Drones no exterior: mapa mostra países permitidos

by

Entre as tecnologias que mais revolucionaram as fotografias de viagem, certamente, os drones se destacam. Contudo, apesar de eles serem cada vez mais populares, em muitos países seu uso é ilegal. Ao passo que, em outros, existem regras que devem ser observadas cuidadosamente. Caso contrário, você corre o risco de ter o equipamento apreendido, pagar multa e até mesmo ser preso. Dessa forma, antes de pôr a peça na bagagem, vale se informar sobre o uso de drones no exterior.

Eu digo isso porque, segundo levantamento da Surfshark – ferramenta global de proteção de privacidade -, pelo menos 143 países já aprovaram alguma forma de regulamentação relacionada aos drones. Tudo com o intuito de proteger a privacidade dos cidadãos.

Dessa maneira, para que você tenha um panorama da regulamentação do uso de drones no exterior, vale conferir, a seguir, um mapa criado pela Surfshark. A empresa compilou dados sobre a utilização desses equipamentos em 210 países.

Mapa mostra a permisssão de uso de drones no exterior

Em linhas gerais, as leis sobre o uso de drones no exterior variam de proibições absolutas à possibilidade de operá-los sem qualquer restrição.

O estudo, de outubro de 2020, atribui a cada país uma das seguintes categorias: proibição total, proibição efetiva ou linha visual de visão necessária. Assim como, linha visual experimental de visão (experimentos que permitem drones voarem além da linha de visão), uso irrestrito e sem legislação relacionada a drones.

Para facilitar a consulta, separamos os países e as as respectivas classificações de acordo com o continente. Confira!

Vai viajar? Não vale esquecer do seguro viagem! Mais do que a garantia de assistência médica e odontológica, você estará coberto ante muitos imprevistos. Faça a sua cotação e compre aqui com um desconto exclusivo de 15%.

Uso de drones na Europa

Uso de drones nos países da Europa

Atualmente, a Europa tem uma das regulamentações relacionandas a drones mais liberais do que qualquer outro continente. Ao todo, 27% dos países europeus se enquadram na categoria irrestrita. Mais do que a média global de 18%.

Mas embora esses países tenham relativamente pouca legislação restringindo o uso de drones, eles ainda têm uma série de diretrizes operacionais.

Os pilotos de drones na Letônia, por exemplo, são obrigados a usar uma peça de roupa de identificação, como um chapéu ou uma camisa. Na Áustria, os pilotos são obrigados a obter uma licença se o drone pesar mais de meio quilo, assim como se voar acima de 98 pés.

Américas Central e do Norte

Américas Central e do Norte

Cerca de 33% dos países na Américas Central e do Norte permitem voos experimentais de drones além da linha de visão do usuário. Aliás, bem acima dos 22% da média global.

Conforme o levantamento, o grande número de países que permitem voos experimentais de drones pode estar relacionado à presença de empresas de tecnologia como Amazon, Walmart e DHL.

Essas companhias pesquisam maneiras de incorporar drones em sua infraestrutura de entrega. Igualmente, estão desenvolvendo métodos para enviar pacotes leves em curtas distâncias.

Os países com legislação experimental de drones incluem Canadá, Estados Unidos, Ilhas Cayman, Antígua e Barbuda e outras pequenas nações caribenhas.

Drones na América do Sul

América do Sul

Neste continente, 67% dos países com legislação relacionada a drones permitem que os equipamentos voem, desde que fiquem dentro do campo de visão do piloto.

Ao passo que nenhum país da América do Sul tem proibições definitivas ou efetivas aos drones.

Entretanto, algumas nações sul-americanas têm regras específicas voltadas para a segurança e preservação do meio ambiente.

No Peru, por exemplo, os voos dos drones não podem durar mais do que uma hora. No Equador, os drones são completamente proibidos nas Ilhas Galápagos. Exceto para uso científico aprovado.

Oriente Médio e Ásia Central

Países que permitem drones no Oriente Médio e Ásia Central

Nesta parte do mundo, 21% dos países com legislação relacionada a drones têm proibições definitivas. Mais do que 11% da participação global e a segunda maior parte de qualquer continente.

Além disso, há vários países com proibições efetivas de drones. No Butão, por exemplo, o vôo de drones só é permitido pelo governo.

No geral, 15% dos países da Ásia têm proibições efetivas de drones. Muito mais do que a média global de 8%.

Um pequeno número de países, no entanto, está começando a permitir voos de drones além da linha de visão.

O Japão, por exemplo, está desenvolvendo atualmente um sistema de licenciamento que permitirá voos de drones além da linha de visão para entregas do governo.

Resto da Ásia e Oceania

Oceania e países da Ásia

Aproximadamente 56% dos países da Oceania não têm legislação relacionada a drones. Dos países que possuem, a maioria permite esses equipamentos, desde que os pilotos permaneçam dentro da linha de visão do drone. Nenhum país tem proibições definitivas ou efetivas.

Na Austrália e na Nova Zelândia, existem disposições para drones voar além da linha de visão do piloto.

Uso de drones na África

Legislação na África

Mais da metade de todos os países da África não tem legislação relacionada a drones. Daqueles que possuem, 21% proibiram totalmente a tecnologia. Outros 13% têm proibição efetiva.

No Egito, por exemplo, embora os drones sejam tecnicamente legais, é muito difícil obter permissão.

Mas, embora existam obstáculos para o voo de drones em vários países africanos, também há exemplos de inovação.

Em Gana e em Ruanda, os drones podem voar além da linha de visão para entregar suprimentos médicos a aldeias remotas.

Outros países africanos que permitem que os drones voem além da linha de visão são Uganda e Zimbábue.

Gostou do nosso artigo sobre o uso de drones no exterior? Então compartilhe!

Ademais, como temos muito mais para mostrar, queremos você sempre por aqui. Dessa forma, cadastre-se agora para receber, gratuitamente, nosso conteúdo e pormoções por e-mail e WhatsApp.

Ao mesmo tempo, quando for viajar, veja, a seguir, o que o Blog Andarilho pode fazer por você!

Resolva aqui a sua viagem

Garanta aqui o seu seguro viagem com 15% de desconto
Encontre hotéis, hostels, pousadas e apartamentos com as menores tarifas
Passagens aéreas com até 50% de economia, parceladas em até 12X iguais
Chip internacional para celular com 10% de desconto
Evite filas! Compre antecipadamente ingressos para atrações e passeios
Alugue um carro com até 30% de desconto, sem IOF e em até 12 parcelas
Contrate guias de turismo que falam português em mais de 5 mil cidades
Reserve aqui o seu transfer aeroporto/hotel/aeroporto
Faça uma viagem que é a sua cara! Confira nossa curadoria de viagem
Compre malas e acessórios para a sua viagem e receba em casa

Foto de capa: StockSnap por Pixabay.

1 Response

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *