Viajantes terão que pagar taxa e fazer cadastro para visitar a Europa

by

Por uma série de vantagens, viajar à Europa tem sido a preferência de muitos brasileiros há vários anos. Beleza, atrações e culturas diversificadas, a não exigência de visto, a chance de visitar vários países em uma única viagem, frequentes promoções de passagens e o aumento da malha das diversas companhias aéreas que voam entre o Brasil e o Velho Mundo estão entre eles.

Ou seja, basta ter a grana, um passaporte válido, arrumar a mala e embarcar! Bem, bastava! Está tramitando uma proposta que vai exigir o pagamento de uma taxa e ainda o preenchimento de um cadastro antes de viajar.

A Comissão Europeia acaba de aprovar a proposta da criação do que eles estão chamando de European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) – Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem, na tradução para o português.

O que isto significa?

Para poder acessar os países europeus, os turistas que não precisam de visto, como nós brasileiros, antes da viagem, terão que pagar uma taxa de sete euros (aproximadamente R$ 32 na cotação de hoje) e inserir os dados pessoais no site do ETIAS.

Por enquanto, você pode viajar sem a necessidade desse procedimento, pois a proposta do sistema ainda precisa ser referendada em plenário pelo Parlamento e também não há definição sobre a data de início, mas é provável, segundo se comenta, que seja em 2021.

Precisamos saber quem está cruzando nossas fronteiras. Este novo sistema, quando estiver em operação, realizará uma triagem pré-viagem para os riscos de segurança e migração dos viajantes que se beneficiam do acesso sem visto ao espaço Schengen

É o que afirmou, em comunicado, o vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans.

Conforme disse, “ao cruzar os viajantes isentos de visto com os sistemas de informação para fronteiras, segurança e migração, o ETIAS irá ajudar-nos a identificar qualquer pessoa que possa representar um risco de segurança ou migração antes mesmo de chegar à fronteira da União Europeia”.

Mas, de acordo com ele, o processo para os viajantes obterem uma autorização será “acessível, simples e rápido” e beneficiará os visitantes que não oferecem risco ao continente.

“O ETIAS também nos ajudará a fortalecer e salvaguardar a mobilidade para viajantes sem visto que não apresentem riscos, ao mesmo tempo que identificam quem o faz”, concluiu.

Próximos passos

O texto aprovado terá agora que ser formalmente adotado pelo Parlamento Europeu. Em seguida o sistema de informação será desenvolvido pela Agência Europeia para a Gestão Operacional de Sistemas Informáticos de Grande Escala no Espaço de Liberdade, Segurança e Justiça (eu-LISA), com previsão de estar em funcionamento total até 2021.

Uma vez em operação, o ETIAS será gerido pela Agência Europeia da Guarda Costeira e de Fronteiras, em a cooperação com a Europol (Serviço Europeu de Polícia) e governos dos países europeus.

Para mais detalhes,confira um folheto explicativo no site da Comissão Europeia.

Leia mais sobre a Europa

Saiba que documentos são necessários para sua viagem à Europa

Dez perguntas que a imigração na Europa costuma fazer

Viagem à Europa: o que você precisa saber sobre o Tratado de Schengen

 

O que você achou dessa notícia? Já teve problemas para entrar na Europa? Deixe sua opinião aí nos comentários.

Vai à Europa? Monte sua viagem com a gente

Se você gosta das nossas dicas, admira o nosso trabalho e quer nos dar uma força a fim de continuá-lo, vou aproveitar para lembrar que temos uma série de parcerias que lhe ajudam a organizar a sua viagem com o melhor custo-benefício.

Fazendo as suas reservas por meio dos banners na lateral direita do site, ou dos links a seguir, você não paga nada a mais por isso e vai nos ajudar a manter o blog, dada a pequena comissão que nossos parceiros nos pagam. Desde já agradecemos de coração. Confira!

Para procurar voos baratos, utilize nossos parceiros de busca de passagens aéreas PassagenspromoVoopter ou Max Milhas e encontre tarifas que se encaixem no seu bolso. Eles reúnem várias ofertas de passagens em um só lugar!

Reserve aqui seu hotel ou hostel e tenha uma estada com o melhor preço. No Booking, há várias opções com cancelamento grátis!

Você também pode pesquisar hotéis e pacotes completos para viajar, pagando em até 12 vezes, por meio do Hotel Urbano. Acesse agora e confira!

Seguro viagem com desconto? Nosso parceiro Segurospromo oferece mais de 10 seguradoras com planos e preços imbatíveis para você viajar protegido. Faça a sua cotação e garanta já seu desconto exclusivo.

Utilize o cupom “BLOGANDARILHO5”. Ele lhe dá direito a 5% de abatimento na compra do seguro de viagem e ainda é possível parcelar em até 12 vezes. Não viaje sem seguro. Evite perrengues!

Vai querer alugar um carro em seu destino? Então, compare preços e tenha o melhor atendimento com Rentcars.com. Alugue aqui um veículo pagando em até 12 parcelas, livre de IOF e com até 60% de desconto.

E se você quiser viajar o tempo todo conectado sem pagar uma fortuna de roaming, aposte no EASYSIM4U (saiba como foi nossa experiência), chip com internet ilimitada nos Estados Unidos e em mais de 140 países. Compre aqui.

Viaje de trem pelo Velho Mundo e deslumbre-se com as mais belas paisagens. Reserve agora seus trens com a RailEurope e garanta já os seus bilhetes!

Procura por passeios e atividades turísticas? O Get Your Guide pode lhe ajudar a encontrar e tudo em português. Acesse aqui e confira!

Precisa tirar um visto para viajar ao seu destino? Consulte o nosso parceiro ForVistos, para receber orientação especializada. E por favor, ao contatar a empresa, não esqueça de informar que chegou até eles por meio do Blog Andarilho, a fim de assegurar a nossa indicação.

Está sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Experimente o nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Ajudajus  e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no  Twitter e no Pinterest.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *