Florada das cerejeiras no Japão: 7 curiosidades

by

É na primavera no hemisfério norte que acontece um dos mais belos e coloridos espetáculos da natureza: a florada das cerejeiras no Japão. Aliás, o Hanami, como os japoneses a chamam. A saber, uma estação associada à alegria e a um clima de renovação. Muito popular também entre os turistas, a florada das cerejeiras chega a ser um dos principais “cartões-postais” do Japão.

Infelizmente, é um espetáculo de curta duração, porém intenso e fascinante, que ocorre no fim de março e no começo de abril. Portanto, se o seu objetivo é ver a florada das cerejeiras, este é o período que deve marcar a sua viagem ao Japão.

Contudo, enquanto ainda não é possível viajar e se apaixonar pelos tons de rosa que cobrem o país, o Blog Andarilho lhe conta algumas curiosidades incríveis sobre o Hanami. Dessa forma, quando puder visitar a “Terra do Sol Nascente”, você vai ainda mais bem informado sobre a florada das cerejeiras no Japão.

A florada das cerejeiras: 7 fatos

Florada de cerejeiras do Japao na cidade de Quioto

1.Sakura

Além de nome feminino popular no Japão, Sakura significa flor de cerejeira em japonês. A saber, a palavra expressa a beleza feminina, o amor e a felicidade. Assim como a renovação e esperança.

2. Ano novo, vida nova!

Réveillon? Que nada! Para os japoneses, o Hanami representa o fim de um ciclo e começo de outro. Aliás, abril marca o início do ano letivo, fiscal e até mesmo a estreia dos recém- formados no mercado de trabalho.

3. Mais de 600 espécies

Estima-se que no Japão existam mais de 600 espécies de sakuras. A propósito, a mais comum é a somei-yoshino, representação padrão da flor de cerejeira, com cinco pétalas e coloração rosa claro, quase branco.

No entanto, há espécies que variam e muito do padrão, com a Prunus Kazan, que apresenta até 28 pétalas.

4. A mais velha cerejeira do Japão

A mais velha cerejeira do Japão fica na cidade Hokuto, em Yamanashi, e atende pelo nome de Jindai Zakura. São quase dois mil anos de vida.

Segundo os historiadores, a árvore “morreu” em algum momento do século XIII. Porém, foi salva graças as orações de Nichiren, um importante monge budista.

5. Não é rosa!

Você pode até dizer que sim, mas para os japoneses a cor da cerejeira não é rosa. Devido a sua importância para o país e a grande variedade de tonalidades, uma nova coloração foi criada, a sakura-iro. O tom, aliás, é bastante utilizado na cultura japonesa e está presente nos animes.

6. Não é feriado, mas é como se fosse

Além de cor própria, a Sakura também tem um dia para chamar de seu. A propósito, celebrado em 27 de março, período em que geralmente marca o início da floração.

7. Sakura ou coroa?

O verso da moeda de 100 ienes, uma das mais populares do Japão, também reitera a importância da sakura para aos japoneses.

Gostou desse post? Então compartilhe! Ao mesmo tempo, cadastre-se para receber gratuitamente o nosso conteúdo.

Ao passo que quando decidir viajar para o Japão, lembre-se do Blog Andarilho. Veja, a seguir, o que podemos fazer por você!

Resolva aqui a sua viagem

Garanta aqui o seu seguro viagem com 15% de desconto
Encontre hotéis, hostels, pousadas e apartamentos com as menores tarifas
Passagens aéreas com até 50% de economia, parceladas em até 12X iguais
Chip internacional para celular com 10% de desconto
Evite filas! Compre antecipadamente ingressos para atrações e passeios
Alugue um carro com até 30% de desconto, sem IOF e em até 12 parcelas
Contrate guias de turismo que falam português em mais de 5 mil cidades
Reserve aqui o seu transfer aeroporto/hotel/aeroporto
Faça uma viagem que é a sua cara! Confira nossa curadoria de viagem
Compre malas e acessórios para a sua viagem e receba em casa

Com informações da Quickly Travel, ao passo que as fotos são do Pixabay.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *