Em tempos em que os smartphones se tornaram nossos grandes companheiros de viagem, estar conectado é fundamental. Quando temos que enfrentar uma longa espera por um voo então, não há nada melhor para ajudar a passar as horas. Ainda mais depois que percorremos todas as lojas do aeroporto, tomamos um cafezinho, comemos alguma coisa e nada de chamarem para o embarque. Aí, quando já não há mais nada o que fazer, o jeito é apelar para a internet.
E, em uma situação como essa, são as conexões wi-fi em aeroportos que nos salvam. Principalmente se, naquele momento, não se tem acesso a uma rede móvel. E você há de convir: nem sempre é fácil obter conexão. Geralmente, é preciso se cadastrar, possuir uma senha específica ou até um número de telefone local.
É por isso que o blogueiro de viagens turco e também engenheiro de segurança da computação, Anil Polat, resolveu centralizar centenas de senhas das redes wi-fi de aeroportos pelo mundo em um mapa que ajuda os viajantes a se conectarem. Ou seja, bem mais fácil do que sair perguntando ou procurando a habitual plaquinha.
A ideia me pareceu muito bacana. Até porque, com a colaboração de amigos e leitores de seu blog, o FoxnoMad – Travel Smarter, o material é constantemente atualizado e tem ficado cada vez mais completo. Até agora, ele já conta com mais de 215 senhas.
Como funciona
Como você pode ver na imagem acima, o mapa está coberto de aviõezinhos azuis. Cada um deles representa um aeroporto diferente. Ao clicar no avião desejado, o internauta recebe informações de onde está a melhor conexão de internet sem fio naquele terminal, com a respectiva senha – quando uma for exigida.
No Brasil, apenas três aeroportos estão listados até agora: Guarulhos (São Paulo-SP), Galeão/Tom Jobim (Rio de Janeiro-RJ) e Val-de-Cans/Júlio Cezar (Belém-PA). Em Guarulhos, por exemplo, a sugestão do blogueiro é ir ao lounge da American Airlines e uma vez nas proximidades, caso você não tenha acesso, utilizar a senha que ele disponibiliza no mapa.
O sucesso do seu projeto é tanto que a ferramenta já até virou aplicativo para smartphone e tablets. Batizado de WiFox, o aplicativo está disponível em versões pagas para iOS (iPhone) e Android por aproximadamente R$ 6,50, mas também está disponível gratuitamente nesta página da web.
E como o mapa foi criado no Google Maps, é possível acessá-lo off-line, desde que já esteja aberto no aplicativo ou navegador.
Funciona? Infelizmente, eu ainda não tive a chance de testar para comprovar. Apenas acessei o mapa pela web e verifiquei os aeroportos listados e as informações disponíveis.
Testar os acessos de fato, isto vai ficar para a minha próxima viagem. Daí, depois eu conto por aqui. Porém, se você já conhece o mapa e chegou a experimentá-lo, conta aí nos comentários a sua avaliação!
E se você gostou dessa dica, que tal compartilhar esse post em suas redes sociais? Já para acompanhar tudo que acontece no blog siga a gente no Facebook, no Instagram e no Twitter e também não deixe de se cadastrar para receber a nossa Newsletter.
Deixe seu comentário