Doze paraísos onde se fala português

by

As paisagens são distintas, a localização geográfica também, mas se tem uma coisa que os une é o idioma que os seus habitantes falam. Assim como, os cenários paradisíacos que preservam, o que, certamente, deixa qualquer pessoa com vontade de visitá-los. Porém, infelizmente, a maioria desses países não está no radar dos turistas, o que é uma pena. Para mudar essa história, eu resolvi reunir neste artigo 12 paraísos onde se fala português pelos quais você vai se apaixonar!

Tem mais: essa postagem se torna ainda mais siginificativa, porque neste 5 de maio foi comemorado, pela primeira vez, o Dia Mundial da Língua Portuguesa. A data foi declarada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, a Unesco, em novembro de 2019.

A ideia foi proposta por todos os países lusófonos apoiada ainda por outras 24 nações. Entre elas, a Argentina, o Chile, a Geórgia, Luxemburgo e o Uruguai.

Para quem não sabe, o português é uma língua global, falada por mais de 260 milhões de pessoas. Isto corresponde a 3,7% da população mundial.

Mas voltando à nossa lista dos doze paraísos onde se fala português, vale destacar que a relação original, elaborada pelo site Sapo, de Portugal, contém apenas nove localidades.

Entretanto, eu quis dar um toque mais pessoal e acrescentei outros três lugares, os quais, acredito, também mereçam com louvor entrar nesse rol.

E como toda lista, chegar aos indicados é sempre uma escolha muito difícil, por isso, estamos abertos a mais sugestões no espaço reservado aos comentários.

Dito isto, arrume as malas, mesmo que no imaginário, e vem comigo nessa viagem virtual por lugares paradisíacos onde o português é a língua oficial. Aposto que você vai adorar!

12 paraísos de língua portuguesa

Bazaruto, Moçambique

Paraísos de língua portuguesa Bazaruto Moçambique

Com praias desertas e mar cristalino, Brazuto é o que se pode chamar de paraíso sobre a terra. Localizado ao largo de Moçambique, este arquipélago de seis ilhas é classificado como parque nacional protegido pelo Fundo do Governo Moçambicano e pela World Life.

Arquipélago de Bijagós, Guiné-Bissau

Paraídos de língua portuguesa Bijagós Guiné Bissau

Este arquipélago, pertecente a Guiné-Bissau, é formado por 88 ilhas, situadas ao longo da costa africana. Em 1996, foi classificado pela Unesco como reserva da biosfera. A atmosfera tranquila, a vida simples do lugar e o vasto coqueiral, banhado por um mar calmo, são um presente da natureza.

Praia de Chaves, Boa Vista – Cabo Verde

Paraísos de língua portuguesa Praia de Chaves Cabo Verde

Esta é uma praia na parte ocidental da ilha de Boa Vista, em Cabo Verde, perto da cidade de Rabil. Tem cerca de 5 quilômetros de comprimento. Na parte norte da praia, é comum a presença de resorts, mas a parte sul está incluída na Reserva Natural Morro de Areia. As dunas douradas e o mar azul chamam a atenção.

Praia da Canhotinha, Benguela – Angola

Paraísos de língua portuguesa Praia da Canhotinha Benguela Angola

Com apenas 100 metros de comprimento, esta é uma das praias mais bonitas de Benguela, na Angola. As águas transparentes e as imensas falésias são uma festa para os olhos e trazem paz para a alma.

Bioco, Guiné Equatorial

Paraísos de língua portuguesa Bioco Guiné Equatorial

Bioco é principal ilha da Guiné Equatorial, cuja paisagem é dominada por dois vulcões, com altitudes entre dois mil e três mil metros. Um paraíso em meio a muito verde e lindas quedas d’água, como esta da foto em Santo Antônio de Ureca.

Ilha Grande, Rio de Janeiro – Brasil

Paraísos de língua portuguesa Ilha Grande Rio de Janeiro Brasil

Uma das joias do litoral sul do Estado do Rio de Janeiro, Ilha Grande é um dos destinos mais procurados do ecoturismo brasileiro. Uma profusão de praias a perder de vista. Todas ligadas por um eficiente sistemas de trilhas em meio à Mata Atlântica, ou por barcos, garantem a felicidade dos visitantes.

Ilha do Jacó, Timor-Leste

Paraísos de língua portuguesa Ilha do Jacó Timor leste

Esta ilha fica localizada no ponto mais alto do Timor-Leste, em Kap Cutcha. Por ser considerada sagrada pelos povos autóctones, a pernoite na ilha é proibida, podendo ser visitada somente durante o dia. As praias imaculadas e a rica vida marinha tornam o lugar mais do que especial.

Ilha do Príncipe, São Tomé e Príncipe

Paraísos onde se fala português Ilha do Príncipe São Tomé e Príncipe

A ilha é a primeira reserva mundial da biosfera reconhecida pela Unesco, sendo também a primeira reserva africana nessa condição. Na imagem, uma das praias mais belas da ilha, a Praia das Bananas.

Ilha das Flores, Açores – Portugal

Paraísos de língua portuguesa Ilha das Flores Açores Portugal

Situada na parte ocidental do Arquipélago dos Açores, a Ilha das Flores é uma das mais belas da região. Apesar de sua dimensão reduzida, 17 quilômetros de comprimento e 12,5 quilômetros de largura, oferece picos, vales, lagoas, cascatas e penhascos íngremes. Enfim, ela possui uma enorme riqueza paisagística.

Praia do Sancho, Noronha – Brasil

Paraísos de língua portuguesa Praia do Sancho Fernando de Noronha Brasil

Viajar para Fernando de Noronha é o sonho de muitos viajantes. Afinal, trata-se de uma ilha paradisíaca com natureza totalmente preservada aqui mesmo no Brasil. E a melhor parte é que em Noronha você tem a oportunidade de visitar a Praia do sancho. Ela foi eleita quatro vezes pelo site TripAdvisor como a melhor praia do mundo! Portanto, não tinha como ficar de fora da nossa lista de doze paraísos onde se fala português, né?

Ponta da Piedade, Lagos – Portugal

Paraísos de língua portuguesa Ponta da Piedade Lagos Portugal

A Ponta de Piedade, na cidade de Lagos, no Algarve, em Portugal, não é uma praia, mas sim um conjunto de falésias. Elas têm, aproximadamente, 20 metros de altura e foram esculpidas pelo oceano e o vento.

O tom das rochas, puxando para o dourado, contrasta perfeitamente com o azul esverdeado da água do mar. É lindo demais! No entorno existem muitas cavernas, grutas e arcos para mergulhar.

Lençóis Maranhenses, Brasil

Paraísos de língua portuguesa Lençóis Maranhenses Brasil

Paraíso escondido no Nordeste brasileiro, os Lençóis Maranhenses são um dos principais destinos turísticos do Estado do Maranhão. Criado em 1981, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – com área total de 156,5 mil hectares – integra um roteiro maravilhoso batizado de Rota das Emoções.

A profusão de dunas, formadas pela força dos ventos, cria uma paisagem única e altera constantemente sua aparência. Nesse espécie de deserto gigante é possível encontrar belíssimas lagoas cristalinas, formadas pelo acúmulo de água das chuvas do primeiro semestre do ano.

E aí, você gostou do nosso post com doze paraísos onde se fala português? Então, para começar, não deixe de compartilhar com amigos e familiares. Em seguida, cadastre-se para receber mais conteúdo como este por e-mail ou WhatsApp.

Em terceiro lugar, quando você puder voltar a viajar, lembre-se da gente. Veja, a seguir, o que o Blog Andarilho poderá fazer por você e a sua viagem!

Resolva aqui a sua viagem

4 Responses
  • Deb
    julho 22, 2020

    Adorei e já sonho com um périplo pela Africa lusófona assim que for possível voltar a viajar novamente.
    Um abraço!
    Deb

    • Anchieta Dantas Jr.
      julho 22, 2020

      Deb,

      Obrigado pela visita ao blog. De fato, são lugares tão lindos e fora da rota turística que dá muita vontade de visitar.

      Abraços,

      Anchieta.

  • José da Silva
    dezembro 9, 2021

    Muito boa reportagem. Obrigado.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *