Embarque com reconhecimento facial avança no Brasil

by

A transformação digital é um caminho sem volta. Enquanto ela avança em vários setores, as viagens não poderiam ficar de fora! E uma das grandes apostas é a implementação do embarque com reconhecimento facial. Depois de resultados positivos em aeroportos nas capitais de cinco estados, o programa Embarque + Seguro a avança no país. Desta vez, chega a Brasília. A saber, a tecnologia dispensa a apresentação de documento de identificação e cartão de embarque pelos passageiros.

A iniciativa é do Ministério da Infraestrutura (MInfra) e desenvolvido pelo Serpro. Conta ainda com a parceria da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

Juntamente com Brasília, o programa já está presente nos aeroportos de Florianópolis (SC), Salvador (BA), Santos Dumont (RJ), Belo Horizonte (Confins) e Congonhas (SP).

Até agora, o embarque com reconhecimento facial foi testado em 157 voos com mais de 2.600 passageiros voluntários.

Além disso, a fim de tornar mais eficiente, ágil e seguro o processo de embarque nos aeroportos, estão sendo medidos nos pilotos diversos indicadores. Entre eles, redução no tempo em filas, no acesso à sala de embarque e à aeronave. Assim como os custos de operação.

Pesquisando voos? Pois, encontre aqui as melhores ofertas para viajar pagando em até 12x iguais.

Mas se o que precisa é encontrar uma hospedagem, então compare preços e reserve agora opções incríveis em vários destinos com opção de cancelamento grátis!

Como se dá o embarque

Primeiramente, no momento do check-in no aeroporto, o passageiro é convidado a participar do Embarque + Seguro. Após concordar, a pessoa recebe uma mensagem no celular. A propósito, esta mensagem é uma solicitação de autorização para a obtenção de dados, incluindo CPF e uma foto.

Em seguida, com o consentimento, o atendente da companhia aérea, utilizando o aplicativo do Serpro, realiza a validação biométrica do cidadão. Desse modo, ele compara os dados e a foto, tirada na hora, com as bases governamentais.

Depois da validação, o passageiro já poderá se dirigir ao embarque na aeronave. Nesse sentido, ele passará pelo ponto de controle biométrico. Aí acontece a identificação por meio de reconhecimento facial. Tudo sem a necessidade de o usuário apresentar documento e bilhete aéreo.

Também vale destacar, que segundo os idealizadores, o programa de embarque com reconhecimento facial brasileiro atende à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Vai viajar? Pois saiba que independentemente do motivo ou do destino da viagem, jamais se deve embarcar sem um seguro-viagem! Dessa forma, faça aqui a sua cotação e contrate agora o seu seguro com 15% de desconto.

Gostou desse post? Então, que tal compartilhar? Ademais, como temos muito mais para mostrar, queremos você sempre por aqui. Assim, cadastre-se para receber gratuitamente, por e-mail ou WhatsApp, o nosso conteúdo.

Ao passo que quando você for viajar, lembre-se do Blog Andarilho. Veja, a seguir, o que podemos fazer por você!

Resolva aqui a sua viagem

Garanta aqui o seu seguro-viagem com 15% de desconto
Encontre hotéis, hostels, pousadas e apartamentos com as menores tarifas
Passagens aéreas com até 35% de economia, parceladas em até 12X iguais
Chip internacional para celular com até 15% de desconto
Evite filas! Compre antecipadamente ingressos para atrações e passeios
Alugue um carro com até 30% de desconto, sem IOF e em até 12 parcelas
Contrate guias de turismo que falam português em mais de 5 mil cidades
Reserve aqui o seu transfer aeroporto/hotel/aeroporto
Faça uma viagem que é a sua cara! Confira nossa curadoria de viagem
Compre malas e acessórios para a sua viagem e receba em casa

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *