Dicas de cibersegurança para viajantes

by

Se você é um viajante regular de negócios? Ou quuando está fora de casa acessa documentos, contas bancárias e arquivos com dados confidenciais? Então, vale atentar para o que eu vou dizer. Ao se conectar ao wi-fi em hotéis, aeroportos, cafés, entre outros, você sempre estará vulnerável a ataques de hackers. A fim de evitar esse problema, confira, a seguir, nossas dicas de cibersegurança para viajantes.

Elas são fundamentais! Pois, infelizmente, nossos smartphones, notebooks e tablets, não foram desenvolvidos com a segurança necessária.

A maioria foi construída sem considerar princípios básicos de seguridade. A saber, autenticação de dispositivo e capacidade de alterar senhas padrão. Assim como métodos de atualização seguros e firewalls básicos.

E o fato de “a indústria da hospitalidade usar os mesmos dispositivos que utilizamos em nossas casas aumenta ainda mais o problema”, afirma Dean Coclin. Ele é diDiretor Sênior de Desenvolvimento de Negócios da DigiCert. Aliás, uma empresa americana de tecnologia focada exatamente na segurança digital

Coclin conversou com o Blog Andarilho. Neste artigo, a gente passa algumas de suas dicas de cibersegurança para viajantes. Confira!

Como acontecem os ataques

A resposta depende de quanto risco você está disposto a correr. Com o estado atual de segurança da Internte das coisas, é impossível ter seguridade total.

A saber, explica o expecialista, existem duas formas mais comuns de ocorrência de ataques.

A princípio, o cibercriminoso pode estar conectado a uma rede pública. Sem uma senha ou com uma senha facilmente divulgada.

Ou, ainda, pode rotear uma conexão para criar sua própria rede Wi-Fi. Para isto usa um nome semelhante ao da conexão real.

Em ambos os casos, o usuário não tem como saber qual a vulnarabilidade ao se conectar.

Além disso, em redes comprometidas, o que os hackers geralmente fazem é redirecionar a conexão de alguns sites para outros.

Por exemplo, ao tentar acessar a página do seu banco ou uma rede social, você acaba em um site falso. Este simula o real para roubar seus dados bancários e credenciais. E também espalhar malware.

Enfim, o criminoso pode simplesmente usar um nome semelhante na rede, esperar a pessoa se conectar e até mesmo deixar outra pessoa navegar. Ao direcioná-lo para um site falso, o hacker terá acesso a tudo o que você colocar nessa página.

“O usuário pode acreditar que está na página real e logar nas redes sociais. Assim como colocar senhas de banco. Mas, na verdade, ele estará entregando tudo aos cibercriminosos”, afirma Coclin.

Contudo, a boa notícia é que você estará o menos vulnerávels se seguir as seguintes dicas de ciberseguança para viajantes..

Cibersegurança para viajantes

Navegue com sabedoria

Pode parecer contraditório, mas evite usar o Wi-Fi do hotel ao acessar sites que pedem dados pessoais. Principalmente os do seu banco.

Nesse caso, priorize o uso do 3G ou 4G. “É sempre melhor usar a rede de dados móvel para fazer transações financeiras”, ensina Coclin.

Procure pelos certificados digitais

Porém, fique esperto! Alguns sites falsos obtêm certificados provisórios para suas páginas.

Até recentemente, era caro ter um certificado. Mas hoje há negócios que oferecem a qualquer pessoa um certificado gratuito por 90 dias.

“Os criminosos usam este recurso para emitir um certificado digital em nome de outras empresas. Por isto, é preciso tomar medidas adicionais”, alerta Coclin.

Considere o uso de uma VPN

Existem várias opções no mercado de redes privadas virtuais. Do inglês, Virtual Private Network (VPN).

Se você viaja muito usando a internet do hotel ou aeroportos, especialmente para acessar dados confidenciais, considere investir em uma VPN. Não é caro e a sua segurança vale muito mais!

Ao mesmo tempo, acessar sites e aplicativos proibidos em alguns países vai requerer uma VPN.

Na China, por exemplo, sem uma VPN, você não acessa o Google ou o WhatsApp. Eu contratei uma VPN e minha estada foi bastante tranquila.

As VPNs criptografam seus dados e algumas delas verificam o certificado digital. Aliás, forçando você a redirecionar para um site real se aquele que acessou for falso.

Resumindo, os cibercriminosos estão sempre em busca de alvos fáceis. E há uma variedade enorme de golpes. Porém, com essas dicas, você consegue evitar a maioria deles.

Leia também:

Saiba por quê você nunca deve carregar seu celular em USBs de aeroportos

Wifi público em viagem: riscos ao usar e como se proteger

O que achou das dicas de cibersegurança para viajantes? Comente e compartilhe!

Ao mesmo tempo, como temos muito mais para mostrar, queremos você sempre por aqui. Para isso, cadastre-se para receber gratuitamente por e-mail ou WhatsApp o nosso conteúdo.

Ademais, quando for viajar, veja, a seguir, o que a gente pode fazer por você!

Resolva aqui a sua viagem

Garanta aqui o seu seguro viagem com 15% de desconto
Encontre hotéis, hostels, pousadas e apartamentos com as menores tarifas
Passagens aéreas com até 50% de economia, parceladas em até 12X iguais
Chip internacional para celular com 10% de desconto
Evite filas! Compre antecipadamente ingressos para atrações e passeios
Alugue um carro com até 30% de desconto, sem IOF e em até 12 parcelas
Contrate guias de turismo que falam português em mais de 5 mil cidades
Reserve aqui o seu transfer aeroporto/hotel/aeroporto
Faça uma viagem que é a sua cara! Confira nossa curadoria de viagem
Compre malas e acessórios para a sua viagem e receba em casa

Foto de capa: Karolina Grabowska por Pixabay.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *