O restaurante mais antigo do Brasil e de cada país

by

Viagem e gastronomia é uma parceria que sempre deu certo. Afinal, uma boa comida é um quesito cultural precioso transmitido por gerações. Tanto que, restaurantes viraram pontos turísticos em muitos destinos. E se formos parar para pensar, muitos dos negócios mais antigos são restaurantes, pelo simples fato de que comer bem nunca sai de moda. Para você ter uma ideia, há um restaurante no mundo com mais de 1.200 anos ainda em funcionamento. Aqui no Brasil, o mais antigo tem quase 140 anos em atividade. Consegue adivinhar onde ficam? Pois vem com a gente descobrir o restaurante mais antigo do Brasil e de cada país!

Para embarcar nessa viagem no tempo, vamos contar com a ajuda da nova série de mapas do NetCredit, que revela qual é o restaurante mais antigo do Brasil e de cada país ou, pelo menos, de quase todos.

Com o intuito de criar esses mapas, foi feita uma pesquisa para cada país e, em caso de não terem sido encontrados resultados, foi, então, pesquisado o restaurante mais antigo da capital. Daí, se não foi identificada alguma correspondência, foram, em seguida, pesquisadas outras cidades do país em questão.

Ao mesmo tempo, se ainda assim não surgisse nada, eram pesquisados comentários no TripAdvisor e em outros sites semelhantes para encontrar comentários sobre restaurantes históricos. Por fim, se não foram obtidas informações confiáveis, o país foi marcado como “sem dados”.

Descubra a seguir, qual é o restaurante mais antigo do Brasil e de cada país ao redor do mundo. Certamente, você vai se surpreender!

Restaurante antigo do Brasil

Os estabelecimento que ostenta o título de restaurante mais antigo do Brasil é o Restaurante Leite, em funcionamento desde 1882, no centro do Recife, Pernambuco. Ou seja, são quase 140 anos em atividade.

Neste ambiente centenário é servida culinária internacional, mas, obviamente, fazendo jus à origem e tradições portuguesas trazidas ao nosso país. Enfim, um monumento à gastronomia por assim dizer.

Além de pratos da vasta culinária lusitana, principalmente frutos do mar, no cardápio está a Cartola, genuína sobremesa pernambucana.

Restaurante Leite, o restaurante mais antigo do Brasil
O Restaurante Leite funciona desde 1882 no centro do Recife Foto: Divulgação

Restaurantes antigos do mundo

Do mesmo modo que lhe apresentamos o restaurante mais antigo do Brasil, vamos lhe apresentar agora o restaurante mais antigo de cada país, ou, pelo menos de quase todos.

Afim de facilitar a exposição, vamos separar por continente, onde por meio de mapas, você facilmente vai visualizar os estabelecimentos no país que desejar.

América do sul

O restaurante mais antigo da América do Sul é o La Puerta Falsa, situado em uma antiga casa colonial em Bogotá, na Colômbia. O espaço foi inaugurado em 1816 com apenas um buraco na parede, com o intuito de servir comida de rua, como seus famosos tamales, para quem por ali passava.

Abaixo, você poderá ver os restaurantes mais antigos de cada país sul-americano.

Os restaurantes mais antigos da América do Sul
Os restaurantes mais antigos da América do Sul

América do Norte

A White Horse Tavern em Newport, no estado de Rhode Island, Estados Unidos, é o restaurante mais antigo da América do Norte. A casa está aberta desde 1763, quando um pirata local, chamado William Mayes, estabeleceu o negócio, conforme você poderá conferir no mapa que segue.

Os restaurantes mais antigos da América do Norte
Os restaurantes mais antigos da América do Norte

Restaurantes antigos na África

O restaurante mais antigo que se conseguiu identificar na África é o El M’Rabet da Tunísia. Ali Thabit, um ministro tunisiano, o fundou como parte da Mesquita Zaytouna por volta de 1630. Para saber o restaurante mais antigo de cada país africano, veja o mapa abaixo.

Os restaurantes mais antigos da África
Os restaurantes mais antigos da África

Restaurantes antigos da Europa

Conforme eu já havia adiantado, o St. Peter Stifts Kulinarium, em Salzburgo, Áustria, é o restaurante mais antigo da Europa e, inegavelmente, do mundo, ainda em atividade. Ao longo de sua história, serviu celebridades do naipe de Mozart. Primeiramente, o local funcionou como uma pousada na abadia de São Pedro e hoje oferece cozinha de alto padrão.

Ao mesmo tempo, a gente não pode deixar de citar o O Sobrino de Botín, em Madri, na Espanha, onde eu já comi e recomendo demais. Na verdade, a casa afirma ser o restaurante mais antigo da Europa em funcionamento contínuo. Ele data de 1725, quando, então, o cozinheiro francês Jean Botín abriu o restaurante. Para você ter uma ideia, o forno a lenha original ainda está em uso hoje.

Agora, vamos ao mapa, a fim de que você possa conhecer o restaurante mais antigo de cada país europeu.

O restaurante mais antigo de cada país da Europa
Os restaurantes mais antigos da Europa

Oriente médio e Ásia Central

É na Turquia onde você vai encontrar o restaurante mais antigo dessa região. Trata-se do Aşçı Bacaksız, na cidade de Afyonkarahisa, que já passou por gerações da mesma família turca, desde 1840. Uma vez no local, Você certamente espere ser recebido por um dos descendentes do fundador antes de se sentar em uma cadeira com 100 anos ou mais. O kebab de cordeiro é o o seu prato mais famoso: leva três dias para ser preparado.

O restaurante mais antigo de cada país do Oriente médio e Ásia Central
Os restaurantes mais antigos do Oriente médio e Ásia Central

Restante da Ásia e Oceania

A cidade de Nanjing, na China, abriga o restaurante mais antigo da Ásia. O estabelecimento data do ano de 1153, quando Ma Yu Ching abriu o seu negócio. Em seguida, em 1864, um de seus descendentes, Ma Youren, trouxe o molho tradicional de Ma para a casa ancestral da família de Kaifeng, reabrindo o local como Bucket Chicken House de Ma Yu Ching.

Já em se tratando de Oceania, o título de restaurante mais antigo fica com o The Gables, na Nova Zelândia. No mapa abaixp, você terá a visão total dos dois continentes.

Os restaurantes mais antigos da Ásia e da Oceania
Os restaurantes mais antigos da Ásia e da Oceania

E aí, o que você achou desse passeio pela história e a gastronomia, descobrindo o restaurante mais antigo do Brasil e de cada país? Deixe sua resposta nos comentários. Se puder compartilhar esse post também vai ser bem bacana!

E como temos muito mais para lhe mostrar, nós também adoraríamos ter você sempre por aqui. Basta se cadastrar para receber gratuitamente por e-mail ou WhatsApp o nosso conteúdo.

Já quando você voltar a viajar, também lembre-se da gente! Veja, a seguir, o que o Blog Andarilho pode fazer por você.

Resolva aqui a sua viagem

3 Responses
  • Thais Aluotto
    julho 9, 2020

    Sensacional esse passeio pela História e pela gastronomia pelo mundo. Muito obrigada.

  • Beto Bob
    agosto 23, 2020

    Legal a materia, mas esta ERRADA a informação ! O restaurante mais antigo do Brasil é o Café Lamas, no Rio de Janeiro, em funcionamento desde 1874. Corrige isso ai amigo !!!

    • Anchieta Dantas Jr.
      setembro 4, 2020

      Caro Beto,

      Tudo bem?

      Primeiramente, obrigado pelo seu contato. No entanto, a nossa matéria não está errada. A pesquisa não foi feita por nós, a fim de que pudessémos a cometer algum erro nos resultados. Se você observar, logo no segundo e terceiros parágrafos, nós deixamos claro que escrevemos este artigo tendo como base um levantamento do NetCredit, que revela os restaurantes mais antigos em cada país. Ao mesmo tempo, mostramos a metodologia por eles utilizada para tal. Dessa forma, se você tem essa informação e a considera verídica, peço que, por gentileza, entre em contato com a empresa e eles, certamente, corrigirão o equívoco, caso seja, comprovado. Ao lançarem uma nova pesquisa eu também reproduzirei. O que não podemos é mexer em um estudo que não foi por nós realizado.

      Mas, de qualquer forma, agradecemos a sua participação.

      Atenciosamente,

      Anchieta.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *