Viagens gastronômicas: dicas para uma boa experiência fora de casa

by

A gastronomia é parte importante de qualquer cultura e, por isso, não tem como deixá-la de lado quando viajamos para um país ou região diferente. Eu não sei você, mas sempre que eu desembarco em uma nova cidade fico curioso para “descobrir o destino pela boca”. E muitas vezes, essa não é uma tarefa fácil, pois ao sair do aeroporto percebe-se que as opções são inúmeras, seja por conta da quantidade de restaurantes bacanas ou pela infinidade de comidas típicas.

Esse foi tema, inclusive, de uma conversa recente com um amigo, e que me inspirou a escrever esse post. Como aproveitar a gastronomia local, sem exceder o orçamento da viagem? Será que aquele restaurante renomado é realmente a melhor opção? Onde encontrar a melhor versão de um determinado prato pela cidade? Restaurantes muito turísticos devem mesmo ser evitados?

Essas foram algumas questões levantadas no nosso papo, as quais resumo agora por meio de dicas e, assim, poder lhe ajudar a tirar o melhor proveito da gastronomia do lugar que você for visitar, sem gastar tanto.

Faça o dever de casa

Antes de embarcar, é importante fazer algum tipo de pesquisa. Eu, por exemplo, além de procurar saber as comidas e ingredientes típicos de cada destino, tento identificar onde encontrar as melhores receitas de cada prato a um bom custo-benefício.

Para isso uso e abuso dos blogs, inclusive escrito por pessoas do lugar, e da opinião de outros viajantes em sites como o TripAdvisor, sem esquecer também as fontes tradicionais como guias gastronômicos, jornais e revistas.

Não satisfeito, uma vez no destino, sempre pergunto aonde estou hospedado, ou a outros viajantes que estão ali há mais dias, se determinado restaurante vale mesmo à pena e se a pessoa tem alguma sugestão melhor.

Evite rodeios: diga exatamente o que quer comer

Ao consultar alguém sobre onde comer, o ideal é ser o mais específico possível. Se você deseja comer uma boa pizza, por exemplo, ao invés de dizer que quer ir a um restaurante italiano, diga o prato que quer e pergunte uma indicação de local.

Deixe claro que quer um restaurante com preços acessíveis e que sirva a melhor pizza da cidade. Ser direto e preciso sobre o que se quer é a melhor forma de obter ajuda e conseguir uma boa dica.

Não opte por qualquer restaurante

Eu sempre como os pratos típicos dos destinos que visito, porém, procuro, se possível, as melhores versões, ao invés do restaurante mais próximo. Claro, que elas podem estar mais perto do que se imagina, mas também não, né?

Então, peço sugestões aos moradores onde comer bem e com bons preços. Afinal, não costumo viajar com o orçamento folgado.

Fuja do lugar comum

Evite o que pode comer em casa ou na sua cidade. Busque oportunidades de ter uma experiência culinária diferente. Viajar é experimentar novas coisa e desfrutar de momentos únicos.

Mas também não se torture por isso. Se você não curte Sushi de jeito nenhum, não é porque está no japão que deve comê-los, né? Use o bom senso e faça o que lhe traz conforto.

Diversifique

Para conhecer melhor a comida de uma região, vá desde as situações mais formais, como em restaurantes, a mercados públicos, feirinhas, comida de rua, supermercados e o que puder aproveitar.

Além do que, você poderá economizar e compensar os gastos diversificando entre as diferentes possibilidades.

Um lugar lotado vale à pena?

À primeira vista pode parecer uma análise superficial, mas a lotação e a rotatividade de um restaurante são indicadores importantes.

Se um estabelecimento estiver cheio e parecer ter movimento contínuo é um bom sinal. Se existe uma fila à porta, é porque as pessoas desejam, de fato, esperar para comer algo realmente delicioso. Na dúvida, se aproxime e pergunte.

Quer escapar das filas? Procure, então, chegar pouco depois de o restaurante abrir, fugindo dos horários de pico.

Evite áreas turísticas

Além de preços acima da média, restaurantes que têm menus para turistas ou que possuem funcionários na rua chamando quem passa podem ser uma roubada.

Claro, que pode acontecer uma boa experiência em locais assim – eu, inclusive, já tive -, mas não costuma ser a regra.

De qualquer forma, observe o movimento do local e questione a um cliente que estiver saindo se valeu comer ali.

Não seja tão pão-duro

Cuidado com os gastos durante a viagem todo mundo deve ter. Mas também isso não significa que não possamos maximizar a experiência no destino.

Se você se deparar com uma comida diferente e realmente única e deliciosa, capaz de encontrar somente ali, por que deixar passar a oportunidade?

Pense sempre assim: mais caro vai ser comprar a passagem aérea para voltar! E você não precisa comer todos os dias em restaurantes, dando para compensar, dessa forma, um gasto maior uma vez ou outra durante a sua viagem.

Além disso, são essas pequenas coisas que nos fazem sentir de férias. Ou este não é o seu objetivo?

Ficou com vontade de viajar? Pois vamos começar a planejar logo essa viagem? Veja a seguir o que o Blog Andarilho pode fazer por você. Tem tudo em um só lugar e você não vai precisar ficar buscando de site em site. Confira!

Monte a sua viagem com a gente

Fazendo as suas reservas por meio dos banners na lateral direita do site, ou dos links a seguir, você não paga nada a mais por isso e vai nos ajudar a manter o nosso trabalho, dada a pequena comissão que nossos parceiros nos pagam. Desde já, agradecemos de coração, desejando uma excelente viagem!

Reserve pelo Booking.com o seu hotel, apartamento ou hostel. Há várias opções de cancelamento grátis!

Contrate agora seu seguro viagem e embarque com toda a proteção! Use o cupom BLOGANDARILHO5 e ganhe 5% de desconto.

Chip internacional com internet ilimitada nos Estados Unidos e em mais 140 países. Digite RBBVGRATIS no campo Cupom e em Apply Cupom antes de finalizar a compra e não pague o frete.

Ingressos para passeios e atrações turísticas no mundo todo

Entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos

Alugue aqui um carro em seu destino

Confira no Hotel Urbano hotéis e pacotes de viagem com preços especiais e parcelamento em até 12 vezes sem juros

Pesquise passagens aéreas baratas: passagenspromo, Voopter, Max Milhas

Está sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Resolvvi  e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no  Twitter e no Pinterest.

 

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *