Uruguai mantém isenção de impostos para turistas

by

Passear e comprar no Uruguai continuará sendo uma ótima opção para os turistas brasileiros. O país vizinho, que há alguns anos adotou uma ampla política de benefícios fiscais para os seus visitantes, anunciou que vai manter essas vantagens. Em outras palavras, você come bem, experimenta excelentes vinhos, conhece lugares maravilhosos, se diverte e ainda ganha descontos, o que se dá por meio da devolução de impostos.

A renovação passa a valer em 1º de maio de 2018, segundo o blog foi informado ontem, por meio de comunicado enviado à imprensa, pela ministra de turismo do Uruguai, Liliam Kechichian, e comporta os seguintes benefícios:

  • Desconto de 9% do IVA, o Imposto Sobre Valor Agregado (tributo cobrado sobre a oferta de mercadorias e serviços), pagando com cartão de crédito e / ou débito ou dinheiro eletrônico em serviços gastronômicos (restaurantes, catering para eventos, etc), serviços para festas e eventos (não gastronômicos), aluguel de veículos sem motorista e aluguel de imóveis com destino turístico;
  • IVA Zero em hotéis. Válido para estrangeiros que apresentarem o documento de identidade emitido no exterior. Estando em ordem, esse consumo se fatura sem o imposto; e
  • Tax Free para compras de produtos incluídos no regime realizadas nos estabelecimentos que aderiram ao sistema.

Uma ótima notícia, né? Em minhas duas viagens ao Uruguai cheguei a usufruir desses benefícios, pagando com o cartão de crédito, e correu tudo bem. Foi bom demais ver a devolução do imposto na minha fatura, barateando o valor a pagar!

Como adquirir os benefícios

No caso do Tax Free, os impostos são devolvidos somente aos turistas estrangeiros, quando requerido pelo visitante nas lojas autorizadas, a operar sob esse regime, pela Direção Geral Impositiva (DGI).

Cada comércio deve preencher um formulário e entregar junto à nota fiscal da compra. Os documentos, quando os processos forem feitos manualmente, devem ser apresentados nos postos da Direção Nacional de Alfândegas.

Ou então, atualmente, em terminais de autogestão do Tax Free existente no aeroporto de Carrasco e na fronteira de Salto.

Já a devolução do dinheiro do IVA não é realizada na hora, mas sim em até cinco dias uteis após a informação do número de cartão de crédito na aduana, em caso de aceite da solicitação realizada pelo fiscal alfandegário.

A devolução do IVA ocorre somente para compras de produtos com valores superiores a 600 pesos uruguaios (aproximadamente 21 dólares).

Pontos de saídas que praticam a devolução de impostos

Os pontos de saída do Uruguai que podem realizar a devolução de impostos são:

  • Aeroporto Internacional de Carrasco (Montevidéu);
  • Aeroporto de Laguna del Sauce (Punta del Este);
  • Porto de Montevidéu;
  • Porto de Colônia do Sacramento;
  • Terminal de Cruzeiros de Punta del Este,
  • Ponte Salto-Concordia;
  • Ponte Paysandú-Colón;
  • Ponte Fray Bentos – Porto Unzué; e
  • Chuy.

Leia mais sobre o Uruguai

Uruguai: informações práticas para visitar o país

Montevidéu: dicas para conhecer a capital do Uruguai

Punta del Este: como chegar, o que ver e fazer no balneário uruguaio

Colonia del Sacramento: um passeio pela cidade mais antiga do Uruguai

Vai ao Uruguai? Resolva a sua viagem com a gente

Gosta das nossas dicas? Então que tal montar a sua viagem fazendo suas reservas aqui pelos banners na lateral direita do blog ou pelos links a seguir? Você não pagará nada a mais por isso e assim nos ajudará manter o nosso trabalho.

Pesquise e compre aqui o seu voo, pagando a sua passagem em até 12 vezes iguais.

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hotel Urbano. Há opções de parcelamento e cancelamento grátis, caso você venha a mudar de ideia depois.

Cote a contrate aqui um seguro viagem para viajar protegido. Digite BLOGANDARILHO5 no campo Cupom antes de finalizar a compra e ganhe 5% de desconto.

Compre aqui um chip internacional com internet ilimitada nos EUA e em mais 210 países. Digite ANDARILHO10 no campo Cupom e clique em Aplicar antes de finalizar a compra e ganhe 10% de desconto.

Alugue aqui um carro em seu destino

Adquira antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas 

Está sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Resolvvi e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização. Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no Twitter , Pinterest e no TripAdvisor.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *