Conheça as rotas culturais: um passeio pelo coração do Rio de Janeiro

by

O Rio de Janeiro é lindo não só pelas belezas naturais como também edificadas. O Centro da Cidade, por exemplo, é repleto de arquitetura, cultura e história, embora muitos turistas o deixem de lado, preferindo a badalação de Ipanema, Copacabana e Leblon. Mas na verdade, não sabem o que estão perdendo. E é para despertar os visitantes para esse outro lado da capital carioca que acaba de ser lançado o projeto Rotas Culturais.

A iniciativa revela, por meio de visitas guiadas gratuitas, os bairros históricos da cidade e toda a sua riqueza cultural, percorrendo três roteiros: Rio de Glórias, Cinelândia e Pequena África, detalhados no quadro abaixo.

Projeto Rotas Culturais

Fonte: Cidade Viva

Além do passeio, o projeto também inclui um mapeamento cultural dessas regiões, com mapinha trilíngue e brindes para quem participar: camiseta, chapéu, squeeze e tatuagens temporárias.

Outros diferenciais do Rotas Culturais: a historiadora à frente das visitas é Priscila Monteiro, pioneira no turismo histórico no Rio de Janeiro, e ainda há uma palestra de 20 minutos que prepara o olhar antes das visitas.

Para consultar a agenda e fazer a inscrição é só acessar a página do Cidade Viva.

Super bacana também é a playlist (escutei inteirinha enquanto escrevia esse post) que os organizadores fizeram no Spotify, a fim de inspirar os participantes, com músicas que são a alma do Rio, cantadas por Toquinho, Chico Buarque, Adriana Calcanhoto, Fernanda Abreu, Martinho da Vila, Gilberto Gil, Cássia Eller, Monobloco, entre outros. Ouça aqui.

Onde se hospedar para curtir o Rio cultural

E para quem já quer ficar pertinho das atrações, fugindo do burburinho das zonas mais badaladas da cidade, e ainda se hospedando pagando menos, a dica são os hotéis da Rede Windsor: Guanabara, Flórida e Asturias (basta clicar nos links para consultar tarifas e reservar), localizados no Centro da Cidade e no Flamengo, e que patrocinam o projeto.

O Centro é uma ótima opção de hospedagem em viagens de lazer. Queremos ser referência no setor hoteleiro como fornecedores de conteúdo sobre o Rio de Janeiro

É que diz Vitor Almeida, gerente de Marketing da Rede Windsor Hotéis. Aliás, eu já me hospedei algumas vezes pelo Flamengo e adorei a localização!

Precisa de carro no Rio de Janeiro? Alugue aqui e pague em até 12 vezes sem juros.

Viaje protegido. Contrate agora um seguro viagem! Faça sua cotação aqui. Use o código BLOGANDARILHO5 e ganhe 5% de desconto.

aterro-do-flamengo-rio-de-janeiro

Vista do Aterro do Flamengo Fot: Nelson Kon

Sobre o projeto Rotas Culturais

O projeto Rotas Culturais é realizado pelo Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV), em parceria com a empresa HCTUR – História, Cultura e Turismo, Hotéis Rio (Associação de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro), Polo Região Portuária e Sebrae/RJ.

O patrocínio é da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Rede Windsor Hoteis, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS/RJ).

Monte a sua viagem com a gente

Se você gosta das nossas dicas, admira o nosso trabalho, que tal  nos dar uma força a fim de poder continuá-lo?

Fazendo as suas reservas por meio dos banners na lateral direita do site, ou dos links a seguir, você não paga nada a mais por isso e vai nos ajudar a manter o blog atualizado, dada a pequena comissão que nossos parceiros nos pagam. Desde já, agradecemos de coração, desejando uma excelente viagem!

Pesquise passagens aéreas baratas: passagenspromo, Voopter, Max Milhas

Reserve pelo Booking.com o seu hotel, apartamento ou hostel. Há várias opções de cancelamento grátis!

Confira no Hotel Urbano hotéis e pacotes de viagem com preços especiais e parcelamento em até 12 vezes sem juros

Contrate agora seu seguro viagem e embarque com toda a proteção! Use o cupom BLOGANDARILHO5 e ganhe 5% de desconto.

Chip internacional com internet ilimitada nos Estados Unidos e em mais 140 países. Digite RBBVGRATIS no campo Cupom e em Apply Cupom antes de finalizar a compra e não pague o frete.

Ingressos para passeios e atrações turísticas no mundo todo

Entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos

Alugue aqui um carro em seu destino

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Resolvvi  e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no  Twitter e no Pinterest.

4 Responses
  • Maria Isabel Franca
    julho 26, 2018

    Gostei muito do conteúdo desse blog! O Rio de Janeiro me fascina , de modo que encontrei aqui muita coisa interessante!

    • Anchieta Dantas Jr.
      julho 31, 2018

      Que bom, Maria Isabel!

      Fico feliz que você tenha gostado. Sempre apareça quando puder. Temos sempre novidades. E quando você for viajar, por gentileza, não esqueça de fazer as suas reservas por meio dos links aqui no blog. Assim, você estará me ajudando a manter o meu trabalho.

      Abraços,

      Anchieta.

  • Marcia
    julho 28, 2018

    Muito bom o Blog, as informações são bem claras.

    • Anchieta Dantas Jr.
      julho 31, 2018

      Muito obrigado, Márcia!

      Volte sempre!

      Abraços,

      Anchieta.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *