Caminho de Santiago no Brasil? Sim, ele existe!

by

Acredito que a grande maioria dos brasileiros não sabe. Porém, existe, sim, a versão do Caminho de Santiago no Brasil. Na verdade, não é apenas um, mas dois possíveis caminhos. Aliás, ambos reconhecidos e oficializados. A saber, o primeiro fica em Santa Catarina (SC) e, o segundo, no Rio Grande do Sul (RS).

Confesso que eu mesmo desconhecia as duas possibilidades. No entanto, como estudioso do Turismo, pesquisar faz parte da minha rotina. Foi aí, então, que me deparei esses “caminhos de Santigo brasileiros” e resolvi escrever sobre eles aqui no blog.

Com trajetos que não passam de 21 quilômetros – o que é uma maravilha contra os mais de 800 quilômetros percorridos entre a França e a Espanha -, estes podem ser uma boa pedida para começar. Quem sabe não fica a vontade de encarar a grande e mística aventura que é o Caminho de Santigo de Compostela na Europa, hein?

Pretende viajar? Não vale se esquecer do seguro-viagem, hein? Mesmo em viagens pelo Brasil ele é fundamental. Portanto, faça a cotação e compre agora o seu seguro com um desconto exclusivo de 15%!

Caminho de Santigo em SC

Caminho de Santiago no Brasil SC
Mapa do trajeto catarinense Imagem: Divulgação

Uma das versões do Caminho de Santiago no Brasil, partindo de Florianópolis (SC) foi oficializado há dois anos.

O trecho com 21 quilômetros está localizado no Norte da Ilha, entre as praias de Canasvieiras e Ingleses. A saber, o trajeto nacional começa na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, na primeira, passando pelas igrejas de São Pedro (Ponta das Canas) e de Nossa Senhora dos Navegantes. Por fim, termina no Santuário Sagrado Coração de Jesus, na praia dos Ingleses. A propósito, o tempo estimado é de cinco a seis horas de caminhada.

O percurso é oficialmente integrado ao trajeto histórico de La Coruña a Santiago de Compostela na Espanha, totalizando os 100 quilômetros exigidos para se obter o certificado de peregrinação.

A saber, a iniciativa partiu da Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela, formado por um grupo de pessoas que havia trilhado o Caminho de Santiago de Compostela.

Contudo, a ideia ganhou corpo e, um ano depois, já obteve registro junto à “Xunta da Galícia“, na Espanha. Dessa, passou a fornecer a Credencial do Peregrino e orientar as pessoas que pretendem percorrer o Caminho de Santiago. A associação promove caminhadas periódicas nesse trajeto. Saiba mais, assim como a programação, clicando aqui.

Caminho de Santiago no RS

Caminho de Santiago Santo Antonio da Patrulha Rio Grande do Sul
Caminho de Santiago Gaúcho No caminho, há uma visão privilegiada da Lagoa dos Barros Foto: Divulgacao

A outra versão do Caminho de Santiago no Brasil parte de Santo Antônio da Patrulha (RS). Mais antigo que o catarinense, o chamado de Caminho Gaúcho de Santiago de Compostela, foi criado em 2014 e é reconhecido pelo Consulado da Espanha no Brasil.

O trajeto tem opções de 12 e 19 quilômetros e passa pela zona urbana à área rural do município. O começo da trilha é na Estrada Bento Silveira Goularte, às margens da RS-030 e em frente à antiga Açúcar Gaúcho S.A (Agasa). No caminho, há uma visão privilegiada da Lagoa dos Barros e do Parque Eólico de Osório.

A duração média do percurso mais curto leva em torno de três horas e meia. Enquanto o trajeto de 19 quilômetros pode chegar a cinco horas, dependendo do ritmo do peregrino.

O diferencial do Caminho Gaúcho de Santigo é que o terreno é considerado parecido ao do caminho original de Santiago. Afinal, contém subidas íngremes e pedras na trilha. Então, é um ótimo treino para os que planejam percorrer o trajeto europeu.

É possível fazer por conta própria, pois o trajeto é bem-sinalizado. Mas para ter todo o suporte durante o trajeto e o certificado, vale consultar a agenda de passeios. Geralmente, estas acontecem no primeiro domingo de cada mês e custa a partir de R$ 69. Para informações atualizadas, consulte a Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha pelos telefones (51) 3662-8560 ou 3662-8559 ou acesse o site.

Gostou desse post? Então compartilhe! Ademais, como temos muito mais para mostrar, queremos você sempre por aqui. Assim, cadastre-se para receber gratuitamente o nosso conteúdo.

Ao passo que quando você for viajar, lembre-se do Blog Andarilho. Veja, a seguir, o que podemos fazer por você!

Resolva aqui a sua viagem

Garanta aqui o seu seguro viagem com 15% de desconto
Encontre hotéis, hostels, pousadas e apartamentos com as menores tarifas
Passagens aéreas com até 50% de economia, parceladas em até 12X iguais
Chip internacional para celular com 10% de desconto
Evite filas! Compre antecipadamente ingressos para atrações e passeios
Alugue um carro com até 30% de desconto, sem IOF e em até 12 parcelas
Contrate guias de turismo que falam português em mais de 5 mil cidades
Reserve aqui o seu transfer aeroporto/hotel/aeroporto
Faça uma viagem que é a sua cara! Confira nossa curadoria de viagem
Compre malas e acessórios para a sua viagem e receba em casa

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *