Recife: maracatus iniciam ensaios para o Carnaval

by

Os principais redutos da folia já estão se agitando para o Carnaval, fazendo, inclusive, a festa dos muitos turistas que visitam esses lugares antes mesmo deste, que é a maior festa popular do Brasil, acontecer. E Recife, capital do Estado de Pernambuco, não podia ficar de fora. A partir desta terça-feira, 24, as Nações de Maracatus de Baque Virado iniciam seus ensaios para o Carnaval 2017. Portanto, vale incluir na sua programação se você estiver visitando a cidade ou planejando uma viagem para lá no período.

Neste ano, os grupos farão uma homenagem, durante a abertura da folia do Recife, ao mestre Naná Vasconcelos, falecido em 2016 e que por 15 anos comandou o batuque das Nações na cerimônia. Os ensaios acontecem individualmente nas sedes dos maracatus e coletivamente na Rua da Moeda, no Recife Antigo, com o apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Ao todo, 13 Nações participam da festa. Os ensaios que acontecem nas sedes dos maracatus vão contar com a presença do Grupo Voz Nagô, com horário previsto para iniciar às 18h. Hoje, o encontro está marcado na sede do Encanto da Alegria, na Mangabeira (vide serviço). Já os que acontecerão na Rua da Moeda, reunindo três Nações a cada encontro, serão realizados sempre às sextas-feiras, a partir do dia 27 de janeiro, começando também às 18h.

Serviço

Encanto da Alegria

Quando: hoje, 24.01, às 18h.
Onde: Rua Coremas, 40, Mangabeira
Como chegar: – após o Sesc de Casa Amarela, pegar a Rua Mangabeira (primeira à direita), e a quarta rua à esquerda é a Coremas.
Mais informações: Clóvis Santos – Gerente Geral – 98626.9531

Confira como fica a programação dos demais ensaios

Na sedes dos Maracatus

  • Maracatu Sol Nascente – 25/01 – Quarta-Feira, 18h. Rua Raul Pompéia, nº 462, Água Fria – Recife.
  • Maracatu Oxum Mirim – 26/01 – Quinta Feira, 18h. Rua Fazenda Nova, nº 86 – Afogados. Ref. Próx. À Faculdade João Roma.
  • Maracatu Raízes de Pai Adão – 28/01 – Sábado, 18h. Rua Abidon Lima, nº 86, Água Fria, Recife. Ref. Por trás do Sítio de Pai Adão.
  • Maracatu Aurora Africana – 01/02 Quarta-feira, 18h. Av. Dois, nº 03 C, Vila Rica – Jaboatão. Ref. Após o Colégio Vila Rica, Cohab 3
  • Maracatu Cambinda Estrela – 02/02- Quinta Feira, 18h. Rua Elias Gomes, nº 420, Chão de Estrelas, Recife. Terminal de ônibus, em frente à Escola São Judas Tadeu.
  • Maracatu Encanto do Pina – 04/02 – Sábado, 18h. Rua Osvaldo Machado, nº 504, Pina – Recife.
  • Maracatu Leão da Campina – 08/02 – Quarta-feira, 18h. Rua Mário Gil Rodrigues, nº26, Chapéu do Papa, Lagoa Encantada – Próximo ao Colégio Maria Sampaio de Lucena – Recife.
  • Maracatu Estrela Brilhante do Recife – 09/02 – Quinta-feira, 18h. Rua Severino Bernardino Pereira, em frente a sede do Afoxé Ilê de Egbá – Alto José do Pinho – Recife.
  • Maracatu Nação Tupinambá – 11/02 Sábado, 18h. Rua Araripe Junior, nº 39 – Córrego do Jenipapo. Ref. Antiga Feijoada do Vavá.
  • Maracatu Estrela Dalva – 14/02 Terça-Feira, 18h. Rua Pinheiro, 02 Bairro de São José/Joana Bezerra (Próximo à Delegacia).
  • Maracatu Almirante do Forte – 15/02 Quarta Feira, 18h. Estrada do Bongi, 1319 – Bongi, Recife.
  • Maracatu Porto Rico – 16/02 – Quinta feira, 18h. Rua Eurico Vitrúvio, nº483 Pina – Recife.

Na Rua da Moeda

  • Maracatus Oxum Mirim, Encanto da Alegria e Sol Nascente – 27/01, às 18h.
  • Maracatus Aurora Africana, Cambinda Estrela e Raízes de Pai Adão – 03/02, às 18h.
  • Maracatus Leão da Campina, Estrela Brilhante do Recife e Encanto do Pina – 10/02, às 18h.
  • Maracatus Porto Rico, Nação Tupinambá, Almirante do Forte e Estrela Dalva – 17/02, às 18h.

O que posso dizer é que quem tiver a chance de ir, vá! Sou fã de carteirinha do carnaval pernambucano, tendo frequentado por mais de 10 anos seguidos e assino embaixo no quesito animação e beleza.

Para mais informações acesse o Site do Carnaval do Recife.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *