Seguro viagem da seguradora versus do cartão de crédito: qual escolher?

by

Seja onde for, imprevistos podem acontecer, inclusive, durante uma viagem, seja ela a lazer ou a negócios. Portanto, não canso de repetir o quão importante é estar preparado para lidar com situações adversas. Para isso, o seguro viagem é fundamental. Há quem pense em contratar um seguro apenas quando ele é exigido para o país de destino, mas jamais embarque nessa! Nem pense na possibilidade de viajar, mesmo dentro do Brasil, sem uma cobertura adequada, se quer evitar um rombo no seu orçamento.

Só que a dúvida sobre qual seguro viagem contratar deixa os viajantes bem perdidos. É possível que durante o planejamento da sua viagem, principalmente internacional, você não tenha se preocupado com essa questão, dado que alguns cartões de crédito oferecem o serviço incluso na anuidade ou, em outros casos, você tenha se encontrado a opção “seguro viagem” quando foi comprar as passagens.

Daí surgiu o questionamento: será que vale a pena contratar o seguro oferecido pelo cartão de crédito, ou seria melhor um seguro de uma seguradora?

Por um bom tempo, eu fui da turma que, por ter direito, sempre optou pelo seguro do cartão de crédito, mas nunca tinha parado para entender a diferença entre ele e o de uma seguradora convencional.

Porém, depois que descobri o que os diferencia e os tipos de cobertura, passei a buscar uma seguradora em todas as minhas viagens. Entenda a seguir meus motivos.

Seguradoras X Seguro viagem do cartão de crédito

A principal diferença entre seguro do cartão de crédito e o seguro viagem de uma seguradora é que o seguro do cartão tem uma cobertura mais limitada, e você só pode usar se tiver comprado a passagem com esse mesmo cartão, tendo a viagem que durar no máximo 30 dias.

Assim, quem viaja para fazer intercâmbio ou mochilão terá que contratar um seguro viagem direto da seguradora. Práticas de esportes e complicações na gravidez também não costumam ser cobertas pelos seguros do cartão de crédito.

Além disso, nas principais empresas do mercado – como Visa, Mastercard, American Express – esse serviço só está disponível para portadores das bandeiras superiores, como Platinum e Black, cujas anuidades são bem mais caras.

E mesmo que você tenha direito ao seguro viagem pelo seu cartão de crédito, geralmente, é a administradora que escolhe a melhor opção para você e, muitas vezes, a cobertura disponibilizada não é a ideal para a viagem que está fazendo.

Ao mesmo tempo, a maioria dos seguros de cartão de crédito trabalha com reembolso, ou seja, se você precisar de atendimento médico, terá que pagar, para depois receber de volta o que gastou. Sabendo que em muitos países o atendimento em hospitais é bem caro, isso pode ser um grande problema.

Portanto, viajar sem seguro não é uma opção é uma necessidade. E vamos combinar que é melhor contratar e não usar, do que precisar e não ter. Não acha?

Já na outra ponta, as seguradoras trabalham de forma diferente. Na hora da contratação é você quem escolhe o tipo de seguro que vai se encaixar melhor na viagem que vai fazer, incluindo aí os valores de cobertura.

Além disso, essas empresas operam com uma rede conveniada, o que quer dizer que você não vai precisar desembolsar nada para ter o atendimento que precisa nos hospitais e clínicas selecionados.

Sem contar que a seguradora dá toda assistência em caso de necessidade, como médico, hotel, direcionamento da rede hospitalar mais próxima e, em caso de traslado de corpo, a companhia cuida de todo o processo.

E, ao contrário do que muita gente pensa, não custa caro. É possível contratar um seguro viagem pagando a partir de R$ 3 por dia em viagens dentro do Brasil e desde R$ 9 por dia em viagens internacionais. Faça uma cotação aqui.

Como funciona o seguro viagem

O seguro das seguradoras funcionam como um plano de saúde e cobertura para acidentes que vale pelo período contratado na sua viagem, dando garantia de atendimento médico, hospitalar e odontológico no Brasil e no exterior sem desembolsar nada além do valor pago pelo seguro.

E as coberturas vão além: permitem ainda você ter a bagagem segurada em caso de extravio, não gastar com taxas por alterações ou cancelamento da viagem, contar com passagem aérea e hospedagem para um familiar poder lhe assistir no destino em caso de convalescença, entre outras facilidades.

E para me ajudar a economizar na compra do seguro viagem, ultimamente, eu tenho comprado meus seguros por meio do nosso parceiro a Segurospromo.

O serviço é melhor do que comprar de uma seguradora específica, porque a Segurospromo é um comparador de empresas de seguros viagem, onde fazemos a cotação de acordo com o tempo e necessidades para escolher o que melhor nos atende.

O site faz comparação online dos valores das dez empresas mais confiáveis do mercado – Travel Ace, Assist Card, GTA, Affinity, entre outras -, e é possível selecionar o aquele com melhor custo-benefício.

Seguro viagem com 5% de desconto + 5% no boleto

E os leitores do Blog Andarilho ainda tem um desconto de 5% utilizando o código BLOGANDARILHO5, no campo Cupom de Desconto, na hora de finalizar a compra.

Caso optem por pagar no boleto bancário, tem mais 5% de abatimento. Já a compra via cartão de crédito pode ser parcelada em até 12 vezes. Bom demais, não é? Cote aqui seu seguro viagem!

Vale à pena utilizar apenas o seguro do cartão?

Olha, o que sugiro é que mesmo tendo direito a esse benefício, esteja muito atento à cobertura e aos valores das mesmas.

O ideal é sempre ligar para a central do cartão, avisar que vai viajar e solicitar as condições gerais da cobertura de do seguro viagem disponibilizada.

Lembre-se também de comparar o seguro das operadoras de cartão de crédito com os planos das seguradoras. Além de serem especializadas em seguros para viagem, essas empresas possuem, como expliquei anteriormente, planos mais completos e mais opções de cobertura.

Veja também o nosso passo a passo de como achar um seguro bom e barato para a sua próxima viagem.

Monte sua viagem com a gente

Se você gosta das nossas dicas, admira o nosso trabalho e quer nos dar uma força a fim de poder continuá-lo, vou aproveitar para lembrar que temos uma série de parcerias que lhe ajudam a organizar a sua viagem com o melhor custo-benefício.

Fazendo as suas reservas por meio dos banners na lateral direita do site, ou dos links a seguir, você não paga nada a mais por isso e vai nos ajudar a manter o blog, dada a pequena comissão que nossos parceiros nos pagam. Desde já, agradecemos de coração. Confira!

Para procurar voos baratos, acesse nossos parceiros de passagens aéreas PassagenspromoVoopter ou Max Milhas e encontre tarifas que se encaixem no seu bolso. Eles reúnem várias ofertas de passagens em um só lugar!

Reserve aqui seu hotel ou hostel e tenha uma estada com o melhor preço. No Booking, há várias opções com cancelamento grátis!

Você também pode pesquisar hotéis e pacotes completos para viajar, pagando em até 12 vezes sem juros, por meio do Hotel Urbano. Acesse agora e confira!

Seguro viagem com desconto? Nosso parceiro Segurospromo oferece mais de 10 seguradoras com planos e preços imbatíveis para você viajar protegido. Faça a sua cotação e garanta já seu desconto exclusivo.

Utilize o cupom “BLOGANDARILHO5”. Ele lhe dá direito a 5% de abatimento na compra do seguro de viagem e ainda é possível parcelar em até 12 vezes. Não viaje sem seguro. Evite perrengues!

Vai querer alugar um carro em seu destino? Então, compare preços e tenha o melhor atendimento com Rentcars.com. Alugue aqui um veículo pagando em até 12 parcelas, livre de IOF e com até 60% de desconto.

E se você quiser viajar o tempo todo conectado sem pagar uma fortuna de roaming, aposte no EASYSIM4U (saiba aqui como foi nossa experiência), chip com internet ilimitada nos Estados Unidos e em mais de 140 países. Compre agora.

Pretende viajar de trem na EuropaReserve agora seus trens com a RailEurope e garanta já os seus bilhetes!

Procura por passeios e atividades turísticas pelo mundo? O Get Your Guide pode lhe ajudar a encontrar e tudo em português. Acesse aqui e confira!

Vai aos Estados Unidos? Saia do Brasil com ingressos para shows, teatros, jogos  e muito mais. Adquira agora suas entradas com atendimento em português com o nosso parceiro SuperIngressos. Clique aqui e confira!

Precisa tirar um visto para viajar ao seu destino? Consulte o nosso parceiro ForVistos, para receber orientação especializada. E por favor, ao contatar a empresa, não esqueça de informar que chegou até eles por meio do Blog Andarilho, a fim de assegurar a nossa indicação.

Está sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Experimente o nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Ajudajus  e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no  Twitter e no Pinterest.

 

 

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *