Aproximando Distâncias apoia turismo e cultura no Brasil

by

Acredito que já tenha dado para você perceber, em muitos artigos que publicamos no Blog Andarilho, a pegada social e sustentável que procuramos passar para os leitores. Aliás, essa é uma bandeira que sempre levantamos e vamos apoiar. Por esta razão, quero destacar um projeto muito bacana chamado Aproximando Distâncias. Assinado pela GOL, trata-se de uma alternativa para, mesmo com o isolamento social provocado pela pandemia, aproximar toda a sociedade das comunidades que dependem do turismo para se manterem ativas.

Inegavelmente, o setor vive um de seus maiores desafios. Dessa forma, incentivar iniciativas dessa natureza se torna fundamental.

Programada para entrar no ar no início de agosto de 2020 e sem fins lucrativos, a proposta consiste em uma plataforma de conteúdo e loja virtual dedicados, exclusivamente, à promoção do turismo, arte e cultura brasileira.

Entre os produtos que poderemos encontrar estão obras de arte regionais, alimentos típicos, grafite, cestaria, vasos e bijuterias. Assim como panelas de barro, bonecas de pano, conserva de pimenta e ainda bala de banana, entre outros.

A saber, alguns destes itens serão entregues porta a porta e outros vendidos por meio de vouchers. Ou seja, os compradores adquirem pelo site e têm até um ano para retirar a compra no local escolhido.

Além do e-commerce, a plataforma Aproximando Distâncias também terá vídeo-aulas. Nos vídeos serão ensinadas as técnicas por trás de cada produto. Ao mesmo tempo, eles ainda contam a história de seus criadores. Creio que vai ser um projeto lindo de se ver, hein? A propósito, olha só esse vídeo!

Aproximando Distâncias: acesso

O projeto pode ser acessado pelo portal Aproximando Distâncias. Em seguida, uma vez na página, você vai poder conhecer as histórias, técnicas, tradições e ainda comprar os produtos. Ademais, todo o valor das vendas será revertido diretamente para cada produtor.

Simultaneamente, se você for artista, artesão ou trabalha com turismo no Brasil, também poderá ser inscrever nesse mesmo site para participar.

A princípio, 25 profissionais, escolhidos por meio de uma curadoria realizada pela GOL e a agência Spray Content, irão expor sua arte. Dessa maneira, eles poderão oferecer ao Brasil o que o público só poderia ter acesso viajando pelas diferentes regiões. Os nomes dos artistas serão revelados em breve.

Em síntese, enquanto não podemos viajar, vamos ter acesso, por meio da arte e do artesanato, à beleza e a cultura do Brasil dentro de nossas casas.

“Ao mesmo tempo, a iniciativa fornece apoio à sustentabilidade de comunidades criativas, que por vezes se veem isoladas e desesperançosas perante a crise”, completa Loraine Ricino. Ela é diretora de Marketing, Comunicação Externa, Canais Digitais e Sustentabilidade da GOL.

Turismo e artesanato no Brasil

Sem sobra de dúvida, o setor é uma área relevante para geração de renda no País, uma das grandes forças nacionais. Em outras palavras, mais de sete milhões de empregos foram gerados no ano passado e cerca de 8% do PIB (Produto Interno Bruto) vêm do turismo no Brasil.

Com relação ao artesanato brasileiro, ele vem se fortalecendo de norte a sul do país ao longo dos últimos 20 anos. Para você ter uma ideia, dados do IBGE, de 2019, apontam que o segmento movimenta R$ 50 bilhões por ano e também é responsável pela renda de aproximadamente 10 milhões de pessoas.

Assim sendo, vamos apoiar? Para isso, além de visitar o portal Aproximando Distâncias e contribuir adquirindo os produtos, compartilhe esse post e divulgue essa ideia.

E como temos muito mais para mostrar, também adoraríamos ter você sempre por aqui. Basta se cadastrar para receber gratuitamente por e-mail ou WhatsApp o nosso conteúdo. Já quando você voltar a viajar, também lembre-se da gente! Veja, a seguir, o que podemos fazer por você.

Imagem de capa: StockSnap por Pixabay.

Resolva aqui a sua viagem

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *