Brasil-Europa: vale a pena voar de TACV?

by

Há pelo menos uma década, eu viajo todos os anos à Europa e sempre voei TAP. A principal razão para a escolha é poder sair diretamente da minha cidade, Fortaleza, para Lisboa sem escalas ou conexões, em um voo que dura, em média, 7 horas.

No entanto, em 2017, com as tarifas astronômicas que vêm sendo cobradas por essa companhia aérea portuguesa, tive que me render a uma alternativa: a Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV), também conhecida como Cabo Verde Airlines. Esta empresa costuma oferecer ótimos preços para o arquipélago africano e para o continente europeu.

Aliás, preços bastante convidativos! Viajei no dia 9 de junho deste ano para Lisboa, retornando no dia 12 de julho que passou, pagando, com taxas incluídas, apenas R$ 1.900 ante R$ 3.850 cobrados pela TAP para o mesmo destino e em iguais datas.

Um pouco menos da metade do preço da segunda, o que é muito barato para o período (verão na Europa). Portanto, não tinha o que pensar!

Porém, mesmo com a decisão tomada, vieram as dúvidas sobre a qualidade e os serviços da TACV. Procurei informações na internet sobre a empresa e as mesmas eram escassas.

E entre as opiniões e relatos que eu encontrei a principal queixa eram sobre atrasos. No entanto, quem já havia viajando por esta companhia, no geral, não demonstrava arrependimento.

Ao mesmo tempo, procurei a opinião de amigos. Tenho alguns que moram em Portugal e diante das altas tarifas da TAP eles passaram a vir ao Brasil pela TACV. Também conheço agentes de viagens que já viajaram por ela. Todos foram unânimes em afirmar que se eu procurava preço, bom serviço, mas sem luxos, podia voar sem medo.

De fato, ao que tudo indica, antes, havia bem mais reclamações em relação à TACV. Mas quem andou viajando recentemente me disse que gostou.

Precisa de hotel, hostel ou apartamento em Lisboa ou outra cidade europeia? Veja aqui as melhores opções. Muitas têm cancelamento grátis!

Pesquise aqui voos para cidades na Europa

Consulte neste link passeios e excursões em todo o continente europeu

Contrate agora seu seguro viagem e embarque com toda a proteção! Não esqueça de que a Europa exige seguro viagem. Use o cupom BLOGANDARILHO5 e ganhe 5% de desconto.

Adquira aqui seu chip internacional para ter internet ilimitada na Europa

Compre aqui suas passagens de trem na Europa

Alugue um carro para viajar pelo continente europeu

Agora, segue o meu relato para quem está em dúvida sobre se vale a pena viajar para a Europa pela TACV.

Fundada em 1958, a TACV tem sua base de operações no Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na cidade de Praia, capital de Cabo Verde, que fica localizada ao sul da Ilha de Santiago. Desde novembro de 2009, ela é membro ativo da IATA.

Frota e rotas

Atualmente, a companhia tem um voo semanal saindo do Brasil desde Fortaleza e Recife (o dia pode variar. Fui numa sexta e retornei numa quarta-feira, portanto é bom consultar). Além de voos operando em Portugal, França, Holanda e Estados Unidos.

Tudo isso (pasme!), segundo vi no Wikipedia (não encontrei informações sobre a frota no site da TACV), com apenas um Boeing 757-200 e um turboélice ATR-72 para voos regionais em Cabo Verde.

Antes, segundo apurei, a empresa possuía mais dois Boeings 737 e ainda outro ATR-72.

Compra da passagem

Os bilhetes podem ser adquiridos pelo site da TACV, em agências de turismo online, como a Viajanet, ou na loja própria da empresa no Aeroporto de Fortaleza (atendimento de segunda a quinta-feira das 9h às 13h. Telefones: 85 3392.1354 e 3392.1388).

Porém, se a aquisição da passagem for feita pelo site da TACV, a compra é feita em dólar, via cartão de crédito (Visa ou Mastercard), convertidas na cotação do dia e ainda paga-se IOF de 6,38% sobre o valor. Afinal, trata-se de uma transação internacional.

Para fugir do imposto, a dica é comprar nas agências de viagens online, como a Viajanet (onde normalmente eu encontro as passagens mais baratas e o maior parcelamento) agências de viagens físicas ou na loja da TACV no aeroporto da capital cearense. Nesta última, o valor é dividindo em até três vezes sem juros.

Reserva de Assentos

Esqueça! Não é possível fazer a reserva pelo site. Aliás, a página da empresa na internet é extremamente simples.

O que sugiro: telefone para a companhia aérea ( telefones: 85 3392.1354 e 3392.1388) pelo menos dois dias antes da viagem para confirmar o voo e aproveite e peça para marcar logo seus assentos. Com isso, antes de sair de Fortaleza, garanti os assentos previamente em todos os trechos.

Franquia de bagagem

Do Brasil para a Europa é permitido levar como bagagem de porão dois volumes de até 23 kg, despachados até o destino final.

Como bagagem de mão, pode-se levar um volume com dimensões máximas de 115 cm (55 altura x 35 comprimento x 25 cm largura) e com peso máximo de 5 Kg, que possa ser acomodado debaixo do assento à frente do lugar onde se encontra instalado o passageiro ou no compartimento superior.

Caso estes limites sejam ultrapassados, a bagagem será despachada como bagagem de porão e sujeita à aplicação da cobrança de excesso de bagagem.

Saiba mais sobre as regras de babagem no site da TACV aqui.

Visto e vacinas para Cabo Verde

Não há necessidade de visto para fazer a conexão em Cabo Verde e nem a comprovação de nenhum tipo de vacina, como a febre amarela.

Check-in

Tanto na ida como na volta, o check-in ocorreu sem problemas.

No aeroporto de Fortaleza não peguei fila. Neste, o serviço é prestado por funcionários do próprio aeroporto e não da TACV.

Já no aeroporto de Lisboa, apesar da fila, o atendimento foi rápido e eficiente.

Em ambos, não posso deixar de destacar a atenção e a simpatia dos atendentes.

Embarque

Na ida, o embarque ocorreu sem problemas. O voo saiu no horário: à 1h da manhã, conforme previsto.

Como é voar de TACV do Brasil para a Europa

Embarque no Aeroporto de Fortaleza Fotos: Anchieta Dantas Jr.

Já no retorno de Lisboa, houve atraso de 3 horas e 15 minutos. Ao invés de decolar às 17h45 (horário local) isso só ocorreu às 21h.

O problema, segundo fomos informados, deu-se devido ao tráfego aéreo intenso na capital portuguesa naquela tarde, com o avião não podendo pousar no horário previsto.

Assim, para que a aeronave não ficasse sobrevoando a cidade por tempo indeterminado, ela foi desviada para o aeroporto de Faro, no Algarve, a 30 minutos de Lisboa, tendo que aguardar autorização para retornar e, então, pudéssemos embarcar.

Resultado? Cheguei em Fortaleza às 2h35 da manhã do dia seguinte, sendo que isso era para ter ocorrido às 22h45 do dia anterior.

O voo

Tanto os trechos Fortaleza/Praia/Lisboa como Lisboa/Praia/Fortaleza foram operados pelo Boeing 757-200, um avião de porte médio, com fileiras de três cadeiras de um lado e de três cadeiras do outro, podendo transportar cerca de 200 passageiros.

O avião não é novo, mas nem por isso mal cuidado ou barulhento. Pelo contrário! Tanto na ida como na volta, a aeronave estava muito limpa (inclusive os banheiros) e os assentos bem conservados.

As poltronas são em couro, confortáveis, bom reclino, e as achei bem mais largas e espessas que as dos aviões da TAP que voam do Brasil para Portugal.

Como é voar de TACV do Brasil para a Europa

Interior da cabine do Boeing 757-200 da TACV

Como é voar de TACV do Brasil para a Europa

Interior da cabine do Boeing 757-200 da TACV

Como é voar de TACV do Brasil para a Europa

Interior da cabine do Boeing 757-200 da TACV

Como é voar de TACV do Brasil para a Europa

Os assentos do avião da TACV são confortáveis e com bom espaço para as pernas

Também me chamou a atenção o espaço entre as fileiras. Sou alto, com pernas grandes, e, por conta disso, costumo sofrer muito ao viajar nas classes econômicas de diversas companhias aéreas.

Para minha surpresa isso não aconteceu nos voos da TACV. O espaço entre as cadeiras é bem razoável e acredite: consegui esticar minhas pernas o suficiente para dormir confortavelmente e sem dores nos joelhos.

Além disso, achei o avião relativamente silencioso e o ar-condicionado funciona muito bem. Bem até demais, pois senti bastante frio. Tanto na ida como na volta cheguei a pedir a um dos comissários que aumentasse a temperatura da cabine.

Diferentemente de outras companhias aéreas, não espere mimos como itens de higiene pessoal ou travesseiros. Com relação a mantas, elas existem, mas não em número suficiente para todos os passageiros a bordo.

Por isso, as mantas são distribuídas prioritariamente entre crianças e idosos, com o que sobra sendo dado aos demais passageiros. Portanto, se você, como eu, é friorento em viagens de avião, previna-se e leve um casaco!

Ah! Não há entretenimento de bordo. Ou seja, você não vai encontrar em cada assento aquelas telas para escolher filmes e canais de música para se distrair enquanto viaja.

Mas para mim isso não foi um problema, pois aproveitei para ler e depois tirar uma boa soneca. E aqui para nós: por que pagar o dobro só por isso? Fala sério!

Existe ainda um serviço de vendas duty free, cujos produtos constam de uma revista que você vai encontrar no bolso da poltrona à sua frente. Não comprei nada, portanto não vou opinar sobre ele.

Comissários de bordo

Em todos os trechos que fiz pela TACV o atendimento dos comissários de bordo se destacou. Foram atenciosos, sorridentes e bem mais simpáticos que os da TAP costumam ser.

Como é voar de TACV do Brasil para a Europa

O atendimento a bordo da TACV é excelente

A equipe é trocada em Praia tanto na ida como na volta.

Serviço de bordo

Ida

Foi servido um café da manhã, entre Recife e Praia, e um almoço entre Praia e Lisboa.

O café da manhã veio composto de frutas, iogurte, omelete de queijo quentinho, pão, manteiga e bolo, acompanhados de sucos, água, café, leite, chá e refrigerantes.

Como é voar de TACV do Brasil para a Europa

Café da manhã servido no trecho Recife/Praia

Já no almoço foram servidos salada, um peixe grelhado com legumes e um bolo com cobertura de abacaxi de sobremesa. Para beber, sucos, água, refrigerantes, cerveja, vinhos branco e tinto e ainda café e chá.

Como é voar de TACV do Brasil para a Europa

Almoço oferecido no trecho Praia/Lisboa

Volta

Foi servido um jantar entre Lisboa e Praia e um lanche frio entre Praia e Fortaleza.

No jantar veio salada, uma massa com cubos de frango, pão quentinho, manteiga e de sobremesa um bolo com cobertura. Para acompanhar, sucos, água, refrigerantes, cerveja, vinhos branco e tinto e também café e chá.

Como é voar de TACV do Brasil para a Europa

Jantar servido no trecho Lisboa/Praia

Como é voar de TACV do Brasil para a Europa

As refeições podem ser acompanhadas de vinho branco ou tinto

Enquanto no lanche vieram frutas, iogurte, sanduíche de queijo e bolo. Para tomar, sucos, água, café, leite, chá e refrigerantes.

Como é voar de TACV do Brasil para a Europa

Lanche oferecido no trecho Praia/Fortaleza

O que posso dizer é que a comida é fresca, veio bem cheirosa, saborosa e na temperatura certa!

Escala em Recife

No caminho para a Europa, antes de fazer a conexão em Praia, depois e uma hora de voo desde Fortaleza, temos uma escala em Recife, a fim de os passageiros que vieram de Lisboa com destino a esta cidade desembarquem e para que novos passageiros embarquem.

Tudo dura cerca de uma hora e não descemos do avião. Nesse tempo, a aeronave passa por uma limpeza e eles tentam ser o mais rápido possível.

De fato, não achei essa parada cansativa e o ar-condicionado da aeronave permanece ligado o tempo todo para o conforto de quem continua a bordo.

Conexão em Praia

Esta acontece após 3h30 de voo depois que saímos de Recife e, certamente, é a parte menos confortável da viagem. Mas calma! Nada desesperador.

O voo foi super tranquilo e o pouso foi bem suave. Quando chegamos, os passageiros com destino a Praia são os primeiros a sair do avião. Em seguida, os que vão seguir para Lisboa são convidados a descer e aguardar em uma sala de embarque.

Como é voar de TACV do Brasil para a Europa

Aeroporto Internacional Nelson Mandela, em Praia, Cabo Verde

Não há conectores para sair do avião. Descemos por uma escada e somos guiados, a pé (o trajeto é bem curto), até a sala de embarque, onde, antes de entrar, pedem que mostremos o cartão de embarque do segundo trecho da viagem (Praia/Lisboa).

Como é voar de TACV do Brasil para a Europa

Desembarque no Aeroporto Nelson Mandela, em Praia

O Aeroporto Nelson Mandela, na cidade de Praia, aparenta ser novo, porém é bem pequeno e apresenta uma série de problemas estruturais, entre eles:

  • Calor insuportável: o ar-condicionado da sala de embarque não funciona ou está desligado;
  • O Wi-Fi não funciona;
  • Banheiros precários; e
  • Dependendo da quantidade de gente que ali se encontra, não há cadeiras suficientes para sentarmos enquanto aguardamos o próximo voo.

O local tem apenas duas lojas Duty Free, uma lanchonete nada atrativa, duas máquinas automáticas para venda de lanches e bebidas e ainda uma loja de lembranças de Cabo Verde.

Como é voar de TACV do Brasil para a Europa

Sala de embarque do Aeroporto Nelson Mandela, em Praia

Como é voar de TACV do Brasil para a Europa

Única lanchonete existente na sala de embarque do Aeroporto Nelson Mandela, em Praia

São apenas dois portões de embarque e embora eu tenha lido relatos sobre desorganização no embarque, isto, desta vez, não ocorreu.

No entanto, a conexão que era para durar uma hora sofreu atraso de 30 minutos.

Apesar de chamarem de conexão, embarca-se na mesma aeronave, agora novamente limpa, com mudança no número do voo e nova equipe de comissários e pilotos.

Prós e contras de voar TACV

A principal vantagem de voar pela TACV decididamente é o preço. O serviço é bom e não tenho do que reclamar. Surpreendeu até, dado o valor da passagem.

O que coloca a TACV em desvantagem em relação á TAP é o tempo de voo. O percurso não é direto, com uma uma escala e uma conexão, o que pode sofrer atrasos e tornar a viagem mais longa do que o previsto e mais cansativa.

Isto não quer dizer que a TAP não sofra atrasos. Sofre sim! Eu mesmo já peguei vários, tendo perdido, inclusive, algumas conexões em Lisboa para outras cidades europeias.

Outro inconveniente da TACV em relação à companhia aérea portuguesa é que o voo é semanal, ao contrário da segunda que tem voos diários saindo de nove capitais brasileiras.

E como a empresa cabo-verdiana possui apenas uma aeronave no momento, se o avião sofrer alguma avaria ou o voo for cancelado, você só poderá embarcar uma semana depois, atrapalhando a viagem.

Ah! Se você pretende quando chegar a Lisboa no mesmo dia para outra cidade da Europa sugiro marcar o voo na outra companhia com pelo menos cinco horas de intervalo entre sua chegada e a partida.

Lembre-se que ao chegar em Portugal você terá que desembarcar, fazer imigração, recolher sua bagagem, fazer o check-in na outra companhia área e reembarcar.

Assim, se possível, deixe para viajar para o novo destino no dia seguinte, pois caso ocorram atrasos você ficará mais seguro

Conclusão

A TACV tem uma boa proposta e um bom serviço. Surpreendeu-me e pretendo voar mais vezes por ela saindo de Fortaleza, caso a TAP não tenha tarifas atrativas no período.

E como eu falei, o maior diferencial é o preço, que chega a ser 50% menor que o cobrado pela TAP e Condor, outra companhia aérea que sai de Fortaleza com destino à Europa (Frankfurt, na Alemanha).

Portanto, eu recomendo a TACV se você não quer gastar muito, tem disponibilidade de datas para viajar (afinal é apenas um voo por semana), não liga para possíveis atrasos, não se importa de fazer uma conexão em Cabo Verde e não faz questão de aviões novos e cheio de tecnologia.

Caso contrário, aposte em uma companhia aérea maior.

Bem, essa foi a minha experiência em voar pela primeira vez pela TACV. Espero que você tenha a mesma sorte e volte aqui para contar como foi.

Pesquise valores e compre aqui a sua passagem para viajar pela TACV

Leia mais sobre a TACV

Mais voos para o Brasil? Iceland Air assume gestão da TACV

Resolva a sua viagem com a gente

Aqui no Blog Andarilho você encontra tudo para resolver a sua viagem e não vai precisar ficar buscando de site em site. Basta clicar nos links a seguir ou utilizar os banners na lateral direita do blog e boa viagem!

Compare preços e reserve seu voo pela Viajanet pagando em até 12 vezes iguais.

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hotel Urbano.

Contrate seu seguro viagem com desconto pela Real Seguros ou SegurosPromo.

Compre aqui seu chip internacional com abatimento e internet ilimitada nos EUA e em mais 210 países.

Alugue um carro para viajar pelo Brasil e o exterior com até 30% OFF.

Garanta antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas em todo o mundo.

Compre aqui entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos.

Reserve agora seus trens na Europa com a RailEurope, revendedor oficial no Brasil.

Está sem tempo? Precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria. Entre em contato.

Problemas com voos? Nós temos a solução: acesse a Resolvvi e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização.

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

75 Responses
  • luis candeias
    julho 18, 2017

    Mto bom para quem tem duvidas sobre a TACV.

  • Fabricio
    julho 18, 2017

    Matou a minha curiosidade, eu cheguei a fazer uma cotação e realmente a diferença de preço é gritante. Mas, eu moro em SP, então não compensa, mas queria trazer essa experiência para os leitores do meu blog.

    • Rito faria Gomes
      julho 21, 2017

      Ja viajei pouk mas o pouk foi na minha companhia de bandeira. (TACV )e k continua sempre e com melhores tripulantes de bordo

  • Betânia Simões Ayres
    julho 18, 2017

    É isso mesmo Anchieta! A grande vantagem da TACV é, sem dúvida, o preço. Para quem não tem grandes exigências, ela atende tranquilamente.

  • Leticia Amaral
    julho 18, 2017

    Ótimo texto Anchieta!!! Muito esclarecedor!!! Eu tinha realmente muita curiosidade sobre este vôo. Parabéns!!!

  • Núcia
    julho 18, 2017

    Excelente texto. Parabéns!!

  • Adriano
    julho 18, 2017

    Muito bom. O texto . Porem pagar barto corre o risco de estragar a viagem toda . Essa companhia com uma aeronave só , imagina se houver algum problema ,ferrou. E outro ponto importante é , quando essa aeronave passa por manutencao , se ela não para de voar ? Prefiro pagar um pouco mais numa companhia com mais estrutura e tradicao , mesmo pagando um pouco mais.

    • Gláucia
      julho 19, 2017

      Não é bem assim. Uma vez aconteceu comigo de haver um problema que impediu o avião de partir de Fortaleza, e a TACV alugou um avião da Gol e cumpriu-se os horários previstos.

      • Cydlla
        março 31, 2019

        Boa tarde!! Sua matéria é de excelente qualidade e bem esclarecedora, porém fiquei com uma dúvida quando você falou: “Esta acontece após 3h30 de voo depois que saímos de Recife e, certamente, é a parte menos confortável da viagem…”
        O que seria esse “menos confortável”?
        Obrigada!!

        • Anchieta Dantas Jr.
          abril 8, 2019

          Cydlla,

          Eu me referi à conexão em Cabo Verde. À época o aeroporto era muito pequeno e quente. Não sei se já melhorou desde então.

          No mais, fico feliz que tenha gostado do nosso trabalho.

          Att,

          Anchieta.

    • Mil_cv
      julho 19, 2017

      vc não leu o artigo? os TACV tem mais do que 1 boeing

    • Maria Tereza
      julho 19, 2017

      Caro S. Adriano,
      Eu trabalho na Companhia, e garanto-lhe que, em situações de paragem do nosso Boeing 757-200, a TACV empre aluga uma aeronave de uma Empresa portuguesa que cobre os voos do Boeing, quer por algum “problema” na operacionalização do Boeing, quer quando sai para a manutenção obrgatória.
      Sds

      • Felipe
        julho 18, 2018

        Preciso de alguma informações.. sou bem leigo nesse assunto.. me chama no whats App ae 31986910133. Obrigado

      • Juliana
        setembro 10, 2018

        Boa tarde preciso de sua ajuda, perdi meu voo será que posso remarcar?

        • Anchieta Dantas Jr.
          setembro 12, 2018

          Juliana,

          Não tenho como lhe ajudar nesse sentido. O ideal é que você entre em contato com a empresa para ver o que pode ser feito.

          Atenciosamente,

          Anchieta.

  • Astrid Monteiro
    julho 19, 2017

    Gratidão pelo testemunho partilhado. Amo o meu País, somos um povo de morabeza. Apesar de ser um País pobre a força e a transformação de Cabo Verde está nos homens e mulheres, esforçamos para servir o melhor possível a todos aqueles que escolhem o nosso País ou para viver, passar férias, ou escala. Vivaaa Cavo Verde, vivaaaa TACV orgulho de pertencer de ser Cabo Verdiana.

    • QUENES MARQUES DE SOUZA
      junho 11, 2018

      Parabéns pelo teu país,pelo teu nacionalismo,sou brasileira irei viajar pela vossa companhia.!

  • Amilcar Fonseca
    julho 19, 2017

    A manutenção è garantida por tecnicos nacionais formados na Boeing, Estados Unidos, e pela Atr em Toulouse, França.
    As aeronaves são sujeotas a manutençã diaria e periodica.
    Quando as mesmas devem passar por um check periodico mais profundo a aeronave para por um periudo de um mês ou mais sendo que nesse periudo a empresa recorre ao aluguer de avião a terceiros para cubrir os voos programados.

  • Cláudia Parreira
    julho 19, 2017

    Muito obrigada pelo seu testemunho.
    São Passageiros como o Senhor é que nos dá força e animo para continuarmos a fazer o nosso trabalho sempre com professionalismo e muito amor.
    Espero que continue a escolher a Tacv para os seus voos e que tenha sempre uma excelente viagem na nossa compania de coração.
    Obrigada!

  • Geisa Gonçalves
    julho 20, 2017

    Parabéns, bom texto, gostei dos detalhes, muito esclarecedor até mim, Cabo Verdiana e viajante da TACV mas apenas em voos nacionais. Motivador e convidativo, bem haja e que a vossa experiência seja sempre boa. Quanto ao constrangimento no aeroporto, o mesmo encontra-se em obras de ampliação, há meses por isso alguns serviços estão limitados, inclusive na sala de espera (fato ar condicionado).

  • Lenine
    julho 21, 2017

    Grato por esse testemunho!

  • Alberto
    outubro 23, 2017

    Há muitos anos que é a companhia de voo preferida pela minha família entre Lisboa e Fortaleza. Apesar dos atrasos, toda a equipa da TACV é inexcedível no serviço e imbatível nos preços. Espero que a companhia supere a crise que aconteceu em setembro e volte a prestar um serviço de excelência.
    Parabéns ao autor do texto, à TACV e a esse grande país que é Cabo-Verde.

  • Vládia
    janeiro 17, 2018

    Muito bom o relato e cheio de detalhes esclarecedores para quem procura saber um pouco mais sobre a TACV, meu caso. Também estou a procura de uma alternativa mais acessível em termos de preços para ir para Portugal desde Fortaleza. Costumo ir de TAP, mas desde o ano passado as passagens da empresa sofreram um aumento fora do comum, o que fez com que eu procurasse outras alternativas. Muito obrigada pelo relato, foi muito útil pra mim. 🙂

    • Anchieta Dantas Jr.
      janeiro 18, 2018

      Vládia!

      Fico muito feliz em poder ajudá-la. Eu gostei muito de voar pela TACV. E a empresa passou para uma nova gestão, da companhia islandesa Iceland Air, o que significará mais e novos aviões e ainda mais frequências saindo de Fortaleza e outras cidades do Brasil para a Europa, com conexão em Sal, em Cabo Verde.

      E se você gostou do nosso trabalho, lhe convido a assinar a nossa Newsletter semanal, assim você não deixará de acompanhar nenhuma das nossas dicas, pois vai recebê-las diretamente no seu e-mail.

      Atenciosamente,

      Anchieta.

      • Bryan
        fevereiro 26, 2018

        Agora eles operam com aviões da icelnadair estão previsto chegada de mais Boeing

        • Anchieta Dantas Jr.
          fevereiro 26, 2018

          Olá Bryan!

          Tudo bem!

          Exatamente. Eu já sabia dessa notícia. Inclusive, eu estive em um jantar aqui em Fortaleza com a noca cúpula da TACV e autoridades de cabo Verde. Sucesso a esta nova fase da empresa!

          Obrigado e volte sempre por aqui, pois sempre temos conteúdos novos. E para não perder nada do que publicamos, que tal você assinar a nossa Newsletter? Uma vez por semana, chega diretamente no seu e-mail os links de tudo o que publicamos no período.

          Grato,

          Anchieta.

          • Bryan
            março 23, 2018

            ola
            obrigado por responder
            agora a tacv tem 3 boing ao servico da icelendair
            a base agora é na ilha do SaL
            mais tempo vão chegar mais 8 boing

          • Bryan
            março 23, 2018

            Em Junho vão voar para Salvador

          • Sandra Silva
            maio 18, 2018

            Bom dia Anchieta.Estou indo p Lisboa e fiz uma pré reserva agora na TACV aqui na minha cidade Itabuna- Bahia…porém a moça da agência disse que p esta conexão em Cabo verde agora precisa de visto. …Vc me confirmar pf se realmente precisa.Grata.

          • Anchieta Dantas Jr.
            maio 21, 2018

            Oi, Sandra!

            Para fazer a conexão não precisa de visto. Pode viajar tranquila.

            No mais, se ainda não fez suas reservas de hotel, seguro viagem, chip internacional e trens na Europa e puder fazer por meio dos banners e links dos nossos parceiros aqui no Blog eu lhe agradeço de coração. Você não vai pagar nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o meu trabalho.

            Atenciosamente,

            Anchieta.

  • João Oliveira
    janeiro 23, 2018

    Fiz uma viagem faz uns 8 meses de São Paulo para a Europa e confesso que fiquei muito satisfeito em voar na TCV fui muito bem atendido e sem falar na viagem me sentir seguro e também ótimo preço para se viajar para Europa,com certeza voaria de novo nessa companhia valeu e obrigado.

  • Gelson Santos Machado
    janeiro 24, 2018

    Grato por compartilhar a experiência.

  • Fernando
    fevereiro 7, 2018

    Você teve algum problema com o despacho das malas? Soube de algum caso de perda de bagagem?
    Durante a conexão é possível visitar a cidade de Praia?
    Outra dúvida: comprando pela internet é possível parcelar em até quantas vezes?

    • Anchieta Dantas Jr.
      fevereiro 8, 2018

      Oi Fernando, tudo bem?

      Amigo, a viagem pela TACV foi perfeita! Saiba que o extravio de bagagem ocorre com muito mais frequência com a TAP. Eu mesmo já sofri esse inconveniente com essa empresa e se não fosse o seguro viagem correr atrás, eu ainda não teria encontrado minha mala até hoje, pois a TAP não moveu uma palha para me ajudar. Assim, se depender da minha experiência com a TACV, viaje sem medo!

      Já com relação à conexão em Praia ou Sal, não há tempo hábil para sair do aeroporto e conhecer esses lugares. Para isso, você teria que fazer um stop over, que nada mais é do que uma quebra da passagem em Cabo Verde. Resta saber se a TACV te cobra, ou não, um adicional por isso.

      No mais, para parcelar, a compra deve ser feita na loja da TACV no Aeroporto de Fortaleza. O parcelamento é em até 3 vezes.

      Pela internet até onde eu sei, não há parcelamento e você ainda paga o IOF de 6,38%, pois trata-se de uma compra com cartão de crédito no exterior.

      Espero ter lhe ajudado. E não deixe de se cadastrar na nossa Newsletter. Assim, semanalmente você recebe diretamente no seu e-mail, e sem custo algum, todo o nosso conteúdo no período.

      E se você puder, sempre faça suas reservas por meio dos banners dos nossos parceiros aqui no blog. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o meu trabalho. Agradeço de coração!

      Abraço,

      Anchieta

  • Bruno
    fevereiro 14, 2018

    Ótimo artigo!

  • Laís Almeida
    março 9, 2018

    Ótimo e esclarecedor seu artigo, comprei passagem pela TACV ontem, FORTALEZA/MILÃO.
    Gostaria só de saber com você como é feito o check in e despacho da mala no aeroporto de fortaleza já que você falou que não é feito por funcionários da companhia.

    • Anchieta Dantas Jr.
      março 10, 2018

      Oi Laís!

      Não se preocupe com isso, tudo funciona perfeitamente bem. É um mero detalhe que observei e quis mencionar. Nada que atrapalhe a operação. Pelo contrário: o atendimento é ótimo! Quando você chegar ao aeroporto, o check-in é exatamente igual ao das outras companhias aéreas: tem balcão com o nome da TACV e tudo o mais. Tudo muito organizado. Pode ficar relaxada.

      E que bom que gostou da matéria. Caso ainda não tenha reservado hotel e nem comprado seguro viagem e puder fazê-lo pelo Banner do Booking e da Segurospromo no nosso site eu agradeço demais. Você não vai pagar nada a mais por isso e vai ajudar a manter o meu trabalho, com a pequena comissão que eles me pagam.

      Se já quiser chegar em Milão conectada à internet e com acesso ilimitado sugiro comprar um chip do nosso parceiro EasySim4U. Só viajo com ele! O banner da empresa também está no nosso site. Também tenho parceria com a Rail Europe, revendedora oficial de trens para toda a Europa aqui no Brasil.

      Os banners de todos esses parceiros estão na lateral direita do site.

      Grato,

      Anchieta.

      • Rias
        junho 10, 2018

        Olá. Gostaria de comprar o voo Fort-Milao, mas estou um pouco temerosa pq o tempo de conexão para trocar de Aeronave em Cabo verde eh de apenas 1 hora. Como vi na maioria dos relatos em outros blogs que geralmente existem um atraso de uma hora, estou com medo de perder o voo e não ter como pegar outro. Minha viagem eh de apenas 8 dias, então um dia faz muita diferença em caso de remarcado de voo…

        • Anchieta Dantas Jr.
          junho 12, 2018

          Rian,

          Não se preocupe quanto a isso, geralmente você irá no mesmo avião. A conexão serve apenas para que os passageiros desçam e eles abasteçam e arrumem a aeronave para o voo seguinte.

          Atenciosamente,

          Anchieta.

  • Rony Melo
    março 20, 2018

    Que relato legal! Estou querendo viajar pela TACV, os preços da TAP estão na estratosfera em Julho. O único “porém” é o medo de minha namorada. Depois de ler alguns relatos, ela ficou com medo, principalmente, devido a quantidade reduzidas de aeronaves da TACV. Mas seria perfeito, pois sou de Recife e ela de Fortaleza.

    • Anchieta Dantas Jr.
      março 21, 2018

      Oi Rony,

      Tudo bem? Primeiramente, obrigado por sua visita.

      Olha, relaxa! Digo isso por dois motivos: a Iceland Air assumiu o controle da TACV, então, eles estão com mais aeronaves agora; segundo, a TACV é uma empresa séria e provou isso diversas vezes. Tenho dois amigos que compraram passagens TACV e acabaram indo de TAP, pois impossibilitada de voar por algum problema técnico em suas aeronaves, a empresa os contatou e os acomodou em um voo da TAP naquele mesmo dia sem custo algum. Portanto, de alguma forma vocês vão embarcar.

      E por gentileza, se gostou do meu trabalho, faça suas reservas de viagem (hospedagem, seguro viagem, trens na Europa, chip internacional etc) pelos banners e links de nossos parceiros aqui no site. Você não vai pagar nada a mais por isso e ainda vai ajudar a manter o blog.

      Se puder assinar a nossa Newsletter também seria uma boa. Semanalmente, eu envio para o seu e-mail os links das matérias publicadas na semana, assim você não perde nenhuma dica ou promoção.

      Abraços,

      Anchieta.

      • Rony
        março 27, 2018

        Que legal esta informação! Vou mostrar esta tua resposta a minha namorada para ver se ela se convence e finalmente compramos estas passagens.

        • Anchieta Dantas Jr.
          março 28, 2018

          Oi Rony,

          Torço para que dê tudo certo. E por favor não esqueça de fazer as reservas de hospedagem (Booking), comprar seguro viagem (Segurospromo), chip internacional (Easysim4U) e trens na Europa (RailEurope) aqui pelo blog. A diferença é que no lugar d eir direto no site das empresas vc usa os banners e links aqui do site e assim ajuda a manter o meu trabalho com as pequenas comissões que eles me pagam.

          Grato,

          Anchieta.

          • Rony Melo
            abril 15, 2018

            Comprei três bilhetes hoje pela madrugada. No submarino estava R$600,00 mais barato do que no Balcão da TACV e este, por sua vez estava, mais ou menos 60-70% do valor da TAP/AirEuropa. Ir pra lisboa em Julho por R$ 2700 com taxas e malas está ótimo.
            Se eu fosse você, eu iria no balcão da TACV cobrar a comissão! Só comprei depois que vi este relato aqui.

          • Anchieta Dantas Jr.
            abril 16, 2018

            Oi Rony,

            Fico feliz por ter ajudado a montar a sua viagem. Na verdade eu não recebi nenhum incentivo financeiro por parte da TACV para escrever sobre a empresa. Aliás, eu paguei pela minha passagem.

            Resolvi relatar minha experiência com esta companhia aérea, ao me deparar com os preços abusivos da TAP e também por sentir que havia uma carência grande de informação sobre a TACV quando fui me informar sobre a mesma para poder viajar.

            No mais, espero que sua experiência seja tão satisfatória quanto a minha. Se puder voltar e dar a sua opinião, eu e os demais viajantes agradecemos.

            E se quiser me ajudar a continuar com o meu trabalho eu agradeceria de coração se puder fazer suas reservas de hospedagem, seguro viagem, chip internacional, trens na Europa, passeios e ingressos por meio dos banners (lateral direita do site) e links dos meus parceiros aqui no blog. Você não vai pagar nada a mais por isso pode ficar tranquilo, mas vai contribuir dada a pequena comissão que eles me pagam. No caso do seguro viagem, use o código BLOGANDARILHO5 na Segurospromo e tenha 5% de desconto.

            Abraços e obrigado,

            Anchieta.

    • Bryan
      março 23, 2018

      é uma empresa super segura

  • Hertz Colombo
    abril 7, 2018

    Acabei de comprar uma passagem Recife/Milão p/ julho. O valor está bem melhor que em outras companhias. Minha preocupação é a conexão na Ilha do Sal. apenas 50 min. de conexão na ida e 1h na volta. Grato pelo seu relato. Me fez ter mais confiança q valerá a pena voar pela TACV.

    • Anchieta Dantas Jr.
      abril 10, 2018

      Oi, Hertz!

      Tudo bem?

      Pode ficar tranquilo, pois provavelmente você deva seguir no mesmo avião. Vocês descerão apenas durante o tempo necessário para limpeza e troca de tripulação. Além disso o aeroporto é pequeno.

      No mais, obrigado pela sua visita. E se ainda não fez suas reservas de hospedagem, seguro viagem, chip internacional, passeios, etc. e puder fazer por meio dos banners e links de nossos parceiros aqui no blog eu agradeço. Assim você nos ajudará a manter o nosso trabalho.

      Atenciosamente,

      Anchieta.

  • Wellington Barbosa da Silva
    maio 6, 2018

    Eu entendi mal ou precisa recolher e despachar de novo a bagagem na conexão em Cabo Verde?

    • Anchieta Dantas Jr.
      maio 7, 2018

      Oi Wellington?

      De forma alguma! Sua bagagem segue direto para o destino final.

      Abraços,

      Anchieta.

  • Mônica
    maio 17, 2018

    Bom dia!
    Adorei a reportagem, hoje os voos são 3 vezes por semana até Ilha do Sal e conexões para Lisboa somente as quartas feiras, não havendo mais escala em Recife. Quando voar novamente nos informe a nova experiencia. Adorei a reportagem

  • Diego Farias
    junho 2, 2018

    Olá Anchieta, tudo bem?

    Sabe como está funcionando a política de bagagem da TACV? Vi no site deles que as tarifas mais em conta só incluem uma bagagem de mãe de até 10 kg (medidas 55x35x25) caso a origem seja o Brasil. Ou seja, não há bagagem despachada.

    Você confirma essa informação?

    • Anchieta Dantas Jr.
      junho 4, 2018

      Diego,

      Até onde sei eles permitem despachar uma mala de até 23 kg e levar na cabine uma bagagem de mão com até 10 kg.

      Atenciosamente,

      Anchieta.

  • Igor
    junho 5, 2018

    Anchieta,

    moro em Aracaju comprei hoje minha passagem para lisboa pela TACV, mas será mesmo que não precisa de visto? essa informação é oficial? pelo que vi no site do Ithamarathy precisa de visto. To aqui na dúvida se cancelo ou não por esse detalhe, acontece que para tirar esse visto em Aracaju deve envolver fazer uma viagem só pro visto. Me ajuda ai.

  • Sarah
    junho 13, 2018

    O aeroporto da ilha do Sal é melhor que o de Praia?
    O ar condicionado funciona?
    Vou de Salvador pra Lisboa com conexão em Sal e quero me preparar…

    • Anchieta Dantas Jr.
      junho 14, 2018

      Quando voei TACV minha conexão foi em Praia. Infelizmente eu não tenho informações sobre o Aeroporto da Ilha de Sal.

      Atenciosamente,

      Anchieta.

  • Mariana
    junho 17, 2018

    Olá! Muito obrigada por sua disponibilidade em dividir sua experiência conosco! Gostaria de saber se presenciou na sala de embarque alguma criança que provavelmente estava viajando sozinha? Quero muito saber como é o trabalho dos comissários em ficar o tempo todo do lado da criança. Verifiquei no site que há este serviço de acompanhamento de criança que viaja sozinha e também passei email para a Companhia. Mas confesso que queria mais detalhes, caso tenha vivenciado. Obrigada!

    • Anchieta Dantas Jr.
      junho 23, 2018

      Mariana,

      Tudo bem? eu que agradeço a sua visita e por acompanhar o meu trabalho.

      Porém, infelizmente, eu não tenho informações sobre esse serviço de acompanhamento de menores da TACV e quando voei com eles eu não vi nenhum caso.

      Atenciosamente,

      Anchieta.

  • Felipe m
    julho 18, 2018

    Por favor me responda! Eu sou leigo nesses assuntos de viagem, mas estou procurando alguma companhia aérea pra me levar pra Portugal, eu e minha esposa. Tenho tantas dúvidas de como viajar, me chama por favor 31986910133 . .. Queria o whatsapp de alguém que trabalhei na TACV ou alguém que saiba me explicar..

    • Anchieta Dantas Jr.
      julho 18, 2018

      Felipe, chamei você no WhatsApp!

  • Lana Moitas
    novembro 18, 2018

    Obrigada por compartilhar sua experiência, porém vejo que está desatualizada. Falo isso porque estou pesquisando passagens pra Lisboa e ao encontrar voo pela TACV tem a observação que é necessario visto, o que muito estranhei, e também vacina para febre amarela, bem como um certificado de vacinação internacional. Sobre o visto estou tentando contato com a empresa (o que me parece bem difícil, pois os telefones que tem na internet não atendem ou caem no fax), pois pra mim não faz sentido ter visto apenas pra fazer conexão. Mas foi o que vi no site da VIAJANET. Obrigada

    • Anchieta Dantas Jr.
      novembro 19, 2018

      Lana,

      Primeiramente, obrigado pela visita. As informações passadas no post ainda continuam válidas. Se você vai apenas fazer a conexão em Cabo Verde, ou seja, o país não é o seu destino final, não é necessário visto e nem a vacina contra a febre amarela, comprovada poer meio do Certificado de Vacinação Internacional. Confirmei isto com funcionários ainda hoje (19.11.2018) na loja da TACV no Aeroporto de Fortaleza, cujo telefone é (85) 3392.1354. O atendimento deles nesse número é de segunda a quinta na parte da tarde, caso queira confirmar.

      No mais, se você ainda não comprou a sua passagem e puder fazer por meio do nosso link na Viajanet (https://www.viajanet.com.br/?utm_source=blogandarilho.com.br&utm_medium=post%20patrocinado&utm_campaign=&utm_content=rbbv) eu agradeço muito. Você não vai pagar nada a mais por isso e ainda vai nos ajudar a manter o nosso trabalho.

      Se puder também fazer as reservas de hospedagem na Europa por meio do nosso link do Booking.com (https://www.booking.com/index.html?aid=1217728), compra de seguro viagem pelo nosso parceiro SegurosPromo (https://www.segurospromo.com.br/p/blogandarilho/parceiro – use o código BLOGANDARILHO5 no campo cupom e ganhe 5% de desconto) e chip internacional com internet ilimitada na Europa pelo EasySim4U (https://www.easysim4u.com/?sourceCode=blogandarilho – digite RBBVGRATIS no campo cupom antes de finalizar a compra e não pague o frete simples) eu agradeço de coração.

      Atenciosamente,

      Anchieta.

  • Gilberto
    maio 7, 2019

    Estou com voo marcado para agosto de 2019 FOR-RAI pela Icelandair. Meu destino é Praia e para minha surpresa a empresa Binter CB não aceita conexões com a Icelandair. Vou ter que esperar 12 horas para tomar o voo para Praia porque o voo da Binter sai meia hora após a chegada do voo da Icelandair no Sal.
    Eu, como já fui da aviação, entendi isso como uma desconfiança que a Binter tem em aceitar conexões com a Icelandair temendo os problemas que teriam com atrasos e cancelamentos como os que haviam nos temos da TACV. Uma pena que essa empresas não pensam ainda no bem-estar dos passageiros. Parece que há que mudar muita coisa se querem fazer do Sal um grande centro de conexões.

    • Anchieta Dantas Jr.
      maio 17, 2019

      Você tem razão, Gilberto. Uma pena mesmo!

      Aproveitando, obrigado pela visita e sempre que for viajar e puder fazer suas reservas por meio dos links e banners de nossos parceiros aqui no site eu le agradeço imenso. Assim, você vai nos ajudar a manter o nosso trabalho.

      Abraços,

      Anchieta.

      • Bryan
        agosto 7, 2019

        ola partir de 13 agosto a cabo verde Airlines vai ligar voo inter ilhas com dois atr que acabaram de chegar

        • Anchieta Dantas Jr.
          agosto 11, 2019

          Obrigado pela informação, Bryan!

  • Robson
    maio 9, 2019

    Excelente matéria…Viajei pela TACV em julho de 2018 saindo de Fortaleza e destino Lisboa e vice-versa….concordo com o conteúdo publicado!!!

    • Anchieta Dantas Jr.
      maio 17, 2019

      Obrigado, Robson!

      E sempre que for viajar lembre-se da gente e ajude-nos a manter o nosso trabalhando fazendo as suas reservas por meio dos links e banners de nossos parceiros aqui no site.

      Abraços,

      Anchieta.

  • Kleiton
    maio 27, 2019

    Parabéns!!! Viajo para a Europa agora em Setembro e precisava tirar essas dúvidas. Valeu mesmo!!!

    • Anchieta Dantas Jr.
      junho 7, 2019

      Kleiton, que bom que conseguimos ajudar,

      No mais, obrigado pela visita e se puder não deixe de fazer suas reservas de viagem (passagens, hospedagem, seguro viagem, chip internacional, passeios etc) por meio dos links e banners dos nossos parceiros aqui no site. Você não vai pagar nada a mais por isso e ainda ganha descontos. Além do que, estará nos ajudando a manter o nosso trabalho, dada a pequena comissão que eles nos pagam. Se preferir, acessando , você também encontra todos eles.

      Atenciosamente,

      Anchieta.

  • LennonPontes
    junho 1, 2019

    Alguém pode me ajudar?tive um problema com a carta convite graças o belo serviço dos Correios do Brasil alguém sabe me informar se na hora de carimbar o passaporte eles são muito rígidos?

  • milena
    julho 31, 2019

    Ola,

    vou passar 48h na ilha do sal em um stopover saindo de Milao para Recife. Precisa de vacina?
    Se sim, o que fazer no caso de que a pessoa nao pode tomar vacinas?

    Muito obrigada,

  • Akailson Soares
    outubro 17, 2019

    Melhor descrição de tudo que nem a mulherzinha do GPS consegue narrar… MUITO MUITO BOM! Obrigado por compartilhar tudo isso; estarei viajando esse trecho da sua narrativa agora em Dezembro; já estou alerta para conferir tudo isso.

    • Anchieta Dantas Jr.
      junho 4, 2020

      Que bom que gostou, Akailson!

      No mais, obrigado por sua visita e se puder cadastre-se para não perder nenhum dos nossos conteúdos.

      Abraço,

      Anchieta Jr.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *