Guia da Rota das Emoções: dicas para planejar a viagem

by

Você curte dunas, praias, lagoas, mangues, comida boa, artesanato, gente simpática e muitas histórias para contar? Pois não perca tempo! Comece, desde já, a planejar uma viagem pela Rota das Emoções. Um roteiro feito sob medida para conhecer o que de melhor os estados do Ceará, Piauí e Maranhão têm juntos a oferecer. E embora a palavra emoções remeta a aventura, assseguro que é muito mais do que isso. Essa viagem mexe com todos os nossos sentidos. Portanto, seja você da turma da adrenalina ou da contemplação e do relaxamento, atividades adequadas ao seu estilo não vão faltar! Por isso, a gente preparou esse Guia da Rota das Emoções para lhe ajudar.

Eu gostei tanto, que já é a segunda vez que faço o percurso. Primeiramente, eu percorri a Rota das Emoções em junho de 2015. Foram apenas quatro dias, o que é insuficiente para ter a dimensão do que esse roteiro tem a oferecer. Da segunda vez, em novembro de 2019, foram nove dias e oito noites pela região, usufruindo das mais belas e exóticas paisagens do Nordeste brasileiro. Em resumo, uma viagem dos sonhos, a qual eu recomendo para qualquer um.

Ficou interessado? Pois esse post foi feito pensando em você. Aqui, eu vou lhe apresentar, por meio de perguntas e respostas, um Guia da Rota das Emoções com as informações essenciais que você precisa saber para planejar a sua viagem. Assim, vai dar para aproveitar o passeio da melhor forma possível. Vamos lá?

O que é a Rota das Emoções?

A partir do ano de 2005, a sinergia entre o Ministério do Turismo, o Sebrae e empresas de turismo do Ceará, Piauí e Maranhão tornou possível a criação de um roteiro que ficou conhecido como Rota das Emoções.

Ele reúne em uma mesma viagem o melhor dos atrativos litorâneos desses três estados. No cardápio da viagem estão ecoturismo, sol, praia, cultura, gastronomia e uma fauna e flora de tirar o fôlego. Em minha opinião, um dos roteiros nacionais mais bem sucedidos de todos os tempos!

Os principais destinos são os Lençóis Maranhenses (Maranhão), o Delta do Rio Parnaíba (Piauí) e o Parque Nacional de Jericoacoara (Ceará), que por si só já valem o passeio. No entanto, a rota soma 14 municípios, cada um com suas peculiaridades, permitindo uma série de combinações de roteiros ao gosto e perfil de cada um.

Fazem parte da rota: Araióses (MA), Barreirinhas (MA), Paulino Neves (MA), Santo Amaro (MA), Tutóia (MA), Cajueiro da Praia (PI), Ilha Grande (PI), Luis Correia (PI), Parnaíba (PI), Barroquinha (CE), Camocim (CE), Chaval (CE), Cruz (CE) e Jericoacoara (CE). Mais recentemente, Trairí, no Ceará, entrou como município beneficiado.

Guia da Rota das Emoções
Mapa da Rota das Emoções Fonte: Sebrae

Agora que você já sabe do que se trata, vamos ao nosso guia da Rota das Emoções!

Por onde começar?

Você pode começar tanto de uma ponta como de outra. Ou seja, o seu roteiro pode ter início nos Lençóis Maranhenses, passando pelo Delta até chegar a Jericocoara. Por outro lado, pode começar por Jeri e ir subindo até os Lençóis.

Eu já fiz nos dois sentidos. Contudo, se você me perguntar qual deles eu recomendo, a melhor opção é começar pelo Maranhão e vir descendo em direção ao Ceará. Como no início da viagem todo mundo tende a ter mais disposição, essa ordem é a mais indicada. Isto porque, as atividades vão ficando mais leves justamente quando a gente chega perto do final.

Para isso, você deverá desembarcar em São Luís, a capital do Maranhão, e marcar o voo de volta saindo de Fortaleza. Agora, se ao pesquisar as passagens aéreas ficar mais barato iniciar a Rota das Emoções por Fortaleza, vá em frente. De todo jeito, a viagem vai valer à pena. Vá por mim!

O que ver na Rota das Emoções?

Como eu falei, os principais destinos são os Lençóis Maranhenses (Maranhão), o Delta do Rio Parnaíba (Piauí) e o Parque Nacional de Jericoacoara (Ceará). Mas as opções vão muito além. Por isso, no nosso guia da Rota das Emoções eu faço questão de destacar as localidades por onde passei para você ter uma ideia do que lhe espera. Para facilitar, elas estão separadas por estado.

Atrativos do Maranhão

São Luís – abriga o maior acervo de casarões coloniais de arquitetura portuguesa do Brasil. Tanto que o Centro Histórico é tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Barreirinhas – é a porta de entrada para visitar os Lençóis Maranhenses. Banhada pelo Rio Preguiças, a cidade oferece muitas atividades, como observação da fauna e da flora e visitas a comunidades ribeirinhas para conhecer a cultura e o artesanato local.

Vassouras – chega-se por meio de um passeio de lancha no Rio Preguiças. É possível visitar um parte dos Pequenos Lençóis e se divertir com macacos na beira do rio. Dá para ir também a Caburé e Mandacaru, este último para ver o farol.

Atins – eu ainda não fui, mas escutei maravilhas do lugar. Por lá, você vai encontrar vegetação exuberante, entre o mar e o rio e dunas bem grandes.

Tutóia – uma grande surpresa! Deste pequeno vilarejo é possível ver todo o esplendor dos Pequenos Lençóis Maranhenses. Tem coqueirais e lagoas. A praia do Amor e praia do Arpoador são as principais locais. Segundo os habitantes, em Tutóia saboreamos o melhor camarão do Brasil!

Atrativos do Piauí

Ilha Grande – porta de entrada do Delta do Parnaíba. O passeio inclui ilhas fluviais (destaque para a Ilha das Canárias), dunas, mangues e igarapés. Porém, o ponto alto da visita ao Delta é a revoada dos guarás durante um lindo pôr do sol.

Parnaíba – tem um centro histórico interessante, com igrejas, praças e monumentos. A Beira Rio e o Porto das Barcas possuem a maior parte das atrações históricas. A Pedra do Sal e a Lagoa do Portinho merecem ser visitadas. Aliás, um passeio e quadriciclo em meio às dunas leva a paisagens belíssimas.

Luís Correa – as praias do Itaqui, Atalaia, do Coqueiro e do Macapá são as mais famosas da região. Ótimas para banho e com boa estrutura de barracas. Vale uma visita à Árvore Penteada. Rende boas fotos.

Barra Grande – é o vilarejo mais famoso e charmoso do litoral piauiense, onde o rústico e o chique convivem harmoniosamente. Lembra um pouco a Jericoacoara de uns anos atrás. Aliás, é o destino ideal para os amantes do Kitesurf. Boas pousadas e excelentes restaurantes completam o cenário.

Cajueiro da Praia – segundo os piauienses, o maior cajueiro do mundo está aqui. Afirmam que ele é ainda maior que o de Natal (RN). A estrutura do lugar é simples, mas vale uma passagem rápida para conhecer, fazer fotos e tomar uma cajuína – a do Piauí é especial!

Atrativos do Ceará

Chaval – a primeira cidade do Ceará, assim que atravessamos a divisa com o Piauí. Eu passei rápido por lá, mas ficou a vontade de voltar pelo pouco que vi. Vale fazer a Trilha da Carnaúba, que fica dentro do Parque das Pedras.

Barroquinha – além de uma visita ao Centro Histórico, não dá para perder a belíssima e intocada Praia de Curimãs. O visual é incrível!

Camocim – a cidade tem uma orla interessante com vista para a Ilha do Amor. No entanto, o destaque fica para o passeio pelas praias e dunas, onde encontramos a Lagoa da Torta e o Lago Grande e a Praia de Maceió. Já seguindo na direção de Jericoacoara, temos as dunas da Tatajuba com as lagoas do Funil e Encantada; o Mangue Seco e a Barra dos Remédios.

Jericoacoara – a vila é um encanto, sobretudo ao anoitecer. Durante o dia, o básico é fazer o passeio de buggy pelass lagoas, visitar a Pedra Furada e contemplar o entardecer na Duna do Pôr do Sol. A sensação do momento é o “Buraco Azul”, uma lagoa artificial, cujo solo, rico em calcário, dá uma tonalidade azul à agua.

Préa – é nesta praia, a cerca de 10 quilômetros de Jeri, onde estão a Árvore da Preguiça e a famosa Lagoa do Paraíso. No Preá também é onde tem os melhores ventos para fazer Kitesurf.

Traitri – última parada da Rota das Emoções de quem vem descendo desde o Maranhão. Destaque para as praias de Flecheiras, com excelentes barracas de praia, e Mundaú, onde um passeio de catamarã pelo mangue é imperdível!

Para quem a rota é indicada?

Esse é outro ponto que eu quero destacar nesse Guia da Rota das Emoções. Ela bem democrática, o que quer dizer que é recomendada para todos. Bacana, hein?

Obviamente, você terá que escolher os passeios e atividades de acordo com seu estilo e perfil. Porém, quem tem mobilidade reduzida pode ter alguma dificuldade, por exemplo, para chegar aos Lençóis Maranhenses. Os carros só vão até determinado ponto. Daí em diante é caminhando, subindo e descendo pelas dunas.

Dá para ir com criança?

Claro. Entretanto, tenha em mente que algumas atividades podem não ser indicadas, devido ao grau de esforço, daí você deve avaliar a disposição dos seus filhos. Só você é capaz de dizer o quanto elas curtem as atividades ou aguentam. Consulte a agência onde for programar a viagem e informe-se das restrições.

Quando fazer a rota?

A Rota das Emoções pode ser feita em qualquer mês do ano. Sempre vai ter o que ver e fazer. Porém, eu recomendo programar a viagem entre maio e setembro, quando passa a estação chuvosa, e as lagoas dos Lençóis Maranhenses e de outros trechos do percurso estarão mais cheias e convidativas para um mergulho.

Como eu disse no início, eu fiz a rota em dois momentos: junho e novembro. Em ambos, aproveitei bastante. Agora, seja qual for o mês que você escolher para fazer a sua viagem, vale agendar com antecedência. Afinal, o Nordeste é uma regiçao muito procurada.

Quanto tempo é necessário?

O tempo ideal de uma viagem sempre é uma escolha de cada um. Mas nesse Guia da Rota das Emoções eu faço questão de deixar a minha opinião. Isto porque eu quero que você aproveite bem o passeio. Dessa forma, o mínimo recomendado para fazer a Rota das Emoções é de no mínimo nove ou dez dias.

Pelo trajeto, temos atrativos em 14 municípios, envolvendo três estados belíssimos e um percurso de quase 1.000 quilômetros. Dessa forma, em um intervalo de tempo menor, a viagem ficarár bastante corrida.

Quantos dias para cada lugar?

Como cada destino tem atrações incríveis e para todos os gostos, eu recomendo ficar ao menos três dias inteiros em cada estado. Agora, se você puder ficar mais, será ainda melhor!

Onde se hospedar na Rota?

Ao longo do caminho você vai encontrar desde hostels, passando pousadas simples e aquelas com excelentes instalações, no melhor estilo butique.

Se o orçamento não for um problema, pode ficar tranquilo que você terá a chance de ficar muito bem alojado e cercado de mordomias.

Normalmente, você irá se hospedar uma noite em São Luís do Maranhão, no dia da chegada, e fazer base em cidades como Barreirinhas (porta de entrada para os Lencóis); em Parnaíba, para visitar o Delta e na Vila de Jericoacoara.

Porém, recomendo acrescentar uma ou duas noites de hospedagem em cidades como Tutóia (MA), Barra Grande (Piauí) e Camocim (CE), que ficam entre as principais atrações, e vão lhe proporcionar muito mais experiências e cenários incríveis!

Para pesquisar sua hospedagem na Rota das Emoções você pode consultar as melhores ofertas por meio dos nossos parceiros Booking.com e Hoteis.com.

Por Agência ou conta própria?

Como eu já adiantei, são quase 1.000 quilômetros de trajeto, alguns lugares com maior dificuldade de acesso, onde apenas veículos 4X4 ou barcos permitem alcançar. Dessa forma, essa é uma viagem que exige muito planejanento e disposição.

Chegar por conta própria às principais atrações (Lençóis, Delta do Parnaíba e Jeri) é possível. Contudo, ainda assim você terá que contar com as agências de receptivo para completar os trajetos.

Agora se você deseja ir além, comtemplando um roteiro mais completo e cheio de experiêrncias bacanas, eu sugiro contratar uma agência de viagens para montar o roteiro, a fim de não disperdiçar o seu tempo e energia pelo caminho.

Além da logística facilitada, você não vai precisar se preocupar com hospedagem, nem mesmo procurar quem oferece os passeios.

Tem agências que oferecem pacotes prontos, levando em conta as atrações e roteiros mais procurados, e tem aquelas que podem customizar tudo para você.

O ideal é já embarcar com o roteiro prontinho e confirmado, para não ter surpresas durante a viagem.

Dá para personalizar o roteiro?

Claro que sim. Como eu falei, são 14 municípios com um leque bem amplo de opções, além dos três destinos principais. Assim, no caminho entre eles, você pode ir adicionando onde mais quer parar e o que deseja fazer. Aliás, acredito que essa personalização é a grande trunfo da Rota das Emoções.

Quanto custa o passeio?

Tirando as passagens aéreas, o custo médio para fazer a Rota das Emoções é de R$ 3 mil a R$ 5 mil por pessoa, incluindo deslocamentos, hospedagem, passeios e atividades. Sem contar a alimentação.

Na verdade, o valor vai variar de acordo com a quantidade de destinos visitados, o padrão de hospedagem que você escolher, os passeios que fizer, e por aí vai.

O que levar na mala?

Completando o nosso Guia da Rota das Emoções, o quesito bagagem não poderia ficar de fora. Fazer uma viagem como essa faz valer aquela máxima onde o menos é mais. Para começar, reduza ao máximo o volume da mala. A maioria dos trechos é feita em veículos 4X4 ou barcos, quanto mais leve for a sua bagagem, mais fácil serão os deslocamentos. Veja aqui as nossas dicas para fazer uma mala leve e prática.

Além disso,tendo em vista que o Nordeste brasileiro é uma região quente o ano inteiro e a rota se concentra no litoral, roupas leves e descontraídas são as mais indicadas. Quanto aos calçados, chinelos, tênis e sandálias é o que você vai usar praticamente o tempo todo.

Não esqueça do biquíni, do maiô e da sunga, afinal, você não vai perder a chance de dar um mergulho nas lagoas e curtir o sol à beira-mar. Bonés e chapéu para proteger o rosto também não podem ficar fora da bagagem, assim como óculos escuros e o proteror solar. E não vá esquecer de passá-lo, viu? O sol na região não é brinquedo não!

Por fim, ter sempre à mão uma garrafinha de água é outro conselho que eu dou. Hidratação sempre!

Outra coisa: não deixe de ter e levar com você um seguro viagem. Pode ser que seu plano de saúde não tenha abrangência nacional ou precise de serviços médicos que ele não comtemple.

Além disso, um seguro protege não só a sua vida como também a sua bagagem e outros imprevistos como cancelamento de viagem, retorno antecipado ou permanência forçada no destino. Nçao dê chance ao acaso, viaje protegido! Faça a cotação do seu seguro sem compromisso por meio da Real Seguro Viagem e SegurosPromo. Nossos leitores têm até 10% de desconto!

Roteiro da Rota das Emoções

Agora que você tem em mãos um Guia da Rota das Emoções completo, está na hora de pensar no roteiro. Dessa forma, não deixe de acompanhar o nosso próximo post, onde eu detalharei o meu roteiro de nove dias e oito noites na região. Nele você saberá as cidades que visitei, onde me hospedei, os passeios que eu fiz e muito mais!

O Blog Andarilho viajou a convite do Sebrae Maranhão, Piauí e Ceará.

Resolva aqui a sua viagem

Garanta aqui o seu seguro-viagem com 15% de desconto
Encontre hotéis, hostels, pousadas e apartamentos com as menores tarifas
Passagens aéreas com até 35% de economia, parceladas em até 12X iguais
Chip internacional para celular com até 15% de desconto
Evite filas! Compre antecipadamente ingressos para atrações e passeios
Alugue um carro com até 30% de desconto, sem IOF e em até 12 parcelas
Contrate guias de turismo que falam português em mais de 5 mil cidades
Reserve aqui o seu transfer aeroporto/hotel/aeroporto
Faça uma viagem que é a sua cara! Confira nossa curadoria de viagem
Compre malas e acessórios para a sua viagem e receba em casa

1 Response
  • Louise Rosa
    outubro 25, 2020

    Oi Anchieta, fiz a Rota das Emoções ano passado com o Maurício (do Instagram @rotadasemocoesbrasil) e foi maravilhoso. O roteiro dele é bem completo e com um valor super justo já que está TUDO incluído (menos refeições, claro). Prestei atenção em tudo e vi que a logística é beeeeemmm complicadinha pra executar por conta própria. Recomendo demais o serviço dele, fora que ele é muito legal e faz fotos lindas nossas durante a viagem. Ele tem os macetes!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *