Má notícia: hub de Fortaleza perde voos para o Panamá e Américas

by

Enquanto comemora-se os cerca de dois milhões de passageiros transportados no primeiro ano da parceria KLM-Air France e GOL no hub de Fortaleza, a cidade perde, em minha opinião, uma operação importante para os cearenses e que possibilitava sair dos já batidos destinos turísticos internacionais, como Europa e Estados Unidos.

Refiro-me aos países da América Central e também a algumas ilhas do Caribe, ainda pouco exploradas pelos brasileiros. Caso você não saiba, junto com a Ásia, é nesse pedaço do continente americano onde está o que existe de mais tendência em viagens na atualidade. Sem contar os preços atrativos em termos de custo de vida para o viajante.

E foi por negligenciarmos esses destinos, que a Copa Airlines, que na Cidade do Panamá mantém o seu Hub das Américas, ligando a capital panamenha a mais de 80 cidades pelas Américas, deixará de voar de e para Fortaleza a partir de 25 de julho de 2019 – pouco mais de um ano desde quando iniciou a rota duas vezes por semana.

A Copa é uma empresa de médio porte, com uma frota relativamente nova, e que, na média, atende bem à demanda dos passageiros, configurando-se como uma excelente opção para viajar para a América Central e Caribe sem ter que descer para o Rio de Janeiro e São Paulo, economizando tempo, ou passar pelos Estados Unidos, o que exige visto e encarece a viagem.

Pesquisando passagens aéreas? Compare preços e compre a sua aqui.

Das duas vezes em que voei pela companhia, a primeira para Punta Cana, na República Dominicana, e a segunda para Quito, no Equador (você pode ler sobre a minha experiência aqui), eu gostei muito do serviço e dos valores pagos pelas passagens, que vez por outra, têm excelentes promoções.

Infelizmente, o que se observou no período em que a Copa operou no Ceará é que o cearense usava a companhia, quase que na grande maioria das vezes, como uma alternativa à GOL e à Latam para voar para Miami e Orlando, esquecendo do mundo de possibilidades que surgiu à sua frente saindo desde Fortaleza, com apenas uma conexão na Cidade do Panamá, destino aliás que merece uma parada mais prolongada, dado ao que a sua capital e o Panamá como um todo oferecem.

Dali, a Colômbia estava a um pulo, assim como o México, as belíssima Guatemala, Costa Rica, Jamaica, Cuba, Trinidade e Tobago, Curação, Belize e o Canadá, na América do Norte, entre outros destinos surpreendentes, até mesmo pela América do Sul.

Infelizmente, agora já foi. O fim das operações da Copa no Ceará está certo, conforme confirmei pessoalmente, nesta semana, em conversa com representantes da empresa no Matcher, evento realizado em Fortaleza, nos dias 28 e 29 de maio, a fim de promover o Brasil internacionalmente. Conforme me foi dito, a baixa ocupação das aeronaves não estava compensando os custos.

Como ficam os passageiros com passagem comprada

Se você já tinha uma passagem aérea comprada com a Copa Airlines saindo de Fortaleza depois de 25 de julho pode ficar tranquilo. A companhia informa que os passageiros afetados serão realocados para voos partindo das outras cidades brasileiras onde opera, com o trecho doméstico até elas garantido e sem custo para o viajante.

Onde a Copa continua no Brasil

Agora, a empresa manterá sua operação no nosso país apenas em Recife e Salvador, para onde voa duas vezes por semana, em Manaus (com quatro frequências semanais) e diariamente saindo de Belo Horizonte (Minas Gerais), Brasília (Distrito Federal), Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro) e São Paulo (São Paulo).

Dessa forma, a partir do segundo semestre de 2019, teremos com acrescentar uma ou mais conexões para voar desde Fortaleza para a América Central e Caribe. Uma pena! O que achou da notícia. Deixe sua opinião aí nos comentários.

E se você gosta do nosso trabalho bem como das nossas dicas, que tal nos ajudar a mantê-lo e a ter o blog sempre atualizado? Veja como a seguir. Você não vai pagar nada a mais por isso e ainda ganha descontos exclusivos por ser nosso leitor. Confira!

Resolva a sua viagem com a gente

Aqui no Blog Andarilho você encontra tudo o que necessita para resolver a sua viagem em um só lugar e não vai precisar ficar buscando de site em site.

Basta clicar nos links a seguir ou utilizar os banners na lateral direita do blog e boa viagem!

Pesquise e compre aqui o seu voo, pagando a sua passagem em até 12 vezes iguais.

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hotel Urbano. Há opções de parcelamento e cancelamento grátis, caso você venha a mudar de ideia depois.

Cote a contrate aqui um seguro viagem para viajar protegido. Digite BLOGANDARILHO5 no campo Cupom antes de finalizar a compra e ganhe 5% de desconto.

Compre aqui um chip internacional com internet ilimitada nos EUA e em mais 210 países. Digite ANDARILHO10 no campo Cupom e clique em Aplicar antes de finalizar a compra e ganhe 10% de desconto.

Alugue aqui um carro em seu destino

Adquira antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas no mundo todo

Garanta entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos

Viaje de trem pela Europa e deslumbre-se com as mais belas paisagens. Reserve agora seus trens com a RailEurope e garanta já a sua viagem!

Está sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Resolvvi e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização. Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no Twitter , Pinterest e no TripAdvisor.

3 Responses
  • Lorena
    junho 4, 2019

    Eu comprei uma passagem para outubro… Mas estou com medo da empresa não entrar em contato…

    • Anchieta Dantas Jr.
      junho 7, 2019

      Lorena,

      Você pode se antecipar entrando em contato com eles e já resolvendo a questão.

      Atenciosamente,

      Anchieta.

      • Roberto Rodrigues
        julho 21, 2019

        Boa noite
        Que pena foi difícil para conseguir esse vôo para cá , vamos ver no futuro !

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *