
Se você está pensando em estudar fora, não tem segredo, o sucesso para uma boa viagem de intercâmbio chama-se planejamento. Identificar os seus objetivos, para onde você deseja ir, saber quanto vai gastar, enfim, todos os detalhes possíveis. Mas aí vem a pergunta: Com quanto tempo de antecedência eu devo começar a me preparar e qual o passo a passo para garantir a viagem?
Para início de conversa, não importa o tempo que você deseja passar fora do país, cumprir todas as etapas será fundamental. Assim o fiz, mesmo tendo optado por um curso de inglês de apenas 4 semanas em Londres, aproveitando o período das minhas férias.
Mas isso já faz um certo tempo e como alguma coisa pode ter mudado no processo, para responder melhor a nossa questão, decidi procurar ajuda com quem entende do assunto.
De acordo com Bruno Passarelli, CEO da Descubra o Mundo, empresa especializada em intercâmbio, quanto mais cedo você der o pontapé no planejamento da sua viagem melhor. Seis meses antes, pelo menos.
Conforme disse, a vantagem de fazer isso com certa antecedência é que o preço das passagens aéreas será mais acessível, você terá tem mais chances de conseguir disponibilidade nos voos na data desejada e ainda vaga na escola pretendida no período que quer viajar.
“Já houve casos de intercambistas que compraram sua viagem com 2 meses de antecedência e a escola não tinha disponibilidade ou o preço das passagens estava muito alto, o que fez que tivessem que remarcar a viagem para o ano seguinte. Portanto, para não ter nenhum imprevisto é sempre recomendável um mínimo de 6 meses”
Passo a passo para planejar o intercâmbio
De acordo com Passarelli (com o que concordo totalmente por experiência própria), uma das primeira coisas que deve ser feita antes de contratar os serviços necessários para a sua viagem de intercâmbio é ter em mente que a escolha do país, e da respectiva cidade, deve ser adequada ao estilo de vida da pessoa, aos seus interesses e hobbies.
Assim, ficará muito mais fácil combinar um destino com o seu estilo pessoal e usufruir bem mais da experiência de estudar fora. Comigo foi assim. Londres atendeu todas as minhas expectativas!
Uma vez dito isto, vamos à ordem indicada das etapas para um intercâmbio bem-sucedido:
- Requerimento do passaporte, se você não o tiver. Caso já tenha o documento, verificar a data de validade do mesmo;
- Escolha do destino ideal para o seu perfil;
- Defina a época para o embarque (se o frio não lhe agrada, viajar no inverno não é uma boa ideia);
- Compra do intercâmbio;
- Confirmação do pagamento;
- Recebimento da carta de matrícula e da acomodação;
- Aquisição do seguro saúde/viagem;
- Processo de visto, caso seja necessário;
- Compra das passagens aéreas (ida e volta);
- Compra de moeda estrangeira; e
- Embarque!
Como se vê, fazer um intercâmbio envolve todo um processo e, com tempo hábil, você poderá refletir sobre o real objetivo da sua viagem, quanto pretende investir nisso, quanto tem de dinheiro para viabilizar o projeto, pesquisar curiosidades e costumes dos possíveis destinos e viajar bem mais tranquilo.
E mais: além de organizar a questão financeira, você terá tempo ainda de se preparar psicologicamente para deixar sua casa, sua família e amigos para trás por um tempo e embarcar nessa aventura de muito aprendizado. E acredite: vale muito à pena. Pergunte a quem já foi!
E para lhe ajudar ainda mais no planejamento do seu intercâmbio, não deixe de conferir também:
Como economizar dinheiro para viajar
14 passos para uma viagem bem-sucedida
Existe idade ideal para fazer um intercâmbio?
Gostou das dicas? Tem algum amigo que vai estudar fora? Então, não esquece de curtir, comentar e ainda de compartilhar este post nas redes sociais para que mais pessoas tomem conhecimento. Os botões de compartilhamento estão no início e no fim do texto.
E para acompanhar tudo que acontece no Blog Andarilho siga a gente no Facebook, no Instagram e no Twitter e também não deixe de se cadastrar para receber a nossa Newsletter.
Deixe seu comentário