O Rio de Janeiro de Clarice Lispector: passeio afetivo pela cidade

by

Frequentemente citada como a “cidade maravilhosa, o Rio de Janeiro reúne muitas qualidades que o faz merecer o título. Denominação que anualmente atrai milhares de visitantes brasileiros e estrangeiros ávidos por usufruir o que a capital carioca tem a oferecer. Belezas naturais e arquitetônicas não faltam, bares e restaurantes emblemáticos idem, e roteiros turísticos dos mais diversos já foram traçados para que a cada estada experimentemos a cidade de uma maneira diferente.

Aliás, perceber o Rio de Janeiro sob diversos ângulos parece ser uma tarefa inesgotável! Recentemente me deparei com mais um viés para vivenciá-lo: uma passeio afetivo pela cidade sob a ótica da escritora Clarice Lispector, ucraniana naturalizada brasileira, que ali viveu 28 de seus 56 anos.

Confesso que eu não sou leitor de Clarice. A única obra com a qual mantive um contato mais íntimo (li o livro e assisti à adaptação para o cinema) foi seu último romance, “A Hora da Estrela”, lançado cerca de dois meses antes de seu falecimento, em dezembro de 1977.

No entanto, seus fãs, que não me deixam mentir, sabem que a sua relação com a capital carioca transparece em diversas passagens da sua obra, às vezes de maneira mais literal, outras em uma roupagem mais poética e até mesmo crítica, se também levarmos em consideração a faceta cronista da autora.

Mas tendo em conta a forma como Clarice descreve o Rio de janeiro e a relação que os personagens têm com a cidade em “A Hora da Estrela”, eu fiquei curioso em conhecer os caminhos claricianos pelo Rio de Janeiro, descritos no livro “O Rio de Clarice, Passeio Afetivo pela Cidade”, de Tereza Monteiro, biógrafa de Clarice, lançado em setembro de 2018 pela Editora Autêntica, que gentilmente enviou um exemplar ao blog.

A obra

Em uma linguagem simples e deliciosa, Tereza Monteiro nos faz flanar pelas ruas cariocas como se entrássemos no túnel do tempo e visitássemos os locais por onde Clarice andou, viveu e desenvolveu sua atividade profissional: Tijuca, Centro, Catete, Botafogo, Cosme Velho, Jardim Botânico e Leme.

Por meio de edifícios, praias, praças, restaurantes, hotéis, padarias, bancas de jornal, livrarias, bancos, cinemas e parques, a presença de Clarice estimula uma relação afetiva com o Rio de Janeiro, através de citações extraídas de sua obra.

Ao mesmo tempo, comentários de seus familiares e amigos estão espalhados pelo volume. Dessa forma, os relatos permitem ao leitor reconhecer algumas das fontes de inspiração da escritora para seus escritos.

Roteiro turístico Rio de Janeiro

Os caminhos claricianos pelo Jardim Botânico Fotos: Anchieta Dantas Jr./Blog Andarilho

Na Tijuca, por exemplo, descobre-se o gosto de Clarice pelas girafas. No Centro, encontra-se seu ideal de juventude pela reestruturação do sistema penitenciário brasileiro. Seu apreço pela natureza pode ser visto nas andanças em vários pontos da cidade, como a Floresta da Tijuca, o Jardim Botânico, o Parque Lage e a Praia Vermelha.

Já no Leme, Clarice compartilhou muitos momentos com seu cão Ulisses. E fez de um de seus apartamentos o cenário do romance “A paixão segundo G.H”. Aliás, neste bairro foi onde a escritora residiu por mais tempo e que reconheceu como sua “terra”. Nele, escreveu a maior parte de sua obra, 12 dos 17 livros publicados ao longo de quatro décadas.

Não é à toa que desde 2016, 39 anos após a sua partida, ela voltou ao Leme em forma de estátua, esculpida por Edgar Duvivier, colocada no calçadão da praia, no Caminho dos Pescadores Ted Boy Marino.

Roteiro turístico Rio de Janeiro

Clarice eternizada no Leme, seu lar como gostava de chamar, esculpida por Edgar Duvivier

O volume traz, ainda, fotos da escritora e e de alguns dos principais pontos do passeio, mapas que mostram um Rio de ontem e de hoje, enriquecendo, assim, o seu apurado projeto editorial e gráfico.

Roteiro turístico Rio de Janeiro

Clarice passeando com um dos filhos

Roteiro turístico Rio de Janeiro

Caminhos claricianos pelo Leme

Nos referidos mapas há ainda um código de barra que se lido com seu smartphone lhe levará para o Google Maps indicando os caminhos claricianos em cada bairro do Rio (imagem a seguir), facilitando assim a vida de quem quiser percorrer o roteiro. Eu achei sensacional!

Roteiro turístico Rio de Janeiro

Ao ler o código de barra em cada mapa, somos levados aos caminhos claricianos no Google Maps, facilitando o roteiro Imagem: Reprodução Google Maps

Se não bastasse, ao final de cada capítulo há uma descrição detalhada dos pontos mais frequentados por Clarice nos bairros cariocas em que viveu, trabalhou e passeou.

Portanto, se você é um apaixonado pelo Rio de Janeiro e que ter em mãos um guia turístico diferente sobre a Cidade maravilhosa, vale apostar na leitura de “O Rio de Clarice, Passeio Afetivo pela Cidade”, e, quem sabe, percorrer os caminhos claricianos em sua próxima visita á cidade. A obra está sendo vendida a preço sugerido de R$ 54,90.

Monte a sua viagem com a gente

E como eu sempre gosto de lembrar, aqui no Blog Andarilho você encontra tudo o que necessita para organizar a sua viagem em um só lugar e não vai precisar ficar buscando de site em site.

Basta clicar nos links a seguir ou utilizar os banners na lateral direita do blog e boa viagem! Ah, e você não vai pagar nada a mais por isso e ainda vai ajudar a manter o nosso trabalho.

Pesquise e compre aqui o seu voo, pagando a sua passagem em até 12 vezes iguais.

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hotel Urbano. Há opções de parcelamento e cancelamento grátis, caso você venha a mudar de ideia depois.

Cote a contrate aqui um seguro viagem para viajar protegido. Digite BLOGANDARILHO5 no campo Cupom antes de finalizar a compra e ganhe 5% de desconto.

Compre um chip internacional com internet ilimitada nos EUA e em mais 210 países. Digite RBBVGRATIS no campo Cupom e clique em Apply Cupom antes de finalizar a compra e não pague o frete simples.

Alugue aqui um carro em seu destino

Adquira antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas no mundo todo

Garanta entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos

Viaje de trem pela Europa e deslumbre-se com as mais belas paisagens. Reserve agora seus trens com a RailEurope e garanta já a sua viagem!

Está sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Resolvvi  e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no  Twitter , Pinterest e no TripAdvisor.

 

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *