“Pessoas não fazem viagens, viagens fazem pessoas”; lições de um viajante

by

Um dos prazeres que eu tenho na vida é ler ou poder contar histórias sobre viagens. Longe do turismo “default”, ou seja, aquele do tipo batido e lugar comum que todo mundo faz, me fascina a riqueza de diferentes culturas e tradições e os relatos e olhares nativos sobre cada realidade.

Como eu costumo dizer, uma viagem acontece entre um ponto turístico e outro. É pelo caminho que conhecemos e sentimos a verdadeira essência de cada lugar, seus cheiros e sabores, paramos para observar como os moradores se relacionam com o local onde vivem, trocamos ideias com eles e por aí vai.

Daí, quando a gente se depara com um livro que traz em suas páginas tudo isso que eu falei e muito mais, não dá para ficar indiferente e não deixar de indicar. Estou falando de “A Jornada – Histórias e reflexões de uma viagem sem volta”, escrito por uma pessoa no mínimo inspiradora, e que acredito já posso chamar de amigo, Sávio Meireles Lemos.

Ainda lembro quando ele, depois do nosso papo, me presenteou com o seu livro e disse para não me sentir obrigado a escrever sobre a sua obra, apenas ler. Mas como não escrever? Sua história de vida é fenomenal! Identifiquei-me com cada capítulo, sem exceção.

Eu gostei tanto, que praticamente li o livro de uma vez só. Bela narrativa, fácil de ler, leve, cheio de bons sentimentos e insights significativos nas linhas e entrelinhas, então não poderia ser diferente. A gente começa a leitura e não dá vontade de parar até que acabe.

E como diz o título, acredito que você, depois de ter contato com esta obra, terá literalmente embarcado nessa jornada.

Sentirá, sem sair da cadeira, um despertar para que também faça uma viagem sem volta, inicie um novo caminho de descobertas e quem sabe, assim como o Sávio, resolva se lançar pelo mundo e nunca mais seja o mesmo.

Entenda esse “sem volta” como um sentido figurado. A leitura de um livro não deixa de ser uma jornada e como bem coloca o autor logo na introdução, “quando nos lançamos em uma jornada sabemos quem somos, mas não podemos prever como voltaremos”, daí o sentido da expressão.

A obra

Com 175 páginas e dividido em dez capítulos, o livro “A Jornada – Histórias e reflexões de uma viagem sem volta”, relata como Sávio saiu de Fortaleza, ainda em 2008, onde vivia, fortemente inclinado a dar uma guinada em sua vida, deixando para trás sua empresa, família e amigos.

Pelo caminho, visitou e chegou a morar em lugares como a Nova Zelândia, Austrália, Espanha, Portugal, Coreia do Sul, Indonésia, Vietnã, Tailândia e, durante essa trajetória, retornou algumas vezes ao Brasil.

As histórias contadas foram vividas em uma fase de sua vida onde o conforto e a sensação de segurança não eram elementos nada presentes.

Ora pegava caronas, trabalhava como voluntário ou em obras na construção civil, estudava e chegava a dormir em vans pela estrada enquanto desbravava lugares fascinantes.

Nesse ínterim, ele também teve a oportunidade de mergulhar a fundo em culturas completamente diferentes da nossa, a contar com a ajuda de estranhos, mas que o cobriram de gentilezas como fariam a um amigo.

Dica de leitura para viajantes

Pessoas e situações que mudaram profundamente a forma de Sávio Meireles, autor do livro, a enxergar o mundo Fotos: Anchieta Dantas Jr.

Apesar de tudo o que passou, situações que prendem a atenção do leitor, pergunte se ele trocaria essa experiência para poder permanecer em sua zona de conforto? Obviamente que não!

E ele deixa isso bem claro, pois foi durante esse período, afirma, que aprendeu a conviver mais harmonicamente com seus defeitos e limitações, a entender melhor o que motiva as pessoas a fazerem o que elas fazem e, principalmente (o que eu considero o mais importante) aprendeu a viver em sua própria companhia, com seus pensamentos e de acordo com suas regras.

Entre suas reflexões e aprendizados, destaco a necessidade de definir prioridades na vida, a mudar a percepção equivocada que quase a totalidade das vezes temos sobre quem não conhecemos, a manter uma relação mais saudável com o consumo, a saber lidar com despedidas e a ter um propósito para viver.

E mais: quanto menos bagagem carregarmos na nossa caminhada melhor – menos expectativas, desconfianças, ansiedades, preconceitos – e que o medo é o maior ladrão dos nossos sonhos.

Se não bastasse, a fim de agregar ainda mais valor ao seu já valioso trabalho, o livro traz  o depoimento de outros 11 viajantes, que foi conhecendo e viraram amigos durante a sua jornada – que assim como ele também decidiram cair na estrada em busca de respostas às questões que a vida lhes apresentava -, a responder à seguinte pergunta: “qual foi a sua viagem sem volta?”

Bem, eu vou parar por aqui para não tirar a sua curiosidade de ler o livro, mas com a certeza cada vez maior, como ou autor também expõe nas considerações finais, que as pessoas não fazem viagens, viagens fazem pessoas.

Boa leitura!

Lançamento

Quem mora em Fortaleza, terá duas oportunidade de conhecer o autor pessoalmente e adquirir o livro. A primeira é no próximo sábado, dia 17 de março, das 10h às 18h, no Café das Artes, Espaço Cultural da Unifor, no térreo da Reitoria da Universidade, localizada na Avenida Washington Soares 1321, bairro Edson Queiroz.

A segunda chance é no domingo, 25 de março, às 14h no Café Patriota, na Avenida Santos Dumont 1453, Aldeota.

Como comprar

Se você ficou interessado em adquirir o livro “A Jornada – Histórias e reflexões de uma viagem sem volta”, poderá enviar um e-mail para saviomeireles@gmail.com e fazer o seu pedido.

Como a produção é independente, o livro ainda não está à venda em nenhuma livraria. O valor é R$ 40 e o autor envia para todo o Brasil, mediante pagamento do frete.

Para quem vive em São Paulo capital, o livro poderá ser pedido por e-mail e ser retirado com um representante que o Sávio tem na cidade.

Sobre o autor

Sávio Meireles Lemos é um viajante cearense, professor de idiomas e escritor. Cursou administração e marketing enquanto vivia em Fortaleza, no Ceará, e concluiu seus estudos fazendo especialização na área na “Australian Pacific College”, em Sydney, Austrália.

Para conhecer um pouco mais do seu trabalho, você pode conferir o seu perfil no Instagram e também acessar o site saviomeireles.com.

 

Gostou de mais essa dica de leitura? Então, que tal compartilhar com seus amigos e familiares? Aposto que eles vão adorar. Os botões de compartilhamento estão no início e no fim do post.

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo.

E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no  Twitter e no Pinterest.

Está pensando em cair na estrada assim como o Sávio? Já sabe o destino, se dentro ou fora do Brasil? Veja, a seguir, o que o Blog Andarilho pode fazer por você e, assim, ajude a manter o nosso trabalho!

Monte sua viagem com a gente

Conosco, é possível montar a sua viagem inteirinha sem sair de casa ou de onde estiver e com poucos cliques.

Além disso, fazendo suas reservas aqui pelos banners na lateral direita do blog ou pelos links a seguir você não pagará nada a mais por isso e ainda ajudará a manter o nosso trabalho.

Nossos parceiros foram escolhidos a dedo para lhe oferecer o melhor custo/benefício em suas viagens. Olha só!

Para procurar voos baratosacesse o Voopter  ou o Confira o Max Milhas e encontre tarifas que se encaixem no seu bolso. Eles reúnem várias ofertas de passagens em um só lugar!

Reserve seu hotel ou hostel pelo Booking clicando aqui e tenha uma estada com o melhor preço. Há várias opções com cancelamento grátis!

Seguro viagem com desconto? Nosso parceiro Segurospromo oferece mais de 10 seguradoras com planos e preços imbatíveis para você viajar protegido. Faça a sua cotação e garanta já seu desconto exclusivo.

Utilize o cupom “BLOGANDARILHO5”. Ele lhe dá direito a 5% de abatimento na compra do seguro de viagem e ainda é possível parcelar em até 10 vezes. Não viaje sem seguro. Evite perrengues!

Vai querer alugar um carro em seu destino? Então, compare preços e tenha o melhor atendimento com Rentcars.com. Alugue aqui um veículo pagando em até 12 parcelas, livre de IOF e com até 60% de desconto.

E se você já quiser chegar ao seu destino conectado sem pagar uma fortuna de roaming, aposte no EASYSIM4U (saiba como foi nossa experiência), chip com internet ilimitada em mais de 140 países. Compre aqui.

Sua viagem é para a Europa? Viaje de trem pelo Velho Mundo e deslumbre-se com as mais belas paisagens. Reserve agora seus trens com a RailEurope e garanta já a sua viagem!

Está sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Ajudajus  e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

 

 

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *