La Bella Itália: novo menu ressignifica a cozinha italiana em Fortaleza

by

A variedade de restaurantes em Fortaleza é grande. A cena gastronômica local vai muito além da cozinha regional, acolhendo várias nacionalidades. Entre elas, a culinária italiana é uma das que mais se destaca. Aqui come-se muito bem pratos oriundos do país em forma de bota. Sejam receitas originais ou releituras das mesmas. E um dos restaurantes italianos que mais aprecio é o La Bella Itália, o qual frequento praticamente desde que ele abriu, há 14 anos.

Nesse intervalo de tempo, a casa passou por algumas mudanças. Entretanto, sem nunca deixar cair a qualidade que a consagrou como referência na cidade. A mais recente delas, a qual fui gentilmente convidado a conhecer, foi a reformulação do seu cardápio, inspirado no que há de mais genuíno e nobre na Itália.

O resultado? A união de pratos tradicionais com técnicas modernas de preparação e receitas elaboradas com ingredientes fora do comum, praticamente não encontrados em outros estabelecimentos do gênero na capital do Ceará. Uma experiência única, revelando que a cozinha italiana transcende, e muito, o que normalmente as pessoas associam a ela.

No novo cardápio do La Bella Itália, o chef Fábio Denardi e o proprietário, o italiano Luca Lunghi, mantiveram alguns pratos clássicos do lugar, porém, adicionaram novas receitas de massas, pizzas, risotos e carnes incrementadas com esses ingredientes que fogem ao convencional. Tem até iguarias que remetem à infância de Lunghi, quando ele vivia em seu país de origem.

Para começar, falando nos insumos, temos a bottarga. Para quem nunca ouviu falar, trata-se de ova seca da tainha, após um processo de salmoura e exposição solar. Entram ainda na elaboração dos pratos, trufas, tinta de lula, pecorino romano (queijo italiano feito de leite de ovelha) e gorgonzola dolce (não significa que o queijo é doce, mas que é cremoso e de sabor mais suave).

Não dá para esquecer também, o célebre açafrão em pistilo (o verdadeiro açafrão, feito da flor crocus sativus e que em nada tem a ver com a cúrcuma, popularmente chamada de açafrão da terra no Brasil), os cogumelos eryngui (também conhecido como cogumelo do cardo), o radicchio (folha vermelha da família da chicória) e o arroz vermelho.

Já entre as novidades em pratos, vale citar os risotos Nero di Seppia (foto de abertura do post), feito com arroz carnaroli, molho à base de tinta de lula, finalizado com lula salteada e tomate cereja confit; e o Porcini e Vitello, também com o arroz carnaroli, mas com molho de cogumelos porcini e cubos de filé de vitelo, finalizado com pó de cogumelo porcini e azeite de trufas brancas.

Na categoria pastas frescas, elaboradas diariamente no restaurante, destaca-se o Agnolotti di Vitello com molho à base de panceta e cogumelos eryngui, que dão mais sabor a massa recheada com carne de vitelo e especiarias.

Agnolotti di Vitello

Nos frutos do mar, aparece a Grigliata, que chega à mesa com uma cauda de lagosta, lula, tentáculos de polvo e cubos de peixe grelhados, acompanhado de purê de batata, radicchio, cogumelos eryngui e tomate cereja confit.

Pastas com certificação

Contudo, uma das grandes novidades do menu é a seção da Pasta Grano Duro Di Martino, produto com o selo IGP (Indicação Geográfica Protegida), uma indicação certificada da qualidade da massa de “grano duro”.

Ela é produzida na cidade de Gragnano, próxima a Napoli no sul da Itália, reconhecida mundialmente como a cidade da massa.

Os pratos em destaque são o Paccheri con Aragosta, massa paccheri, molho à base de bisque e tomate cereja com lagosta; e o Vongole Cozze e Bottarga, uma massa linguine com molho de azeite extra virgem e tomate cereja, mexilhões e vôngoles sem casca, finalizado com a nobre bottarga.

Vongole Cozze e Bottarga

Tapas ao estilo italiano

Outra atração do novo menu é a seção Cicchetti, pequenas porções de duas unidades que podem substituir as entradas (antipasti) para os mais comedidos. Segundo Luca, é como se fosse uma versão italiana das famosas tapas espanholas.

Uma das opções é o Coda di Manzo e Polenta: rabada italiana cozida a baixa temperatura, envolvida com pão e servida com polenta cremosa. Derrete na boca!

Coda di Manzo e Polenta

La dolce vita

Para as sobremesas, o La Bella Itália decidiu incrementar as opções com tradicionais doces italianos, cujo o diferencial está no recheio. A Zeppole con Pistacchio, por exemplo, é feita com massa “choux” em formato de gota crocante, creme de pistache da região da Sicília e coulis de morango.

Já a Millefoglie con Nocciola é uma massa folheada intercalada com creme de avelã da região do Piemonte, finalizada com nozes caramelizadas com flor de sal. Cada uma mais deliciosa que a outra!

O que eu experimentei

Agora, você deve estar se perguntando: mas ele comeu todos esses pratos em uma única visita ao La Bella Itália? Não foi bem assim… No dia, foi elaborado um menu degustação, com uma porção menor do que normalmente é servido, para que pudéssemos experimentar a maior parte das novidade.

Na ocasião, passaram pela mesa seis receitas, entre entradas, pratos principais e sobremesas, harmonizadas com vinhos e espumante.

Na sequência: Coda di Manzo e Polenta (Antipasti), Vongole Cozze e Bottarga (Pasta Grano Duro Di Martino IGP), Agnolotti di Vitello (Pasta Fresca), Nero di Seppia (Risotti), Zeppole con Pistacchio e Millefoglie con Nocciola, os dois últimos na categoria sobremesas.

Minha opinião? Difícil dizer qual o mais gostoso, porque simplesmente todos valem a pena! O que significa, que você terá que ir várias vezes ao La Bella Itália para explorar todo o seu menu, porque essa é apenas uma pequena amostra do que você vai encontrar.

E os vinhos?

Estes não ficam atrás da seleção e qualidade dos pratos. A carta de vinhos apresenta principalmente rótulos italianos exclusivos, de praticamente todas as regiões produtoras da Itália, assim como de algumas outras nacionalidades.

No dia da apresentação do novo cardápio tomamos um vinho branco chardonnay da Casa Valduga (Brasil) e um tinto italiano Bardolino, de denominação controlada, elaborado com três castas: corvina, molinara e rondinela.

O ambiente e quem está a frente da casa

O La Bella Itália conta com dois ambientesum aberto no térreo, reformado recentemente, e no primeiro piso um espaço climatizado, todos assinados pelo arquiteto Carlos Otávio.

Abaixo seguem algumas fotos dos ambiente, assim como do chef Fábio Denardi e do proprietário da casa, Luca Lunghi.

O La Bella Itália fica na Avenida Almirante Barroso, 812, na Praia de Iracema. Funciona de segunda a sábado, das 18h à 00h, e domingo, das 12h às 16h e das 18h à 00h. O telefone é (85) 3219.2166.

E aí, o que achou da nossa dica de onde comer comida italiana em Fortaleza? Deixe sua opinião nos comentários.

Gosta do nosso trabalho? Então, que tal nos dar uma força para poder continuá-lo, mantendo o blog sempre atualizado e com conteúdo de qualidade? Saiba como a seguir. Você não vai pagar nada a mais por isso e ainda poderá ganhar descontos. Confira!

Resolva a sua viagem com a gente

Aqui no Blog Andarilho você encontra tudo para resolver a sua viagem e não vai precisar ficar buscando de site em site. Basta clicar nos links a seguir ou utilizar os banners na lateral direita do blog e boa viagem!

Compare preços e reserve seu voo por meio dos nossos parceiros Viajanet  ou PassagensPromo.

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hoteis.com.

Contrate seu seguro viagem com desconto pela SegurosPromo ou Real Seguros.

Compre aqui seu chip internacional com 10% OFF e internet ilimitada nos EUA e em mais 210 países.

Alugue um carro para viajar pelo Brasil e o exterior com até 30% OFF.

Garanta antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas em todo o mundo.

Compre aqui entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos.

Adquira agora moeda estrangeira com a devolução de 50% do IOF.

Deseja fazer um cruzeiro? Veja agora as melhores ofertas para navegar pelo Brasil e o mundo pagando em 12X sem juros.

Reserve agora seus trens na Europa com a RailEurope, revendedor oficial no Brasil.

Está sem tempo? Precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria. Entre em contato.

Problemas com voos? Nós temos a solução: acesse a Resolvvi e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização.

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *