para a Europa. Ela vai continuar. Isto posto, confira, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre o Etias.

Pesquisando passagem aérea para a Europa? Encontre aqui as melhores tarifas e pague em até 12 vezes.

O que é o Etias?

Etias significa Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem. A sigla vem do inglês. Mas, ao contrário do que se pensa, ele não é um visto.

Na verdade, o Etias é apenas um controle antecipado de quem entrará no Espaço Schengen. Sua finalidade é reforçar as fronteiras europeias.

Por esta razão, quem já se beneficia da isenção de visto por três meses (como os brasileiros), continuará podendo viajar sem visto específico.

Quem pode solicitar?

Segundo a UE, os cidadãos dos 62 países que já isentos de visto poderão obter o Etias.

A autorização eletrônica de viagem permitirá a entrada na Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha e Estônia.

Ao mesmo tempo, na Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália e Letônia.

Além deles, integram a lista, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Mônaco e Noruega. Finalizando com Holanda, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

Como obtenho o Etias?

A obtenção do Etias é simples. Consiste, basicamente, do preenchimento, on-line, de um formulário.

Além disso, você deverá pagar uma taxa no valor de sete euros. São aceitos cartões de débito e de crédito. Em seguida, depois de uma análise, a autorização de viagem será concedida.

No momento da inscrição, além dos dados pessoais, você deverá responder algumas perguntas. Entre elas, questões sobre segurança, saúde e planos de viagem.

De acordo com a UE, a concessão do Etias será rápida. A entidade afirma que a aprovação é comunicada por e-mail, logo após o pagamento.

Contudo, em circunstâncias excepcionais, mais informações poderão ser solicitadas. Obviamente, isso aumentará o tempo do trâmite.

Neste caso, adianta a UE, a decisão final sai em até um mês. Porém, se a autorização de viagem for recusada, o requerente poderá interpor recurso.

Importante! Depois de aprovado, o Etias fica eletronicamente associado ao passaporte informado na inscrição.

Assim sendo, os brasileiros com dupla cidadania devem viajar com o mesmo passaporte informado para o Etias. Afinal, ele não será transferível para outro passaporte. Mesmo que ambos pertençam à mesma pessoa.

Mais um detalhe: os solicitantes receberão, por e-mail, um cópia do Etias. Como as autoridades podem solicitar o documento impresso, leve-o com você.

Qual será a validade do Etias?

O Etias valerá por três anos ou até à data de expiração do passaporte, o que ocorrer primeiro.

Caso, o passaporte vença antes, será preciso emitir outra autorização, informando o número do novo passaporte.

Quando será obrigatório?

No momento, a previsão é de que o sistema esteja pronto até o fim de 2022. Quando, então, as solicitações poderão ser feitas.

Essa informação está no site oficial da Comissão Europeia. Você poderá consultar aqui as atualizações.

Compre aqui seus euros ou libras com a devolução de 50% do IOF pago.

O que muda para os brasileiros?

Se quisermos viajar para qualquer país europeu que pertença ao Espaço Schengen, precisaremos do Etias.

No entanto, é importante lembrar que nem todos os países europeus se incluem nessa regra. Por exemplo, Reino Unido, Irlanda, Romênia, Bulgária, Chipre e Croácia.

Mas lembre-se: caso faça uma conexão em algum país do Espaço Schenguen, você terá que apresentar o Etias. Só assim poderá seguir viagem.

Desse modo, tenha com você seu passaporte válido com um Etias associado a ele. Assim como os demais comprovantes de viagem necessários para entrar na Europa.

A partir daí, o procedimento de controle na fronteira vai seguir normalmente. Ou seja, o viajante poderá ou não ser autorizado a entrar.

Isto porque, existem outros requisitos analisados pela Imigração. A saber, seguro viagem, comprovantes financeiros e de hospedagem, passagem aérea de volta, etc.

E, assim como hoje, você continuará tendo até três meses para circular pelos países do Espaço Schengen. E sem visto!

Viaje conectado e compartilhe a sua viagem! Compre aqui seu chip internacional com 10% de desconto.

Gostou desse post? Então compartilhe! Ademais, como temos muito mais para mostrar, queremos você sempre por aqui. Por isso, cadastre-se para receber gratuitamente por e-mail ou WhatsApp o nosso conteúdo.

Já quando for viajar, também lembre da gente. Veja, a seguir, o que o Blog Andarilho pode fazer or você.

Resolva aqui a sua viagem

Garanta aqui o seu seguro viagem com 15% de desconto
Encontre hotéis, hostels, pousadas e apartamentos com as menores tarifas
Passagens aéreas com até 50% de economia, parceladas em até 12X iguais
Chip internacional para celular com 10% de desconto
Evite filas! Compre antecipadamente ingressos para atrações e passeios
Alugue um carro com até 30% de desconto, sem IOF e em até 12 parcelas
Contrate guias de turismo que falam português em mais de 5 mil cidades
Reserve aqui o seu transfer aeroporto/hotel/aeroporto
Faça uma viagem que é a sua cara! Confira nossa curadoria de viagem
Compre malas e acessórios para a sua viagem e receba em casa

Foto de capa: jorono por Pixabay.

2 Responses
  • Charlene
    setembro 5, 2020

    Boa noite, atualmente as fronteiras dos países que fazem parte do tratado de Schengem estão fechadas para o turismo, para aqueles que estão fora, como Brasil. Vocês que acompanham acreditam na possibilidade de voltar ainda este mês?

    • Anchieta Dantas Jr.
      setembro 6, 2020

      Charlene, tudo bem?

      Em se tratando da Covid-19 não se pode prever nada. O que se sabe no momento é que o número de casos voltaram a aumentar em toda a Europa, depois das férias de verão. Dessa forma, acredito que não teremos fronteiras abertas para o turismo ainda este ano.

      No mais, obrigado por sua visita.

      Atenciosamente,

      Anchieta.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *