Gruta de Ubajara, no Ceará, é reaberta após revitalização

by

Boa notícia para o turismo cearense. Depois de um período de revitalização, a Gruta de Ubajara, maior atrativo do Parque Nacional de Ubajara, que fica na Serra da Ibiapaba, a pouco mais de 320 km de Fortaleza reabriu para a visitação. Desde 13 de setembro, ja é possível entrar e percorrer suas belíssimas galerias. Aliás, vale destacar que se trata do maior patrimônio espeleológico do Ceará. A saber, um Acordo de Cooperação firmado entre o ICMBio e a Secretaria de Turismo do Estado possibilitou a renovação de toda a iluminação do atrativo.

Segundo o ICMBio, que administra o Parque, a estrutura de iluminação foi substituída por refletores de LED. Assim como toda a fiação e cabeamento da gruta foram renovados. Dessa forma, a caverna que possui mais de 2.000 metros mapeados, sendo 420 deles abertos ao público, proporcionará uma melhor experiência aos visitantes.

Pesquisando hospedagem em Ubajara? Encontre aqui as melhores opções de hotéis, pousadas e casas de temporada com cancelamento grátis

Acesso à Gruta de Ubajara

Neste primeiro momento, para acessar a Gruta de Ubajara, o visitante deverá procurar um condutor credenciado na entrada do Parque. Até porque, o único acesso, por enquanto é pela Trilha Ubajara/Araticum.

Esta trilha centenária tem extensão de sete quilômetros em pedra tosca e muito íngreme. O percurso é feito, em média, com seis horas de caminhada. Durante o trajeto o visitante pode se deslumbrar com as belezas do parque, como a fauna, a flora, os riachos e cachoeiras. O percurso é feito em grupos de no máximo oito pessoas e intervalo de 30 minutos entre eles.

Além da iluminação da Gruta de Ubajara, a parceria firmada com o Estado prevê a reforma e modernização do famoso Teleférico, que dá acesso à Gruta em apenas três minutos. Porém, ainda não há uma data para a reabertura. Segundo o ICMBio isso deverá acontecer “em breve”.

Além do Parque Nacional de Ubajara, outros atrativos encantam quem passeia pela região. Ali há um grande potencial para o ecoturismo. Afinal, são inúmeras cachoeiras, mirantes e trilhas de tirar o fôlego. Ao mesmo tempo tem cidades históricas, como Viçosa do Ceará. Ao passo que existem fazendas de rosas, nos municípios de Ubajara e São Benedito, abertas à visitação. Você pode conferir o que ver e fazer na Ibiapaba clicando aqui.

Precisa alugar um carro para viajar? Pesquise e compare preços em mais de 100 locadoras de veículos, em 40.000 localidades.

Gostou da novidade? Então, que tal compartilhar? Ademais, como temos muito mais para mostrar, queremos você sempre por aqui. Assim, cadastre-se para receber gratuitamente, por e-mail ou WhatsApp, o nosso conteúdo.

Ao passo que quando você for viajar, lembre-se do Blog Andarilho. Veja, a seguir, o que podemos fazer por você!

Resolva aqui a sua viagem

Garanta aqui o seu seguro-viagem com 15% de desconto
Encontre hotéis, hostels, pousadas e apartamentos com as menores tarifas
Passagens aéreas com até 35% de economia, parceladas em até 12X iguais
Chip internacional para celular com até 15% de desconto
Evite filas! Compre antecipadamente ingressos para atrações e passeios
Alugue um carro com até 30% de desconto, sem IOF e em até 12 parcelas
Contrate guias de turismo que falam português em mais de 5 mil cidades
Reserve aqui o seu transfer aeroporto/hotel/aeroporto
Faça uma viagem que é a sua cara! Confira nossa curadoria de viagem
Compre malas e acessórios para a sua viagem e receba em casa

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *