Viagens com trilhas e caminhadas em alta: veja dicas de destinos

by

Sou do time que defende que a melhor maneira de conhecer bem um destino e tirar proveito das paisagens locais é caminhando. Sem contar que a prática faz um bem danado à saúde, seja em um passeio à pé pela cidade ou encarando uma bela trilha. E não é que essa forma de explorar os lugares vem ganhando cada vez mais adeptos? Isso é o que revela pesquisa realizada pelo nosso parceiro de reserva de hospedagem Booking.com, ao entrevistar 19 mil viajantes de 26 países, entre eles o Brasil.

Segundo o levantamento, 68% dos dos viajantes brasileiros desejam fazer mais viagens para caminhadas ou trilhas. O que não é de se estranhar, acho que você também concorda, dada a beleza natural do nosso país. E foi pensando nisso que o Booking.com fez uma seleção de alguns dos destinos mais recomendados pelos usuários da plataforma para caminhadas e trilhas.

E aí, está pronto para pôr o pé na estrada? Pois vem com a gente nessa jornada! Confira, a seguir, algumas recomendações de destinos para fazer trilhas e caminhadas.

Fernando de Noronha (PE)

Destinos de trilhas e caminhadas

Foto: Anchieta Dantas Jr./Blog Andarilho

Esse destino para mim é o campeão. O arquipélago tem diversos tesouros escondidos que, nem sempre, são acessados facilmente por carros ou barcos. Portanto, prepare suas pernas e pés, pois uma das maneiras mais gratificantes de se explorar a ilha é caminhando.

São ao menos oito diferentes trilhas, com diferentes níveis de dificuldade, que levam por matas, praias, mirantes, penhascos e cavernas, revelando uma paisagem praticamente intocada. A dica é agendar as trilhas mais concorridas com antecedência, já que algumas têm limite máximo de pessoas por dia.

Para planejar a sua viagem a esse destino sugiro ler o nosso post Fernando de Noronha: guia completo para visitar esse destino de sonho.

Pesquise e reserve aqui a sua pousada ou hotel em Fernando de Noronha

Conceição do Ibitipoca (MG)

Destinos de trilhas e caminhadas

Foto: Divulgação

A 324 km de Belo Horizonte – ou a 272 km do Rio de Janeiro –, Conceição do Ibitipoca é o destino ideal, segundo os viajantes, para quem quer “desconectar” e descansar.

As pousadas da região parecem bastante aconchegantes e o viajante deve se planejar para visitar o Parque Estadual do Ibitipoca, pois há um limite diário de 600 pessoas. Lá estão alguns pontos como a Cachoeira Janela do Céu e o Pico da Lombada.

Reserve aqui a sua hospedagem em Conceição do Ibitipoca

Bom Jardim da Serra (SC)

Destinos de trilhas e caminhadas

Foto: Divulgação

Bom Jardim da Serra é uma cidade pequena, com lindas paisagens e conhecida como “portal da Serra Catarinense”. Com base em mais de 130 avaliações de usuários da Booking.com, a melhor época para visitar a cidade é em março, agosto e setembro, especialmente durante os períodos mais frios.

O grande atrativo é o cânion do Funil, com uma altitude de 1.600 metros, e o município ainda conta com 35 cachoeiras de pelo menos dez metros de altura. É uma oportunidade única de vislumbrar as curvas da Serra do Rio do Rastro.

Consulte e reserve aqui  em seu hotel em Bom Jardim da Serra

Ilha de Boipeba (BA)

Destinos de trilhas e caminhadas

Foto: Divulgação

Boipeba é o destino ideal para quem busca dias de sossego e descanso de frente à beira do mar no litoral baiano. Localizada a uma hora de lancha a partir de Valença, a região foi reconhecida pela UNESCO como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade e a ilha pertence à Área de Preservação Ambiental das Ilhas de Tinharé e Boipeba.

Suas praias paradisíacas, dunas, manguezais e charmosas ruas estreitas atraem viajantes de todos os cantos que estão em busca de belos passeios a pé, de lancha ou de canoa.

Reserve aqui a sua hospedagem em Boipeba

Chapada dos Guimarães (MT)

Destinos de trilhas e caminhadas

Foto: Divulgação

Está aí um lugar que faz tempo que está na minha lista! A pouco mais de 60 km de Cuiabá, a Chapada dos Guimarães é um dos destinos mais lembrados quando o assunto é entrar em contato com a natureza.

O imponente parque nacional que leva o mesmo nome abriga a maior gruta de arenito do país e a famosa cachoeira Véu da Noiva, entre outros atrativos. Com base em mais de 400 avaliações de usuários, a melhor época para visitar o destino são os meses de fevereiro, julho e outubro.

Encontre hotéis e pousadas na Chapada dos Guimarães ou em Cuiabá.

Alter do Chão (PA)

Destinos de trilhas e caminhadas

Foto: Divulgação

Considerado por muitos o “Caribe da Amazônia”, o vilarejo de Alter do Chão é de fácil acesso e está em alta junto aos viajantes, com sua praia já eleita como a praia mais bonita do Brasil pelo jornal inglês The Guardian.

O destino é banhado pelas águas do Rio Tapajós e está a apenas 38 km de Santarém, a segunda maior cidade do estado do Pará. Suas faixas de areia branca chamam a atenção e, de acordo com 570 avaliações de usuários, os meses de maio, agosto e setembro são os melhores períodos para visitar o vilarejo.

Pesquise aqui seu hotel ou pousada em Alter do Chão ou Santarém.

Monte a sua viagem com a gente

Além de poder reservar a sua hospedagem por meio do  Booking.com, aqui você encontra tudo o que necessita para a sua viagem em um só lugar e não vai precisar ficar buscando de site em site. Basta clicar nos links a seguir ou utilizar os banners na lateral direita do blog e boa viagem!

Pesquise e compre aqui o seu voo, pagando a sua passagem em até 12 vezes sem juros.

Cote a contrate aqui um seguro viagem para viajar protegido. Digite BLOGANDARILHO5 no campo Cupom antes de finalizar a compra e ganhe 5% de desconto.

Alugue aqui um carro em seu destino

Compre um chip internacional com internet ilimitada nos EUA e em mais 210 países. Digite RBBVGRATIS no campo Cupom e clique em Apply Cupom antes de finalizar a compra e não pague o frete simples.

Adquira antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas no mundo todo

Garanta entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos

Viaje de trem pela Europa e deslumbre-se com as mais belas paisagens. Reserve agora seus trens com a RailEurope e garanta já a sua viagem!

Está sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Resolvvi  e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no  Twitter e no Pinterest.

 

 

2 Responses
  • Ana Lúcia Araújo Machado
    dezembro 1, 2018

    Você não é jornalista. É escritor. Seu texto prende demais a gente. Pensaio nisso.

    • Anchieta Dantas Jr.
      dezembro 3, 2018

      Obrigado, minha amiga!

      Bjo,

      Anchieta.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *