Veja as dez cidades com a melhor vida noturna do mundo

by

Há quem viaje para descansar, comer bem, apreciar o mundo dos vinhos, praticar esportes, mas também existem aqueles que não abrem mão de uma boa balada. Para homenagear essa turma, que adora paquerar pelos bares da vida, se jogar nas pistas de dança e curtir a noite como se não houvesse amanhã, eu trouxe uma pesquisa fresquinha, realizada pelo Hostelworld. Trata-se da maior plataforma de reservas de hostels do mundo, que mediu a qualidade da vida noturna em 41 cidades.

Batizada de “Melhor Vida Noturna do Mundo”, a pesquisa é a primeira análise do gênero em cidades ao redor do globo. O estudo foi baseado nas respostas dos próprios moradores, o que dá mais credibilidade aos resultados.

Até porque, quem frequenta boates na própria cidade sabe que um lugar super badalado hoje pode nem existir mais daqui a algumas temporadas. Então, nada como quem ali vive para nos manter atualizados, não é?

Como foi a escolha

Para isso, o Hostelworld entrevistou 4.100 moradores de 41 cidades, localizadas em 27 países, que classificaram a vida noturna de onde vivem. Foram consideradas cinco categorias: qualidade geral da vida noturna (incluindo diversão e variedade de opções), receptividade e simpatia dos moradores locais, sensação de segurança, facilidade de transporte e locomoção e o custo total da saída noturna.

E, nesse contexto, a cidade de Hamburgo (foto de abertura do post), na Alemanha, foi reconhecida com o título de “Melhor Vida Noturna do Mundo”.

Veja a seguir o ranking completo das dez cidades com a melhor vida noturna do mundo.

As 10 melhores vidas noturnas

  1. Hamburgo (Alemanha)
  2. Copenhague (Dinamarca)
  3. Berlim (Alemanha)
  4. Dublin (Irlanda)
  5. Amsterdã (Holanda)
  6. São Francisco (Estados Unidos)
  7. Gotemburgo (Suécia)
  8. Praga (República Tcheca)
  9. Varsóvia (Polônia)
  10. Nova York (Estados Unidos)

Cidades mais destacadas

Hamburgo, a primeira colocada, encabeçou duas das cinco categorias – “Receptividade e simpatia dos moradores”, aparecendo como a cidade mais aberta aos turistas e o melhor lugar para conhecer gente nova. Assim como em facilidade de “Locomoção”, graças a seu excelente transporte público e à proximidade entre os lugares mais populares da cidade.

A cidade alemã também ficou em segundo lugar, junto com Copenhague, na categoria “Qualidade geral da vida noturna”. Isso tendo em vista as opções de diversão e de atividades disponíveis.

E olha que Copenhague quase levou o primeiro lugar no ranking, já que os locais se sentem particularmente seguros durante uma noite na cidade (senti a mesma coisa quando lá estive), mas perdeu por ser o lugar mais caro.

Berlim ficou na terceira posição, deixando a Alemanha com duas cidades entre as Top 3, e o lugar onde os moradores estão mais satisfeitos com o custo de uma noite de diversão. De fato, também não a achei um lugar caro. Quer saber os melhores pontos turísticos da capital alemã? Basta clicar aqui.

Dublin (esta eu ainda não conheço), famosa por sua vida noturna, teve pontuação alta em todas as categorias e apareceu em quarto lugar. Só perdeu posição entre os Top 3 porque os locais não estão satisfeitos com o preço da comida, bebida e entretenimento.

Fechando os cinco primeiros, está Amsterdã, que, embora tenha feito a mesma pontuação total que São Francisco (6) e Gotemburgo (7), saiu na frente por sua maior classificação em qualidade geral da noite, critério usado como desempate.

Destinos fora da Europa

São Francisco e Nova York (10) são as duas únicas cidades de fora da Europa no Top 10, com a primeira marcando bem em todas as categorias. Principalmente em relação à receptividade dos moradores e à qualidade geral da noite.

São Francisco à noite
São Francisco (foto) e Nova York são as duas únicas cidades de fora da Europa no Top 10 Foto: photographylife.com

Enquanto a “Big Apple” pontuou bem em relação às opções de comida, bebida e diversão, assim como em locomoção, mas ficou devendo em receptividade e segurança. Além do que apareceu muito abaixo da média quando falamos em custo total de uma noitada.

Veja na tabela abaixo, as cinco categorias que indicam a melhor vida noturna do planeta, e as três melhores cidades em cada uma delas:

  • Qualidade geral da vida noturna: Nova York (1º); Hamburgo e Copenhague (2º); Berlim, São Francisco e Praga (3º)
  • Receptividade: Hamburgo (1º), Amsterdã (2º), Gotemburgo (3º)
  • Segurança: Copenhague (1), Amsterdã (2º), Hamburgo e Helsinque (3º)
  • Locomoção: Hamburgo (1º); Copenhague e Berlim (2º); Dublin, Praga e Helsinque (3º)
  • Custo: Berlim, Pretória e Jacarta (1), Bangkoc (2º), Mumbai (3º)

Custo da balada

O custo de uma noite típica variou significativamente em todo o mundo, com Berlim (3), Pretória (15) e Jacarta (25) sendo votadas pelos moradores como o melhor custo/benefício.

Para curtir uma noite com menos de R$ 130, as cinco principais cidades foram Praga (8), Varsóvia (9), Pretória (15), São Petersburgo (17) e Mumbai (24).

Destinos que desapontaram

Algumas cidades que estão entre os destinos dos sonhos de muitos viajantes apresentaram resultados surpreendentemente baixos na pesquisa, como Londres (26), Roma (39) e Tóquio (41).

Os moradores da capital japonesa, que ficou em último lugar, destacaram a pouca diversão, a dificuldade de locomoção e relação custo/benefício ruim.

Londres pontuou muito bem na qualidade geral da vida noturna, mas ficou devendo em relação ao custo, enquanto os moradores de Roma reclamaram da dificuldade de locomoção na cidade.

No que diz respeito à capital inglesa, quem a conhece sabe o quanto dói no bolso o valor pago por um pint de cerveja ou por uma entrada em um night club.

Em se tratando de Roma, eu não apontaria a locomoção como destacam os habitantes, até porque esta é uma cidade que é uma delícia para caminhar. Minha decepção com a capital italiana, nas duas vezes que eu lá estive, foi com relação à segurança.

E aí ficou animado para viajar e  se divertir nas dez cidades com a melhor vida noturna do mundo? Veja o que o Blog Andarilho pode fazer por você!

Resolva aqui a sua viagem

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *