A neve e os vinhos são os que mais motivam a viagem de quase a totalidade dos brasileiros que vai ao Chile. Claro, que o país não se resume a isso, tem o Deserto do Atacama ao norte, por exemplo, de paisagens surreais, que nem sempre integra o roteiro dos iniciantes no nosso colega sul-americano.
Mas se nessa balança são os vinhos que pesam para você querer visitar a terra de Pablo Neruda, vale ficar atento a determinados períodos do ano, quando os tours às vinícolas se tornam bem mais interessantes.
Isso não quer dizer que você não possa ir ao Chile em qualquer mês e tomar excelentes vinhos. Longe disso! Eu mesmo, das duas vezes que estive por lá, foi no inverno.
Porém, embora eu tenha visto a neve, por outro lado, a experiência com a viticultura chilena não foi tão rica, limitando-se àqueles tour guiados por algumas vinhas, que seguem o mesmo repertório de sempre (não importa qual delas você escolha) e a provas de dois ou três rótulos.
Mas sabe aquela imagem das parreiras cheias de uvas, transformando e embelezando a paisagem da região? Ou, de repente, poder ter tido o acompanhamento de um enólogo explicando melhor as preciosidades ali produzidas? Bem, foi isso que eu acho que faltou.
Daí fiquei imaginando: qual seria a época mais indicada para imergir no mundo dos vinhos em uma viagem ao Chile?
A resposta não tardou a vir. E chegou de uma maneira mais do que especial. Veio de um dos maiores especialistas na viticultura chilena.
Precisa de hotel, hostel ou apartamento em alguma cidade do Chile? Veja aqui as melhores opções! Muitas têm cancelamento grátis.
Pesquise aqui voos para Santiago e outros destinos chilenos
Consulte neste link passeios e excursões no Chile
Contrate agora seu seguro viagem e embarque com toda a proteção! Use o cupom BLOGANDARILHO5 e ganhe 5% de desconto.
Adquira aqui seu chip internacional para ter internet ilimitada no Chile
Alugue um carro para explorar o país
Em sua mais recente viagem a Fortaleza, quando veio para um evento sobre a bebida e uma degustação harmonizada no restaurante Quintal da Varjota, o mestre em Viticultura e Enologia, Sergio Hormazábal, e também enólogo da Viña Ventisquero – uma das mais renomadas do Chile -, conversou com exclusividade com o Blog sobre o tema.
Assim, se você que ter experiências como colher uvas, tirar fotos incríveis, bater um papo com os enólogos das vinhas visitadas e poder participar de grandes comemorações com bons vinhos, fique de olho nessas dicas!
De acordo com Hormazábal, três períodos do ano são os mais indicados para o turismo de vinho no Chile.
Março e abril
Meses de verão no Chile, é a temporada de uvas, e as parreiras ficam cheias, transformando e deixando ainda mais bonita a paisagem de regiões como o Valle del Maipo, Valle de Colchágua e Valle de Casablanca, os mais conhecidos pela produção de vinhos naquele país andino.
A colheita das uvas se dá, normalmente, no mês de março, período conhecido como vindima, mas em abril ainda é possível encontrar cepas com uvas. Em maio, já ficam escassas.
Porém, ter acesso aos enólogos nesse período é quase impossível, pois todos estão concentrados na verificação das cepas e no processo de vinificação.
No entanto, você poderá ter a experiência de colher uvas e fazer fotos lindíssimas!
E mais: durante a vindima há muitas festas para celebrar a colheita, então a diversão é garantida!
Setembro
Embora ainda seja a passagem do inverno para a primavera e não haja a beleza cênica da vindima, é nesse mês em que é comemorado o Dia do Vinho no Chile, no dia 4 de setembro.
A data marca a primeira menção da palavra vinho na literatura chilena. Isto aconteceu em 1545, quando Pedro de valdivia, militar e conquistador espanhol, escreveu uma carta ao rei da Espanha, Carlos V, informando que precisava de vinho para evangelizar o Chile e que eles deveriam acelerar a produção da bebida naquele território.
Abriu-se, dessa forma, as portas para o que é hoje uma das mais importantes atividades econômica e comercial do país.
Então, há três anos, o governo chileno instituiu a data e o Chile começou a comemorar o Dia do Vinho Chileno, quando as mais importantes vinícolas abrem gratuitamente as suas portas, várias atividades culturais, gastronômicas e turísticas acontecem.
É em setembro também que, no dia 18, acontece celebrado o Dia Nacional do Chile, quando ocorrem as festas pátrias.
Então, de 4 a 18 de setembro pode ser uma boa oportunidade para muita comemoração regada a bons vinhos.
Novembro e Dezembro
Conforme Hormazábal, são os meses em que as parreiras estão verdes. Embora ainda não haja frutos, já dá para fazer boas fotos e reconhecer as variedades de uvas.
No entanto, o grande apelo dos meses de novembro e dezembro é que os enólogos das vinícolas estão mais disponíveis, podendo haver a chance de você receber um pouco de sua atenção e quem sabe degustar os vinhos com uma ajuda mais profissional.
“São três momentos interessantes e diferentes para fazer turismo de vinho no Chile”, destaca Sergio Hormazábal. Portanto, resta, agora, você escolher o seu!
Veja no quadro a seguir as principais regiões produtoras de vinhos no Chile:
Quer saber mais sobre o Chile?
Chile para principiantes: roteiro por Santiago e arredores
Shopping Chileno tem cartão de descontos para brasileiros
Santiago com neve: passeio de um dia pelos Andes
Dez vinícolas próximas a Santiago para você visitar
Valparaíso e Viña del Mar em um dia
Monte sua viagem com a gente
Está pensando em viajar para o Chile? Veja o que o Blog Andarilho pode fazer por você. Conosco, é possível montar uma viagem inteirinha sem sair de casa e com poucos cliques. Olha só!
Fazendo suas reservas aqui pelos banners na lateral direita do blog ou pelos links a seguir você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda a manter a nossa página.
Nossos parceiros foram escolhidos a dedo para lhe oferecer o melhor custo/benefício em suas viagens.
Para procurar voos baratos , acesse o Voopter ou o Confira o Max Milhas e encontre tarifas que se encaixem no seu bolso. Eles reúnem várias ofertas de passagens em um só lugar!
Reserve seu hotel ou hostel pelo Booking clicando aqui e tenha uma estada com o melhor preço. Há várias opções com cancelamento grátis!
Seguro viagem com desconto? Nosso parceiro Segurospromo oferece mais de 10 seguradoras com planos e preços imbatíveis para você viajar protegido. Faça a sua cotação e garanta já seu desconto exclusivo.
Utilize o cupom “BLOGANDARILHO5”. Ele lhe dá direito a 5% de abatimento na compra do seguro de viagem. Não viaje sem seguro. Evite perrengues.
Vai querer alugar um carro no Chile? Então, compare preços e tenha o melhor atendimento com Rentcars.com. Alugue aqui um veículo pagando em até 12X, livre de IOF e com até 60% de desconto.
E se você já quiser chegar ao seu destino conectado sem pagar uma fortuna de roaming, aposte no EASYSIM4U (saiba como foi nossa experiência), chip com internet ilimitada em mais de 140 países. Compre aqui.
Está sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!
E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Ajudajus e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização. Veja como funciona.
E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!
Gostou desse post? Ele foi útil para você? Então, que tal compartilhar com seus amigos nas redes sociais? Os botões de compartilhamento estão no início e no fim do texto.
Sempre teve vontade de agradecer as dicas dadas pelo blog e não sabe como?
Veja aqui Como ajudar um blog que lhe ajuda a montar a sua viagem
E para acompanhar tudo que acontece no Blog Andarilho siga a gente no Facebook, no Instagram e no Twitter e também não deixe de se cadastrar para receber a nossa Newsletter.
Ana
setembro 4, 2017Muito boa a matéria, muito bom o blog.
Parabéns!!!
Tour de Vinhos no Chile
setembro 3, 2018Adorei as dicas, já estão todas anotadas aqui porque com certexa pretendo voltar pra conhecer mais!
Parabéns pelo blog!
Joao schadler
agosto 7, 2019Eu e mais dois amigos estamos pensando em fazer esse tipo de viagem. Eu e um deles somos cozinheiros e o terceiro sommelier. A nossa ideia é ficar 10 dias, pagando estadia barata, alugar um carro e fazer alguns vinhedos.
Anchieta Dantas Jr.
agosto 11, 2019Que bacana, João! Qualquer dúvida, pode chamar. E por gentileza use os nossos links para reservar de hospedagem, comprar a passagem aérea, contratar seguro viagem e alugar carro. assim, você estará ajudando a gente a manter o nosso trabalho, não vai pagar nada a mais por isso e ainda poderá ganhar descontos.
Grato,
Anchieta.