Arte de rua colore o Brasil na luta contra a Covid-19

by

Na maioria das vezes, a arte de rua é um reflexo do que acontece no mundo, e, em relação à pandemia da Covid-19, não é diferente. Apesar de as ruas estarem quase vazias, em algumas cidades brasileiras, muros, fachadas e até o asfalto têm se enchido de cor. São mensagens de amor e otimismo para com o próximo e agradecimento aos profissionais de saúde. Ao mesmo tempo, também lembram as regras para evitar o contágio. O resultado é uma série de imagens que, certamente, nos fará refletir sobre a doença. Também, sobre a nossa relação com o mundo a partir de agora.

Obviamente, nesses tempos de “fique em casa”, nem todos terão a chance de se deparar com essas obras. Então, ao tomar conhecimento das iniciativas Brasil afora, eu selecionei alguns registros fotográficos para que você possa admirá-los e refletir junto comigo.

Aliás, a arte de rua, ou arte urbana, é algo que tem feito parte dos meus roteiros de viagem. Em quase todas as cidade que visito, eu procuro saber onde há uma maior concentração de grafites. Rendem fotos maravilhosas!

Além disso, o colorido e as mensagens dessas intervenções artísticas mexem comigo. Afinal, arte é vida, cultura, conhecimento, sentimento. Portanto, vem com a gente em um passeio virtual pelo arte de rua brasileira na luta contra o novo coronavírus!

Arte de rua e a Covid-19

Nossa primeira parada é no Recife. Na capital de Pernambuco, o artista Rafa Mattos (na foto de abertura do post), o mesmo que fez um lindo trabalho nos hospitais de campanha da cidade, levou uma mensagem de amor e esperança para a Praia de Boa Viagem na frente do Park Hotel.

O belíssimo trabalho de grafitagem transmite sensibilidade e cuidado por meio de palavras e imagens. No painel, o retrato dos colaboradores do hotel dão vida a personagens com suas roupas e material de trabalho, muitos corações e um “regador do amor”.

Já na Cidade de São Paulo um grupo de artistas voluntários grafitou várias ruas com mensagens inspiradoras, reforçando a importância do isolamento social. “A cidade não está vazia. Está cheia de amor ao próximo”, lê-se, por exemplo, no asfalto na rua da Consolação.

A ação foi idealizada pelo produtor gráfico Victor Ghiraldini, do Estúdio Miolo. Já os textos foram criados pelo publicitário Marcelo Nogueira, diretor de criação da agência AlmapBBDO, e foram gravados nas ruas com tinta facilmente removível.

Grafite no asfalto São Paulo
Mensagem gravada no asfalto na rua da Consolação, em São Paulo

Como forma de desestimular as pessoas a irem às ruas, as frases foram pensadas para serem vistas do alto, principalmente de janelas das apartamentos.

Ao mesmo tempo, em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, a obra do artista Leonardo Mareco mostra o personagem “jogando o vírus”. Ele conta que a arte é para lembrar as pessoas a saírem de casa usando equipamentos de proteção.

Arte urbana  Campo Grande
Em Campo Grande, o artista Leonardo Mareco mostra o personagem “jogando o vírus

Homenagem e solidariedade

Agora, indo até Curitiba, no Paraná, o destaque vai para um grafite feito em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana da cidade. O desenho é uma homenagem aos profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus. Quem fez o grafite foi o artista curitibano Michel Davis. Ele tem trabalhos espalhados por 47 cidades do Brasil e no exterior.

Arte de rua Curitiba
Grafite feito em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba

Outro exemplo é o do artista plástico Eduardo Kobra. Ele lançou um novo mural de grafite que homenageia as vítimas do coronavírus ao redor do mundo.

Sua arte pede fé na busca de cura para a doença e foi criado no ateliê dele em Itu, no interior de São Paulo. O painel retrata crianças do mundo inteiro usando máscaras contra a Covid-19, com símbolos de várias religiões: cristianismo, budismo, judaísmo, islamismo e hinduísmo.

Grafite de Eduardo Kobra
O mural de Eduardo Kobra pede fé na busca de cura para a doença

Trabalhos interessantíssimos, não acha? Claro que devem existir mais exemplos pelo país. Assim, se você tiver outros registros e quiser nos enviar, a gente atualiza esse post. E para receber mais conteúdo como este cadastre-se para não perder nada que publicamos no blog.

Já quando você puder voltar a viajar, lembre-se da gente e veja, logo abaixo, o que o Blog Andarilho pode fazer por você.

Resolva aqui a sua viagem

4 Responses
  • Carol
    maio 15, 2020

    Anchieta, muito obrigada por dedicado um espaço ao nosso trabalho em seu blog. Parabéns pela sensibilidade com que você tratou o assunto. A intenção foi essa mesmo. Diante desse isolamento e de tanto sofrimento, usamos nosso mural para transmitir palavras de otimismo, esperança e solidariedade. E para realizar esse trabalho, não podia ter sido outro, tinha que ser Rafa Mattos que tem, na essência de seu arte, o amor como lema. Muito obrigada, Maria Carolina Oliveira, Diretora do Park Hotel.

    • Anchieta Dantas Jr.
      junho 4, 2020

      Carol,

      Não há o que agradecer. Iniciativas assim merecem todo o nosso apoio. Quando eu voltar a Recife, farei uma visita ao hotel. Entro em contato para avisar.

      Atenciosamente,

      Anchieta Jr.

  • Larissa Castro
    maio 16, 2020

    Que coisa linda! Eu amo uma arte de rua… mas senti falta de uma ação voltada pra pandemia aqui em Fortaleza! Tem tanta arte de rua bacana, uma boa ideia pra eles hein?

    • Anchieta Dantas Jr.
      junho 4, 2020

      Larissa,

      Infelizmente eu não soube de nenhuma iniciativa em Fortaleza. Se você encontrar e puder fotografar e me enviar a imagem, a gente atualiza o post com sua contribuição.

      No mais, obrigado por sua visita ao blog e se puder, não deixe de se cadastrar para não perder nenhum dos nossos conteúdos.

      Abraço,

      Anchieta Jr.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *