Sede de viajar: a síndrome do passaporte permanente no bolso

by

Você já ouviu falar da síndrome do Passaporte Permanente no Bolso? Confesso que até ler um artigo que tratava do tema, eu desconhecia o termo, mas não tenho mais nenhuma dúvida de que sofro da mesma, pois, ultimamente, antes mesmo de começar uma viagem, eu já tenho passagens compradas para outras e assim sucessivamente. Eu não posso ver uma promoção que lá estou eu passando o cartão de crédito (claro, que dentro das minhas condições financeiras). Esse negócio de viajar é mesmo um vício, acredite!

E tudo se deve, acreditam alguns especialistas, à presença do gene da “sede de viagens” (ou wanderlust, palavra alemã que significa paixão por viagens) – o DRD4-7R -, para ser mais preciso.

É esse componente genético que está por trás da vontade louca de viajar demonstrada por algumas pessoas e que deu origem ao termo – PPP na sigla em inglês (Permanent Passport in Pocket). Mas vamos tentar explicar o que é esse gene e como ele atua, para que você entenda melhor.

No ano de 2016, aponta uma publicação no site português Volta ao Mundo, uma série de artigos revelaram a presença desse gene no ser humano.

Um blog de psicologia sugeriu que o 7R, uma variação do gene DRD4, que atua nos níveis de dopamina no cérebro e acaba por resultar em motivação e comportamento, existe em 20% da população humana.

Só para esclarecer, a dopamina é um dos neurotransmissores mais famosos do nosso sistema nervoso. Ela é conhecida como o neurotransmissor do prazer.

Então, essa variante 7R, segundo os pesquisadores, traduz-se em “inquietação e curiosidade”, impulsionando as pessoas a assumirem riscos maiores, que incluem explorar novos lugares.

Daí, a dopamina funciona no cérebro como se estivesse a gritar: “Novo! Mais! Novidade!”. Assim, está feito o estrago (no bom sentido) e lá vai a gente viajar de novo.

A coisa é tão séria que uma bióloga da Universidade de Kaplan, nos Estados Unidos, chamada Dawn Maslar, estudou o efeito que a dopamina pode ter no cérebro. Ela acredita que há uma relação direta entre este gene e o número de carimbos no passaporte de alguém.

“A dopamina é o gene do gostar, e quando se quer mais, não se fica saciado – acaba-se viciado”, disse a pesquisadora em uma entrevista à revista Condé Nast Traveller, publicação norte-americana de viagens de luxo e estilo de vida.

Ainda de acordo com ela, vê-se uma percentagem maior do gene DRD4-7R em sul e norte-americanos, “pelo menos naqueles que são descendentes de europeus”.

Contra-ponto

Na outra mão, contrariando os estudos que apresentam a teoria do gene DRD4-7R, Cynthia Thomson, investigadora no Hospital Richmond, em Vancouver (Canadá), e especializada na ciência da procura de emoção, é mais cautelosa a tirar conclusões.

Para ela, a decisão racional de correr riscos encontra-se na genética humana desde a era dos caçadores-recoletores, quando os mais ousados em explorar novos territórios e fontes de alimento tinham mais probabilidades de sobreviver.

“Mas não se pode atribuir este impulso apenas ao ADN”, afirma. “A personalidade é poligênica, isto é, uma tonelada de genes contribui para formá-la, e é difícil separar do meio ambiente, os elementos químicos presentes no nosso cérebro”, conclui.

Viajar é contagioso?

Há também quem pense que a vontade de viajar é contagiante em vez de ser inata, ou seja, que nasce com o indivíduo. É em que acredita Gloria McCoy, diretora do Traveller’s Century Club – organização que representa viajantes que já tenham ido a mais de 100 países.

Ela considera que a “sede de viajar” vem das relações pessoais a que uma pessoa está exposta. “Definitivamente ganhei a vontade de viajar do meu marido, quando o conheci há 29 anos – ele é um verdadeiro viajante”, confessou.

No entanto, seja quais forem as origens deste impulso em viajar – sejam genes ou uma tendência psicológica desencadeada por certas condições -, há uma verdade que parece incontestável: a melhor maneira de tratar esta vontade louca de viajar é render-se a ela. Eu já me rendi faz tempo, e você?

Monte a sua viagem com a gente

E aí, já bateu aquela vontade de viajar? O que você está esperando? Aqui você encontra tudo o que necessita para organizar a sua viagem em um só lugar e não vai precisar ficar buscando de site em site.

Basta clicar nos links a seguir ou utilizar os banners na lateral direita do blog e boa viagem! Ah, e você não vai pagar nada a mais por isso e ainda vai nos ajudar a manter o nosso trabalho.

Pesquise e compre aqui o seu voo, pagando a sua passagem em até 12 vezes sem juros.

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hotel Urbano. Há opções de parcelamento e cancelamento grátis, caso você venha a mudar de ideia depois.

Cote a contrate aqui um seguro viagem para viajar protegido. Digite BLOGANDARILHO5 no campo Cupom antes de finalizar a compra e ganhe 5% de desconto.

Compre um chip internacional com internet ilimitada nos EUA e em mais 210 países. Digite RBBVGRATIS no campo Cupom e clique em Apply Cupom antes de finalizar a compra e não pague o frete simples.

Alugue aqui um carro em seu destino

Adquira antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas no mundo todo

Garanta entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos

Viaje de trem pela Europa e deslumbre-se com as mais belas paisagens. Reserve agora seus trens com a RailEurope e garanta já a sua viagem!

Está sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Resolvvi  e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no  Twitter e no Pinterest.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *