Saiba por quê você nunca deve carregar seu celular em USBs de aeroportos

by

Embora a maioria dos aeroportos, hoje em dia, disponibilize portas USB para carregamento de dispositivos eletrônicos como o celular (o que é muito útil, vale ressaltar), utilizá-las pode não ser uma boa ideia. É o que mostra uma matéria que li no site da Forbes, alertando para a segurança do usuário. Isso porque, diz a publicação, cibercriminosos podem modificar as conexões USB para instalar malwares – abreviação em inglês de malicious softwares, programas maliciosos em português – nos telefones que forem conectados a elas ou fazer download de dados sem o conhecimento do dono do aparelho.

Fazendo uma analogia, conectar-se a uma porta USB pública é como encontrar uma escova de dentes na beira de uma estrada e decidir colocá-la na boca. “Você não tem ideia de onde ela esteve”, alega o vice-presidente da IBM, Caleb Barlow, ouvido pela reportagem. Então já deu para ver onde podemos estar nos metendo,né?

E eu que já não gostava muito de usar USBs por aí para carregar a bateria do meu smartphone, até porque a maioria leva mais tempo do que o normal, depois desse alerta, então, é que ficarei mais esperto. Vou continuar preferindo usar o carregador do telefone e conectá-lo a uma tomada de parede ou me valer de um power bank, ou seja, aquelas carregadores portáteis. É muito mais seguro!

Até porquê, um número crescente de hackers dos EUA já mira seus golpes nos viajantes, de acordo com pesquisa recente da área de segurança da IBM. Desde janeiro de 2018, 566 milhões de registros da indústria de viagens e transporte foram compartilhados ou comprometidos em violações relatadas publicamente.

Barlow aconselha ainda que evitemos o uso de acessórios deixados por outros viajantes, a exemplo de cabos. “Dentro desses cabos pode haver um chip extra que permita a implantação de um malware.”

Portanto, fica alerta! E aí gostou da nossa dica? Então que tal nos ajudar a manter esse trabalho e o blog sempre atualizado? Saiba como logo a seguir. Você não vai pagar nada a mais por isso e ainda ganha descontos. Confira!

Resolva a sua viagem com a gente

Aqui no Blog Andarilho você encontra tudo para resolver a sua viagem e não vai precisar ficar buscando de site em site. Basta clicar nos links a seguir ou utilizar os banners na lateral direita do blog e boa viagem!

Compare preços e reserve seu voo pela Viajanet pagando em até 12 vezes iguais.

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hotel Urbano.

Contrate seu seguro viagem com desconto pela Real Seguros ou SegurosPromo.

Compre aqui seu chip internacional com abatimento e internet ilimitada nos EUA e em mais 210 países.

Alugue um carro para viajar pelo Brasil e o exterior com até 30% OFF.

Garanta antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas em todo o mundo.

Compre aqui entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos.

Reserve agora seus trens na Europa com a RailEurope, revendedor oficial no Brasil.

Está sem tempo? Precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria. Entre em contato.

Problemas com voos? Nós temos a solução: acesse a Resolvvi e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização.

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *