Uma das formas de reduzir os custos de uma viagem é visitar as atrações turísticas nos dias em que há promoção no preço do ingresso ou não pagamos para entrar. Na Itália, não é diferente, ainda mais que são tantas opções que haja euro para que visitemos todas elas. Daí, se o orçamento não estiver folgado, a única alternativa é selecionar bem o que ver, a fim de não desembolsar tanto.
Dessa forma, uma alternativa nesse país, seria se programar para fazer as visitas a um dos cerca de 480 museus ali existentes – entre eles o Coliseu de Roma, a Galeria Uffizi de Florença ou o Parque Arqueológico de Pompeia (próximo a Nápoles) – no primeiro domingo de cada mês, quando a entrada é gratuita, graças ao programa “Domenica al Museo” (“Domingo no Museu” traduzido para o português).
Porém, infelizmente, logo isso não será mais possível. O novo ministro da Cultura de Itália, Alberto Bonisoli, afirmou, recentemente, que abolirá o programa de visitas gratuitas em museus do país no primeiro domingo de cada mês.
A iniciativa “Domenica al Museo” foi instituída em junho de 2014, pelo então ministro Dario Franceschini, como uma forma de incentivar o público a conhecer o patrimônio cultural e arqueológico italiano.
Só que, em uma coletiva de imprensa, o atual ministro da Cultura disse que o governo vai acabar com o programa, em uma tentativa, como ele mesmo disse, “de evitar desvalorizar os locais”.
Segundo Bonisoli, durante o verão europeu de 2018 nada mudará, mas depois as coisas serão diferentes. “Darei maior liberdade aos diretores. Se quiserem colocar um domingo gratuito, tudo bem, mas a obrigação não funcionará mais”, justificou.
O fato é que a entrada regular em atrações italianas não é barata: o ingresso no Coliseu custa a partir de 16 euros e um bilhete para o Museu do Vaticano chega a 17 euros.
O ministro propôs ainda que entrada gratuita nos museus “poderia acontecer, mas de uma maneira inteligente”. “Os diretores dos museus teriam a liberdade de designar os próprios dias livres, como resposta às flutuações sazonais de visitas”.
Até agora, Alberto Bonisoli não forneceu nenhuma informação adicional sobre quando as mudanças poderiam ser implementadas. Portanto, é bom consultar os sites das atrações ao programar sua visita às cidades italianas.
Pretende conhecer a Itália? Veja a seguir o que o Blog Andarilho pode fazer por você a fim de tonar a sua viagem inesquecível!
Monte a sua viagem com a gente
Aqui, você encontra tudo o que necessita para a sua viagem em um só lugar e não vai precisar ficar buscando de site em site.
Sem contar com o fato de que você, sem pagar nada a mais por isso, ainda vai estar nos ajudando a manter o nosso trabalho e o site sempre atualizado. Basta clicar nos links a seguir ou utilizar os banners na lateral direita do blog e boa viagem!
Pesquise e compre aqui o seu voo, pagando a sua passagem em até 12 vezes iguais.
Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hotel Urbano. Há opções de parcelamento e cancelamento grátis, caso você venha a mudar de ideia depois.
Cote a contrate aqui um seguro viagem para viajar protegido. Digite BLOGANDARILHO5 no campo Cupom antes de finalizar a compra e ganhe 5% de desconto.
Compre um chip internacional com internet ilimitada nos EUA e em mais 210 países. Digite RBBVGRATIS no campo Cupom e clique em Apply Cupom antes de finalizar a compra e não pague o frete simples.
Alugue aqui um carro em seu destino
Adquira antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas no mundo todo
Garanta entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos
Viaje de trem pela Europa e deslumbre-se com as mais belas paisagens. Reserve agora seus trens com a RailEurope e garanta já a sua viagem!
Está sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!
E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Resolvvi e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização. Veja como funciona.
E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!
Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.
E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no Twitter , Pinterest e no TripAdvisor.
Deixe seu comentário