Tanto para fazer o check-in como na hora de atravessar o portão de embarque – isto não é novidade para ninguém – é preciso apresentar um documento de identificação (RG ou CNH, os mais comuns). As regras variam de acordo com o tipo de viagem – nacional ou internacional. Agora, o que provavelmente você ainda não saiba é que já são aceitas, em voo domésticos, as versões eletrônicas desses documentos, desde que possuam foto.
Assim, se você esqueceu de levar o RG para viajar, saiba que isto não é mais um problema. Basta apresentar o Documento Nacional de Identidade digital (DNI), que é a versão eletrônica da sua Carteira de Identidade, que começou a ser emitida para a população em julho de 2018.
O mesmo vale para quem pretende embarcar com a Carteira Nacional de Habilitação, que tem a sua versão eletrônica, a CNH-e, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O Título de Eleitor Eletrônico também passa a ser aceito
Para mais informações sobre os documentos necessários e aceitos para check-in e embarque acesse o Guia do Passageiro, no site da ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Áreas).
Como obter o DNI
Com validade em todo território nacional, o Documento Nacional de Identificação (DNI) digital, lançado pelo governo federal, dispensa a apresentação de outros papéis como CPF, certidão de nascimento, casamento ou título de eleitor.
Para obtê-lo, é preciso fazer baixar o aplicativo (App). Daí é só fazer o pré-cadastro para obter o DNI.
Feito isso, a pessoa deve comparecer a um ponto de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para concluir o seu cadastro.
Segundo o governo, isso é necessário para garantir o nível de segurança que o app proporciona.
O app do DNI é gratuito, podendo ser instalado em smartphones, tablets e smartwatches nas plataformas Android e iOS. Saiba mais aqui.
Como obter a CNH digital
Tudo começa com o cadastro do condutor no Portal de Serviços do Denatran. Depois, o motorista precisa ir a um posto do Detran para confirmar os seus dados e provar que é realmente o usuário cadastro.
Para quem tem o certificado digital (saiba mais aqui), o processo pode ser feito pela internet. Esse documento possibilita a troca segura de informações, garantindo a identidade do emissor.
Quando os dados são confirmados pelo Detran, é possível solicitar um código de ativação para a versão eletrônica, que é enviado por e-mail.
Em seguida, o motorista pode baixar o aplicativo da CNH Digital, disponível para sistema Android ou iOS.
Mas atenção: captura de tela ou foto do DNI ou da CNH-e não são válidas para o embarque.
Vale lembrar que esses documentos digitais são aceitos somente para voos domésticos. Se você viajar para o exterior, precisará mostrar o RG ou passaporte, dependendo do destino.
Pretende viajar? Veja a seguir o que o Blog Andarilho pode fazer por você. Tem tudo em um só lugar e você não vai precisar ficar buscando de site em site. Confira!
Monte a sua viagem com a gente
Fazendo as suas reservas por meio dos banners na lateral direita do site, ou dos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e vai nos ajudar a manter o nosso trabalho, dada a pequena comissão que nossos parceiros nos pagam. Desde já, agradecemos de coração, desejando uma excelente viagem!
Reserve pelo Booking.com o seu hotel, apartamento ou hostel. Há várias opções de cancelamento grátis!
Contrate agora seu seguro viagem e embarque com toda a proteção! Use o cupom BLOGANDARILHO5 e ganhe 5% de desconto.
Chip internacional com internet ilimitada nos Estados Unidos e em mais 140 países. Digite RBBVGRATIS no campo Cupom e em Apply Cupom antes de finalizar a compra e não pague o frete.
Ingressos para passeios e atrações turísticas no mundo todo
Entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos
Alugue aqui um carro em seu destino
Pesquise passagens aéreas baratas: passagenspromo, Voopter, Max Milhas
Está sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!
E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Resolvvi e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização. Veja como funciona.
E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!
Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.
E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no Twitter e no Pinterest.
Deixe seu comentário