Máscaras faciais são o novo souvenir dos museus

by

Por essa você não esperava! Ao lado dos já populares porta-copos, guarda-chuvas, camisetas, canecas, canetas e livros de fotografia, agora, as máscaras faciais são o novo souvenir dos museus ao redor do mundo. Assim que possamos voltar a viajar, poderemos encontrá-las à venda nas lojas de lembracinhas de locais como a National Gallery e Tate (Londres); Metropolitan Museum of Art, o Met (Nova York); Galeria Uffizi (Florença); Klimt Villa (Viena) e ainda no Stedelijk e Rijksmuseum (Amsterdã).

Segundo matéria publicada pelo jornal The New York Times, à medida que essas instituições culturais estão reabrindo à visitação, muitas passaram a vender as coberturas faciais com suas obras de arte ou logotipos impressos, com o intuito de obter renda extra para a sua manutenção, impactada pela pandemia da Covid-19.

Na loja de souvenirs da National Gallery de Londres, por exemplo, é possível comprar máscaras faciais com estampa da pintura Os Girassóis de Vincent Van Gogh. Elas custam por 9,50 libras (cerca de R$ 60). Mas também há modelos com o motivos florais de Ambrosius Bosschaert, o Velho.

Analogamente, o Tate, que tem vários museus espalhados pela Grã-Bretanha, desenvolveu uma série de máscaras faciais com pinturas como Pôr do sol em Veneza, de Turner; e ainda Os Cossacos, de Wassily Kandinsky.

Enquanto isso, na Galeria Uffizi, de Florença, a proposta é um pouco diferente. Ao invés de criar peças que reproduzam as obras de arte ali expostas, a instituição resolveu adotar a sua logomarca nas máscaras faciais que são o mais novo souvenir do museu.

Máscaras faciais são o novo souvenir dos museus
No sentido horário, no canto superior esquerdo, uma oferta da Klimt Villa em Viena; em seguida, duas do Metropolitan Museum of Art e, por fim, uma do Rijksmuseum de Amsterdã Fotos: Klimt Villa, Metropolitan Museum of Art e Rijksmuseum

Outros modelos inspiradores

Outra institução cultural que está fazendo muito sucesso na venda de máscaras faciais como souvernir é o Klimt Villa, de Viena. Este museu está localizado em um dos antigos ateliês de Gustav Klimt, famoso pintor austríaco. O destaque fica para as unidades que exibem um delicado desenho azul com um toque de bordado branco, que lembra os quadros do artista.

Todavia, quando desembarcamos em Amsterdã, no Museu Stedelijk encontramos máscaras desenhadas por Carlos Amorales (foto de capa), artista mexicano cuja exposição no museu foi suspensa pela pandemia do novo coronavírus. Supreendentemente, as peças inovam e exibem o desenho de uma espécie de mariposa que se mexe quando o usuário respira ou conversa. Certamente, muito interessante, não acha?

Ao passo que no Rijksmuseum, também na capital holandesa, são vendidas máscaras faciais estampadas com um auto-retrato de Rembrandt, entretando, de olhos arregalados. Eu achei bem curioso!

Finalmente, vale destacar as máscaras faciais do Met de Nova York, cujas as estampas exibem pinturas impressionistas ou cenas da cidade mais cosmopolita dos Estados Unidos. Por enquanto vamos ter que aguardar, pois este museu está com sua reabertura prevista somente para o final de agosto de 2020.

Resumindo, estes museus transformaram um acessório sem a menor beleza, em peças criativas e e bonitas e tão necessárias durante esta pandemia.

E aí, gostou de saber que as máscaras faciais são o novo souvenir dos museus pelo mundo? Dessa forma, deixe sua opinião nos comentários. E como temos muito mais para mostrar, cadastre-se para receber gratuitamente por e-mail ou WhatsApp o nosso conteúdo. E quando você for viajar, lembre-se da gente e veja, abaixo, o que o Blog Andarilho pode fazer por você!

Foto de capa: desenhos de mariposas em máscaras do museu de arte Stedelijk em Amsterdã. Imagem de Iris Duvekot, via Stedelijk Museum Amsterdam.

Resolva aqui a sua viagem

Garanta aqui o seu seguro viagem com 15% de desconto
Encontre hotéis, hostels, pousadas e apartamentos com as menores tarifas
Passagens aéreas com até 50% de economia, parceladas em até 12X iguais
Chip internacional para celular com 10% de desconto
Evite filas! Compre antecipadamente ingressos para atrações e passeios
Alugue um carro com até 30% de desconto, sem IOF e em até 12 parcelas
Contrate guias de turismo que falam português em mais de 5 mil cidades
Reserve aqui o seu transfer aeroporto/hotel/aeroporto
Faça uma viagem que é a sua cara! Confira nossa curadoria de viagem
Compre malas e acessórios para a sua viagem e receba em casa

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *