Na Ibiapaba, cachaça artesanal também é atrativo turístico no Ceará

by

Em minhas recentes andanças pelo Ceará, eu venho colecionando experiências bastante interessantes, turisticamente falando, ainda completamente desconhecidas da grande maioria dos visitantes e mesmo por quem aqui vive. Duas delas, eu vivenciei em maio deste ano, quando retornei à Serra da Ibiapaba, localizada a pouco mais de 300 quilômetros de Fortaleza.

Junto à visita que fiz à Swart Rosas Ubajara, conhecer o Engenho Nogueira me conduziu a uma viagem no tempo, mais precisamente ao início do Século XX, quando a região tinha a sua importância na produção nacional de cana-de-açúcar.

Tendo à frente a quarta geração da família, a casa de engenho dos Nogueira, construída em 1908, em Oiticias, nos arredores da Cidade de Viçosa do Ceará, um dos municípios que integra a Rota dos Mirantes, preserva quase que a totalidade da arquitetura original.

Em seu interior, guarda um rico um acervo que conta um pedacinho da história do lugar e permite ao visitante provar deliciosas cachaças artesanais e licores e ainda a autêntica cozinha rural local.

As surpresas já começam ao descer do carro, quando nos deparamos com uma casa de época charmosa, pintada em um azul belíssimo, cercada de muito verde e recantos acolhedores.

Como se dá a visita ao engenho

Uma vez recepcionados, começa a viagem no tempo quando somos guiados pelos cômodos da casa, cuja decoração reproduz o modo de vida de quem ali vivia, ficamos sabendo de histórias bastante curiosas e divertidas sobre a família e seus antepassados, as quais eu não vou contar para não estragar a sua visita.

No fim do passeio, provamos a cachaça de alambique, envelhecida em barris de aroeira, pau-d’arco, umburana e bálsamo, ali produzida desde 1892. Peça também para provar os licores caseiros. O meu preferido foi o de coco.

Se quiser estender as lembranças dos momentos vividos no Engenho Nogueira, vale adquirir algumas garrafas de cachaça, licores e potes de doces na lojinha mantida no local.

Sabores rurais

Mas não para por aí! Vale incluir na sua visita um almoço tipicamente rural. A comida é feita em fogão a lenha, preparada com insumos orgânicos, quase que na totalidade produzidos no engenho.

Tem salada de folhas e legumes, arroz branco, pirão, galinha caipira, feijão, uma farofa deliciosa (essa eu repeti sem medo de ser feliz) e ainda a opção de porco guizado.

De sobremesa, doces caseiros de frutas ali cultivadas. Sem esquecer, para arrematar, um cafezinho coado, feito na hora. Tudo muito farto, de aroma e sabores deliciosos.

No entanto, caso você opte pela refeição, o pedido precisa ser feito com antecedência, ao agendar a sua visita. Para você ter uma ideia, a galinha caipira completa, que serve quatro pessoa, custa R$ 100. Excelente custo-benefício. Agora se você optar apenas pela visita, o custo por pessoa é de R$ 5.

Como visitar

O Engenho Nogueira abre suas portas para visitação de quinta a domingo das 8h às 17h. Mais informações no perfil  @engenhonogueira  no Instagram ou pelos telefones (88) 99640.1617/99296.2201/99697.3991.

Saindo do centro de Viçosa do Ceará é só pegar a CE 240 conforme o mapa a seguir:

Cachaça como atrativo turístico no Ceará

Mapa de acesso ao Engenho Nogueira

O blog viajou à Ibiapaba a convite da Swart Rosas, transportado pela Nativa Turismo. Ficamos hospedados no hotel Sítio do Bosco.

E aí, o que você achou de mais essa dica? Deixe sua opinião aí nos comentários. Gosta do nosso trabalho? Que tal nos ajudar a manter o blog sempre atualizado? Saiba como a seguir. Você não vai pagar nada a mais por isso e ainda ganha descontos. Confira!

Resolva a sua viagem com a gente

Aqui no Blog Andarilho você encontra tudo para resolver a sua viagem e não vai precisar ficar buscando de site em site. Basta clicar nos links a seguir ou utilizar os banners na lateral direita do blog e boa viagem!

Compare preços e reserve seu voo pela Viajanet pagando em até 12 vezes iguais.

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hotel Urbano.

Contrate seu seguro viagem com desconto pela Real Seguros ou SegurosPromo.

Compre aqui seu chip internacional com abatimento e internet ilimitada nos EUA e em mais 210 países.

Alugue um carro para viajar pelo Brasil e o exterior com até 30% OFF.

Garanta antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas em todo o mundo.

Compre aqui entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos.

Reserve agora seus trens na Europa com a RailEurope, revendedor oficial no Brasil.

Está sem tempo? Precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria. Entre em contato.

Problemas com voos? Nós temos a solução: acesse a Resolvvi e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização.

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

1 Response
  • RUI PAZIN
    junho 27, 2019

    Leia ,uma narrativa com detalhes reais do local, aproveite e conheçam a cidade de Viçosa do cearà ( onde fica o engenho)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *