Dia Mundial do Livro: sete dicas para amantes de viagens

by

Certamente, ler e viajar são maneiras diferentes de fazer a mesma coisa. Ou seja, aprender e conhecer novas realidades. Todas as vezes que combinamos as duas atividades, as chances de expandir nossos horizontes só aumenta. Assim, na data em que comemoramos o Dia Mundial do Livro, 23 de abril, eu selecionei para você sete sugestões de títulos para quem não vive sem um livro na mão e o pé na estrada. Ainda mais em tempos de pandemia, quando viajar ainda não está totalmente seguro e um bom livro servirá de inspiração para a sua próxima viagem.

Antes de mais nada, vale ressaltar que há uma infinidade de excelentes livros sobre viagens. De modo que é não é uma tarefa simples escolher entre tantas opções. Além disso, tem a questão do gosto pessoal de cada um.

Contudo, eu acredito que as obras aqui selecionadas tem de tudo para desperatar o seu interesse. Longe do que prometem os guias turísticos, esse livros vão além. Claro, que também trazem informações sobre os atrativos de cada lugar. Porém, nos marcam pela narrativa e as histórias cheias de sentimentos que só quem viveu cada lugar é capaz de transmitir.

Ao mesmo tempo, esses títulos vão lhe despertar para lugares que jamais você pensasse que existissem. Ou ainda lançam um novo olhar sobre destinos mais conhecidos. E aí, pronto viajar por meio da leitura? Então escolha o seu assento e vamos nessa comemorar o Dia Mundial do Livro!

Dia Mundial do Livro: dicas

Não conta lá em casa

Escrito por André Fran, um dos quatro apresentadores do programa hoMônimo que fez sucesso no canal Multishow, “Não conta lá em casa” relata viagens para os mais excepcionais destinos do mundo. A saber, lgares como Tuvalu, uma ilha-país que está, literalmente, prestes a sumir do mapa – devido aos efeitos do aquecimento global – e países em situação de conflito, como Somália e Etiópia. Enfim, uma obra repleta de fotos fascinantes, histórias que divertem e emocionam.

Uma viagem pelos países que não existem

Você já ouviu falar da Ossétia do Sul, da Transnítria ou da Somalilândia? E da Abecássia ou de Nagorno-Karabakh? Sabe o que esses nomes estranhos têm em comum? São todos países independentes mas não reconhecidos pelas Nações Unidas. Daí o título da obra. Ou seja, são países com fronteiras, bandeiras, populações, vistos, moedas próprias e sistemas de governo que não fazem parte dos 193 países-membros da ONU.

Desse modo, em “Uma viagem pelos países que não existem“, o viajante Guilherme Canever visitou 16 países não reconhecidos pela ONU e nos presenteou com relatos, histórias e questionamentos sobre cada um desses lugares espalhados pelo planeta.

Viagens, Vinhos, História

Diferentemente, das duas sugestões anteriores, “Viagens, Vinhos, História” é um guia de viagens para regiões vinícolas de várias partes do mundo, incluindo o Brasil, dicas e informações para os amantes do vinho. De antemão, você vai aprender sobre o terroir de cada região, as castas das uvas, e os principais vinhos. Ao mesmo tempo, este livro inclui histórias, lendas e outras atrações especiais. Alpem disso, ainda descobrirá como programar e fazer reservas para visitar às vinícolas.

De moto pela América do Sul

Da lista que eu preparei, “De moto pela América do Sul” é o único que livro que eu não folheei por completo. No entanto, assisti o filme inspirado no mesmo: “Diários de Motocicleta”, dirigido por Walter Salles. Esta obra traz o fascinante relato da clássica viagem que Ernesto Che Guevara fez de moto com seu amigo Alberto Granado, de Buenos Aires até a Amazônia Venezuelana. Aliás, o livroé baseado nas anotações do próprio Che em seu diário.

Nele, vemos a transformação que a viagem – e o contato mais profundo com suas raízes latino-americanas – provocou no jovem Ernesto. Entre uma aventura e outra, testemunhamos as observações de um jovem de 23 anos que queria aproveitar a vida e também descobrir sua verdadeira vocação. Resumindo, um ótimo livro de viagem pra quem busca inspiração para mergulhar na cultura do nosso continente.

Eu amo viajar

Escrito por Roberta Faria, este livro traz 50 histórias reais de gente que ama fazer as malas e explorar o Brasil e o mundo. Aliás, é uma coleção inspiradora e inusitada de ‘tipos’ de viajantes pelos mais diversos destinos, para fazer qualquer um olhar pela janela e sonhar com a próxima viagem. Além dos relatos “Eu Amo Viajar” é cheio de fotos, ilustrações, mapas, roteiros e dicas que vão lhe fazer a cada página.

O destino é o caminho

Em “O Destino é o Caminho“, o escritor carioca Ricardo Rangel mistura informação e observação, paisagens, pessoas, ideias, lembranças, risos e reflexão em uma deliciosa viagem pelo celebrado Caminho de Santiago de Compostela.

A partir de fragmentos da história particular do autor, o leitor passa a compreender o que leva milhares de pessoas a se deslocarem, todos os anos, para seguir um percurso de quase 800 quilômetros a pé. Para Rangel, a resposta, imprecisa antes da partida, estava na busca pela “desconexão total de tudo e de todos”.

Confesso que eu, que nunca pensei em fazer o Caminho de Caminho de Santiago de Compostela, entretanto, fiquei bem tentado em me aventurar pelas terras do norte espanhol.

Um lugar na janela

Famosa por suas crônicas, Martha Medeiros leva a gente como acompanhante nesse livro sobre suas viagens. De acordo com autora, histórias que compreendem diversas fases de sua vida: como viajante jovem, sem dinheiro, estabilizada, com as filhas, marido, sozinha. Enfim, “Um lugar na janela” é uma narrativa de suas aventuras em diversas partes do mundo e em diferentes tipos de viagens: de mochilões pela Europa a dias de conforto pelo Japão.


Nota: se você se interessou por algum dos livros indicados e puder adquirir por meio dos links deste post, ficaremos muito agradecidos. Você não vai pagar nada a mais por isso e ainda vai nos ajudar a continuar o nosso trabalho, por conta da pequena comissão que recebemos.


Gostou das nossas dicas de leitura para celebrar o Dia Mundial do Livro? Então compartilhe! Ao mesmo tempo, cadastre-se para receber gratuitamente, por e-mail ou WhatsApp, o nosso conteúdo. Além disso, quando você for viajar, lembre-se do Blog Andarilho. Veja, a seguir, o que podemos fazer por você!

Resolva aqui a sua viagem

Garanta aqui o seu seguro viagem com 15% de desconto
Encontre hotéis, hostels, pousadas e apartamentos com as menores tarifas
Passagens aéreas com até 50% de economia, parceladas em até 12X iguais
Chip internacional para celular com 10% de desconto
Evite filas! Compre antecipadamente ingressos para atrações e passeios
Alugue um carro com até 30% de desconto, sem IOF e em até 12 parcelas
Contrate guias de turismo que falam português em mais de 5 mil cidades
Reserve aqui o seu transfer aeroporto/hotel/aeroporto
Faça uma viagem que é a sua cara! Confira nossa curadoria de viagem
Compre malas e acessórios para a sua viagem e receba em casa

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *