Viagens, Vinhos, História: livro traz guia completo de enoturismo

by

Como eu não gosto de recomendar nada sobre o qual eu não conheça ou não tenha experimentado, somente agora escrevo esse post sobre o livro “Viagens, Vinhos, História”, gentilmente enviado pela editora M. Books no início deste ano, o qual acabo de ler. De autoria de Milton Assumpção Filho, a obra, lançada em outubro de 2017, é resultado de muitos anos de pesquisa.

O livro se propõe a ser um guia repleto de informações detalhadas de viagem, perfeito tanto para aqueles que amam vinho como eu, como para quem procura um turismo com mais conteúdo e profundidade.

Vamos combinar: viajar é uma das coisas mais agradáveis e interessantes que existe. Agora, embarcar rumo a destinos repletos de história, beleza natural e edificada, adicionando a essa equação o vinho e a gastronomia, vamos ter um roteiro de viagem mais do que perfeito. Você não acha?

De escrita simples e bem didática (sem usar os jargões do vinho), este livro de 479 páginas, ricamente ilustrado com fotos e mapas, ajuda a programar roteiros por regiões vinícolas sem que sejamos experts no assunto, contemplando, com mais profundidade, países como Argentina, Brasil, Chile, França, Itália e Portugal, em sua primeira parte.

Em um segundo momento, aborda,  em menor escala, outros destinos, como Alemanha, Hungria, Peru (sim, neste país há turismo de vinho, o qual eu descobri quando lá cheguei) e República Tcheca.

Regiões vinícolas

Na Argentina, o autor nos leva para conhecer as regiões produtoras de Mendonza e Patagônia (para quem não sabe nem só de geleiras e pinguins vive esse pedaço do país); no Brasil, Garibaldi e Bento Gonçalves; no Chile, Santiago, Valparaíso e os vales do Colchágua e Aconcágua, fechando, assim, o tour de vinhos pela América do Sul.

Dica de leitura para viajantes

O Brasil é um dos países abordados no livro Fotos: Anchieta Dantas Jr./Blog Andarilho

Atravessando o Atlântico, rumo à Europa, chegamos à França e às regiões da Alsácia-Lorena, Bordeaux, Aquitânia, Beaune, Borgonha, Champagne e Provence; Na Itália, Piemonte e Toscana; e em Portugal, visita-se o Alentejo, o Dão e o Douro.

Apresentação do conteúdo

Enquanto percorremos esses lugares, Assumpção, que visitou pessoalmente cada um deles, conta a história, o desenvolvimento e a produção de vinhos de cada região, fala das castas e terrois e como se programar de acordo com a melhor época do ano para viajar.

Ao mesmo tempo, ensina como escolher as vinícolas a percorrer e contatá-las, agendando, assim, a visita; se devemos optar por fazer o passeio de forma privada ou em grupo e ainda quantas visitas ou degustações devemos ou podemos fazer por dia. Demais, né?

Dica de leitura para viajantes

Mapas indicativos auxiliam no planejamento dos roteiros

Além disso, o autor nos ensina, e com o que eu concordo plenamente, que o bom vinho é aquele que cai bem no nosso paladar e também cabe no nosso bolso, embora existam algumas pequenas regras (não que sejam obrigatórias) a serem observadas.

Afinal, temos que convir que hoje em dia existe um novo consumidor (eu sou um deles), que não tem a necessidade de saber tudo sobre vinhos, apenas o suficiente para escolher e saber apreciar um bom rótulo e harmonizá-lo com uma boa comida. Tem coisa melhor?

O autor

Graduado em Administração e economia, com especialização em marketing, Milton Mira de Assumpção Filho, além de um apaixonado por vinhos, é autor de sete livros, palestrante nacional e internacional e ainda assina o Blog do Milton.

Vale a leitura?

Como bem diz José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, que prefacia o livro, “Viagens, Vinhos, Históriacomo um bom vinho, atende a todos os nossos sentidos”, proporcionando uma viagem antes mesmo de pôr o pé na estrada em busca de provar essas maravilhas.

Portanto, diante desse amplo panorama do mundo do vinho, eu recomendo a leitura. Quem sabe, este livro não sirva de auxílio para decidir a sua próxima viagem de férias, hein?!

“Viagens, Vinhos, História” pode ser encontrado em livrarias online e lojas físicas, ao preço sugerido de R$ 89.

Leia mais no blog sobre vinhos e viagem

Descubra o turismo de vinho na Patagônia argentina

Qual a melhor época para fazer turismo de vinho no Chile

Dez vinícolas próximo a Santiago para você visitar

Constantia e Stellenbosch: um passeio por regiões vinícolas do Cabo

E aí, ficou animado para conhecer as regiões vinícolas pelo Brasil e o mundo? Pois veja a seguir o que o Blog Andarilho pode fazer por você!

Monte a sua viagem com a gente

Pesquise passagens aéreas baratas: Passagenspromo, Voopter ou Max Milhas

Reserve pelo Booking.com o seu hotel, apartamento ou hostel. Há várias opções de cancelamento grátis!

Contrate agora o seu seguro viagem e embarque com toda a proteção! Use o cupom BLOGANDARILHO5 e ganhe 5% de desconto.

Adquira aqui um chip internacional com internet ilimitada nos Estados Unidos e em mais 140 países. Digite RBBVGRATIS no campo Cupom e em Apply Cupom antes de finalizar a compra e não pague o frete.

Compre aqui ingressos para passeios e atrações turísticas no mundo todo

Reserve entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos

Alugue agora um carro em seu destino

Confira no Hotel Urbano hotéis e pacotes de viagem com preços especiais e parcelamento em até 12 vezes sem juros

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Resolvvi  e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no  Twitter e no Pinterest.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *