Festival Fartura Gastronomia Brasil 2020 já começou!

by

Desta sexta-feira (11) a domingo (13) acontece a primeira edição simultânea, em todas as regiões brasileiras, do Festival Fartura Gastronomia Brasil. Outra novidade é que, em 2020, a iniciativa terá formato híbrido. Ou seja, contará ações presenciais e mais de 50 horas de conteúdo on-line. A saber, com dicas, receitas, lives de empreendedorismo e shows de música e teatro. Tudo isso envolvendo chefs, ingredientes, produtos e produtores de todo o país.

Nesta edição, serão trabalhadas, de forma ainda mais ampla, a essência e as características principais do Festival Fartura Gastronomia Brasil.

Em síntese, a brasilidade e a fartura da gastronomia brasileira. Demonstradas através do caminho dos ingredientes “da origem ao prato”.

Menu Festival Fartura Brasil

Antes do evento, 30 chefs de todas as regiões brasileiras se encontraram. Em seguida, formaram duplas para desenvolver um menu a quatro mãos.

Desse modo, durante o festival, quem estiver em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Fortaleza, Belém e Porto Alegre poderá experimentar esse menu.

Assim, basta passar no restaurante de cada chef participante. Ao mesmo tempo, os pratos também poderão ser entregues por delivery.

Em Fortaleza, será possível experimentar os pratos em cinco restaurantes. Primeiramente, temos o Mar de Rosas. O menu é do mineiro Caetano Sobrinho em dupla com Eduardo Campelo.

Caetano Sobrinho e Eduardo Campelo Foto Nereu Jr 1
Prato de Caetano Sobrinho e Eduardo Campelo Foto Nereu Jr.

Em seguida vem o Zoi. Ali Ivan Prado serve os pratos que concebeu com Eliane Ferreira, do Pará.

Eliana Ferreira e Ivan Prado Foto Nereu Jr 1
Cirção de Eliana Ferreira e Ivan Prado

Já no Mangue Azul, os sabores de Marco Gil se misturam com os do brasiliense Diego Badra.

Marco Gil e Diego Badra Foto Nereu Jr
Praro de Marco Gil e Diego Badra

Por sua vez, Felipe Viana mostra, no Geppos, suas criações com o gaúcho Carlos Kristensen.

Felipe Viana e Carlos Kristensen para o Festival Fartura Gastronomia Brasil
Criação de Felipe Viana e Carlos Kristensen

Finalmente, na Culinária da Van, estarão disponíveis os pratos de Van e Manuelle Ferraz, de São Paulo.

Manuelle Ferraz e Van Regia para o Festival Fartura Gastronomia Brasil
Criação de Manuelle Ferraz e Van Regia

Para reforçar o conceito que permeia o projeto, temos ingredientes típicos de cada cidade. Eles irão compor os menus dos chefs que a representa.

São eles: Belém – mandioca, Brasília – baru, Fortaleza – rapadura, Minas Gerais – jabuticaba; Porto Alegre – azeite e São Paulo – banana.

Festival Fartura Brasil on-line

Durante os três dias de Festival, o site do Projeto Fartura reunirá diversos conteúdos. Contribuindo, dessa maneira, para a cultura gastronômica do público. Trazendo, ainda, entretenimento.

Para o lançamento do evento, grandes chefs foram convidados. Manu Buffara e Beth Brandão, Thomas Troisgos e Fred Trindade, Janea Guimarães e Flávia Quaresma prepararam menus especiais.

O desenvolvimento dos pratos, a interação com os chefs, bem como as receitas produzidas estarão disponíveis em vídeo no site.

Na seção Dica do Chef, os 30 chefs participantes dão dicas sobre o dia a dia na cozinha, curiosidades e conceitos gastronômicos.

Ao passo que, por meio de lives nas redes sociais do Fartura, um chef de cada Estado do Brasil ensina uma receita que valorize um produtor local. O produto utilizado estará à venda na Mercearia Fartura.

Entre os participantes estão Mônica Rangel (Rio de Janeiro); Lia Quinderé (Ceará) e Ana Luiza Trajano. (São Paulo).

Ao lado deles, temos Rodrigo Bellora (Rio Grande do Sul); Deocleciano Brito (Acre); Denise Ronhelt (Roraima), entre outros.

E por falar na Mercearia Fartura, esta abrangerá todo o território nacional. Dessa forma, você encontará à venda produtos de pequenos produtores de todos os estados brasileiros.

Serão 45 produtores, com queijos artesanais mineiros, farofa de castanha, chambari e buchada. Assim como produtos de jabuticaba, café, cacau, cachaças entre outros.

Empreendedorismo e Cultura

Ao mesmo tempo, a gastronomia como negócio é outro tema do Festival. Neste espaço, personalidades contam suas experiências e casos de sucesso em cada capital onde acontece o evento.

Finalmente, para complementar a programação, o Festival Fartura Gastronomia Brasil conta com 18 shows musicais online e seis apresentações teatrais.

Gostou da nossa dica sobre o Festival Fartura Gastronomia Brasil? Então compartilhe!

Ademais, como temos muito mais para mostrar, queremos você sempre aqui. Desse modo, cadastre-se para receber, gratuitamente, por e-mail ou WhatsApp o nosso conteúdo.

Ao passo que quando você for viajar se lembre do Blog Andarilho. Veja, as seguir, o que podemos fazer por você!

Resolva aqui a sua viagem

Garanta aqui o seu seguro viagem com 15% de desconto
Encontre hotéis, hostels, pousadas e apartamentos com as menores tarifas
Passagens aéreas com até 50% de economia, parceladas em até 12X iguais
Chip internacional para celular com 10% de desconto
Evite filas! Compre antecipadamente ingressos para atrações e passeios
Alugue um carro com até 30% de desconto, sem IOF e em até 12 parcelas
Contrate guias de turismo que falam português em mais de 5 mil cidades
Reserve aqui o seu transfer aeroporto/hotel/aeroporto
Faça uma viagem que é a sua cara! Confira nossa curadoria de viagem
Compre malas e acessórios para a sua viagem e receba em casa

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *