Hotéis de charme: o que são e como encontrá-los no Brasil

by

O termo hotel de charme surgiu no mercado de turismo no fim dos anos 1990 e rapidamente se espalhou pelo Brasil na tentativa de atrair os hóspedes como um diferencial. E, de fato o é. São espaços que se distinguem dos demais hotéis pelo valor histórico ou arquitetônico de suas instalações, onde a modernidade e o luxo das acomodações se harmonizam com a tradição e a cultura da região onde se localizam.

Atualmente, existem 70 hotéis de charme no Brasil, segundo a associação de hotéis Roteiros de Charme, entidade que reúne os estabelecimentos genuinamente classificados na categoria, espalhados em 17 estados.

Assim, se você procura experiências únicas em sua estada, como exclusividade, personalidade das instalações e no tratamento, atenção aos detalhes do serviço e decoração, um hotel de charme certamente é o seu lugar.

Sem contar que a sua privacidade estará garantida, pois esses espaços possuem número reduzido de quartos, além de, geralmente, estarem localizados longe dos centros urbanos.

Mas uma dica: não se deixe enganar! Embora muitos hotéis se autodenominem de charme, vale verificar se eles possuem o selo da Roteiros de Charme.

Para ter a chancela, é necessário cumprir algumas exigências, incluindo hospedagem intimista, serviço esmerado, localização privilegiada pela beleza natural ou importância histórica e construção adequada ao meio ambiente, seguindo princípios sustentáveis, o que vai ao encontro do que eu já mencionei.

Como encontrar hotéis de charme no Brasil

A melhor maneira de descobrir onde os hotéis de charme se localizam no Brasil é consultar o Guia Passaporte Roteiros de Charme, cuja edição 2019, já foi lançada. A versão digital está disponível aqui. Você também pode solicitar a versão impressa, entregue em sua casa sem custo. Peça a sua aqui.

O guia é muito interessante e informativo. A publicação distribui os hotéis por estado, facilitando a busca, assim como adota um modelo de classificação bem original. A entidade utiliza pedras preciosas brasileiras a fim de identificar os diversos tipos de hospedagem oferecidos.

Ao mesmo tempo, os hotéis que estão instalados em fazendas, solares e casarões históricos estão identificados com o século de sua construção.

A pedra Esmeralda, por exemplo, indica que um hotel ou pousada possui localização privilegiada, espaços generosos, instalações e serviços que atendam aos padrões de exigência da tradicional hotelaria internacional.

Já a Topázio Imperial, garante que o estabelecimento além de bem equipado, tem instalações e espaços sociais adequados, serviços esmerados, estilo e decoração requintada.

A classificação Água Marinha destaca que a decoração, o capricho e o atendimento valorizam os ambientes e as características locais.

A Ametista, por sua vez, indica que o hotel ou pousada está localizado em um paraíso ecológico, onde o serviço despretensioso e a decoração guardam identidade com a região.

Já a classificação Cristal identifica todos os hotéis, pousadas e refúgios ecológicos durante o ano de seu ingresso na associação.

No Ceará, onde vivo, existem três hotéis com a chancela do Roteiros de Charme. São eles: Hotel Vila Selvagem (Praia de Pontal de Macéio – Fortim), Zorah Beach Hotel (Praia de Guajiru – Trairi) e Hotel Jaguaribe Lodge (Praia Canoé – Fortim).

Para conhecer os demais hotéis de charme em outros 16 estados brasileiros acesse aqui. Já para fazer a sua reserva, você pode usar o nosso parceiro Booking.com clicando aqui.

Gostou da nossa dica? Quer ajudar a gente a manter esse trabalho e o blog sempre atualizado? Veja como a seguir. Você não vai pagar nada a mais por isso e ainda ganha descontos. Confira!

Resolva a sua viagem com a gente

Aqui no Blog Andarilho você encontra tudo para resolver a sua viagem e não vai precisar ficar buscando de site em site. Basta clicar nos links a seguir ou utilizar os banners na lateral direita do blog e boa viagem!

Compare preços e reserve seu voo pela Viajanet pagando em até 12 vezes iguais.

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hotel Urbano.

Contrate seu seguro viagem com desconto pela Real Seguros ou SegurosPromo.

Compre aqui seu chip internacional com abatimento e internet ilimitada nos EUA e em mais 210 países.

Alugue um carro para viajar pelo Brasil e o exterior com até 30% OFF.

Garanta antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas em todo o mundo.

Compre aqui entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos.

Reserve agora seus trens na Europa com a RailEurope, revendedor oficial no Brasil.

Está sem tempo? Precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria. Entre em contato.

Problemas com voos? Nós temos a solução: acesse a Resolvvi e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização.

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *