Brasil-Europa: vale a pena voar de TACV?

por

Há pelo menos uma década, eu viajo todos os anos à Europa e sempre voei TAP. A principal razão para a escolha é poder sair diretamente da minha cidade, Fortaleza, sem escalas ou conexões, em um voo que dura, em média, 7 horas.

No entanto, em 2017, com as tarifas astronômicas que vêm sendo cobradas por essa companhia aérea portuguesa, tive que me render a uma alternativa: a Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV), também conhecida como Cabo Verde Airlines. Esta empresa costuma oferecer ótimos preços para o arquipélago africano e para o continente europeu.

Aliás, preços bastante convidativos! Viajei no dia 9 de junho deste ano para Lisboa, retornando no dia 12 de julho que passou, pagando, com taxas incluídas, apenas R$ 1.900 ante R$ 3.850 cobrados pela TAP para o mesmo destino e em iguais datas.

Um pouco menos da metade do preço da segunda, o que é muito barato para o período (verão na Europa). Portanto, não tinha o que pensar!

Porém, mesmo com a decisão tomada, vieram as dúvidas sobre a qualidade e os serviços da TACV. Procurei informações na internet sobre a empresa e as mesmas eram escassas.

E entre as opiniões e relatos que eu encontrei a principal queixa eram sobre atrasos. No entanto, quem já havia viajando por esta companhia, no geral, não demonstrava arrependimento.

Ao mesmo tempo, procurei a opinião de amigos. Tenho alguns que moram em Portugal e diante das altas tarifas da TAP eles passaram a vir ao Brasil pela TACV. Também conheço agentes de viagens que já viajaram por ela. Todos foram unânimes em afirmar que se eu procurava preço, bom serviço, mas sem luxos, podia voar sem medo.

De fato, ao que tudo indica, antes, havia bem mais reclamações em relação à TACV. Mas quem andou viajando recentemente me disse que gostou.

Agora, segue o meu relato para quem está em dúvida sobre se vale a pena viajar para a Europa pela TACV.

Fundada em 1958, a TACV tem sua base de operações no Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na cidade de Praia, capital de Cabo Verde, que fica localizada ao sul da Ilha de Santiago. Desde novembro de 2009, ela é membro ativo da IATA.

Frota e rotas

Atualmente, a companhia tem um voo semanal saindo do Brasil desde Fortaleza e Recife (o dia pode variar. Fui numa sexta e retornei numa quarta-feira, portanto é bom consultar). Além de voos operando em Portugal, França, Holanda e Estados Unidos.

Tudo isso (pasme!), segundo vi no Wikipedia (não encontrei informações sobre a frota no site da TACV), com apenas um Boeing 757-200 e um turboélice ATR-72 para voos regionais em Cabo Verde.

Antes, segundo apurei, a empresa possuía mais dois Boeings 737 e ainda outro ATR-72.

Compra da passagem

Os bilhetes podem ser adquiridos pelo site da TACV, em agências de turismo ou na loja própria da empresa no Aeroporto de Fortaleza (atendimento de segunda a quinta-feira das 9h às 13h. Telefones: 85 3392.1354 e 3392.1388).

Porém, se a aquisição da passagem for feita pelo site da TACV, a compra é feita em dólar, via cartão de crédito (Visa ou Mastercard), convertidas na cotação do dia e ainda paga-se IOF de 6,38% sobre o valor. Afinal, trata-se de uma transação internacional.

Para fugir do imposto, a dica é comprar nas agências de viagens online, nas agências de viagens físicas ou na loja da TACV no aeroporto da capital cearense. Nesta última, o valor é dividindo em até três vezes sem juros.

Reserva de Assentos

Esqueça! Não é possível fazer a reserva pelo site. Aliás, a página da empresa na internet é extremamente simples.

O que sugiro: telefone para a companhia aérea ( telefones: 85 3392.1354 e 3392.1388) pelo menos dois dias antes da viagem para confirmar o voo e aproveite e peça para marcar logo seus assentos. Com isso, antes de sair de Fortaleza, garanti os assentos previamente em todos os trechos.

Franquia de bagagem

Do Brasil para a Europa é permitido levar como bagagem de porão dois volumes de até 23 kg, despachados até o destino final.

Como bagagem de mão, pode-se levar um volume com dimensões máximas de 115 cm (55 altura x 35 comprimento x 25 cm largura) e com peso máximo de 5 Kg, que possa ser acomodado debaixo do assento à frente do lugar onde se encontra instalado o passageiro ou no compartimento superior.

Caso estes limites sejam ultrapassados, a bagagem será despachada como bagagem de porão e sujeita à aplicação da cobrança de excesso de bagagem.

Saiba mais sobre as regras de babagem no site da TACV aqui.

Visto e vacinas para Cabo Verde

Não há necessidade de visto para fazer a conexão em Cabo Verde e nem a comprovação de nenhum tipo de vacina, como a febre amarela.

Check-in

Tanto na ida como na volta, o check-in ocorreu sem problemas.

No aeroporto de Fortaleza não peguei fila. Neste, o serviço é prestado por funcionários do próprio aeroporto e não da TACV.

Já no aeroporto de Lisboa, apesar da fila, o atendimento foi rápido e eficiente.

Em ambos, não posso deixar de destacar a atenção e a simpatia dos atendentes.

Embarque

Na ida, o embarque ocorreu sem problemas. O voo saiu no horário: à 1h da manhã, conforme previsto.

Como é voar de TACV do Brasil para a Europa

Embarque no Aeroporto de Fortaleza Fotos: Anchieta Dantas Jr.

Já no retorno de Lisboa, houve atraso de 3 horas e 15 minutos. Ao invés de decolar às 17h45 (horário local) isso só ocorreu às 21h.

O problema, segundo fomos informados, deu-se devido ao tráfego aéreo intenso na capital portuguesa naquela tarde, com o avião não podendo pousar no horário previsto.

Assim, para que a aeronave não ficasse sobrevoando a cidade por tempo indeterminado, ela foi desviada para o aeroporto de Faro, no Algarve, a 30 minutos de Lisboa, tendo que aguardar autorização para retornar e, então, pudéssemos embarcar.

Resultado? Cheguei em Fortaleza às 2h35 da manhã do dia seguinte, sendo que isso era para ter ocorrido às 22h45 do dia anterior.

O voo

Tanto os trechos Fortaleza/Praia/Lisboa como Lisboa/Praia/Fortaleza foram operados pelo Boeing 757-200, um avião de porte médio, com fileiras de três cadeiras de um lado e de três cadeiras do outro, podendo transportar cerca de 200 passageiros.

O avião não é novo, mas nem por isso mal cuidado ou barulhento. Pelo contrário! Tanto na ida como na volta, a aeronave estava muito limpa (inclusive os banheiros) e os assentos bem conservados.

As poltronas são em couro, confortáveis, bom reclino, e as achei bem mais largas e espessas que as dos aviões da TAP que voam do Brasil para Portugal.

Como é voar de TACV do Brasil para a Europa

Interior da cabine do Boeing 757-200 da TACV

Como é voar de TACV do Brasil para a Europa

Interior da cabine do Boeing 757-200 da TACV

Como é voar de TACV do Brasil para a Europa

Interior da cabine do Boeing 757-200 da TACV

Como é voar de TACV do Brasil para a Europa

Os assentos do avião da TACV são confortáveis e com bom espaço para as pernas

Também me chamou a atenção o espaço entre as fileiras. Sou alto, com pernas grandes, e, por conta disso, costumo sofrer muito ao viajar nas classes econômicas de diversas companhias aéreas.

Para minha surpresa isso não aconteceu nos voos da TACV. O espaço entre as cadeiras é bem razoável e acredite: consegui esticar minhas pernas o suficiente para dormir confortavelmente e sem dores nos joelhos.

Além disso, achei o avião relativamente silencioso e o ar-condicionado funciona muito bem. Bem até demais, pois senti bastante frio. Tanto na ida como na volta cheguei a pedir a um dos comissários que aumentasse a temperatura da cabine.

Diferentemente de outras companhias aéreas, não espere mimos como itens de higiene pessoal ou travesseiros. Com relação a mantas, elas existem, mas não em número suficiente para todos os passageiros a bordo.

Por isso, as mantas são distribuídas prioritariamente entre crianças e idosos, com o que sobra sendo dado aos demais passageiros. Portanto, se você, como eu, é friorento em viagens de avião, previna-se e leve um casaco!

Ah! Não há entretenimento de bordo. Ou seja, você não vai encontrar em cada assento aquelas telas para escolher filmes e canais de música para se distrair enquanto viaja.

Mas para mim isso não foi um problema, pois aproveitei para ler e depois tirar uma boa soneca. E aqui para nós: por que pagar o dobro só por isso? Fala sério!

Existe ainda um serviço de vendas duty free, cujos produtos constam de uma revista que você vai encontrar no bolso da poltrona à sua frente. Não comprei nada, portanto não vou opinar sobre ele.

Comissários de bordo

Em todos os trechos que fiz pela TACV o atendimento dos comissários de bordo se destacou. Foram atenciosos, sorridentes e bem mais simpáticos que os da TAP costumam ser.

Como é voar de TACV do Brasil para a Europa

O atendimento a bordo da TACV é excelente

A equipe é trocada em Praia tanto na ida como na volta.

Serviço de bordo

Ida

Foi servido um café da manhã, entre Recife e Praia, e um almoço entre Praia e Lisboa.

O café da manhã veio composto de frutas, iogurte, omelete de queijo quentinho, pão, manteiga e bolo, acompanhados de sucos, água, café, leite, chá e refrigerantes.

Como é voar de TACV do Brasil para a Europa

Café da manhã servido no trecho Recife/Praia

Já no almoço foram servidos salada, um peixe grelhado com legumes e um bolo com cobertura de abacaxi de sobremesa. Para beber, sucos, água, refrigerantes, cerveja, vinhos branco e tinto e ainda café e chá.

Como é voar de TACV do Brasil para a Europa

Almoço oferecido no trecho Praia/Lisboa

Volta

Foi servido um jantar entre Lisboa e Praia e um lanche frio entre Praia e Fortaleza.

No jantar veio salada, uma massa com cubos de frango, pão quentinho, manteiga e de sobremesa um bolo com cobertura. Para acompanhar, sucos, água, refrigerantes, cerveja, vinhos branco e tinto e também café e chá.

Como é voar de TACV do Brasil para a Europa

Jantar servido no trecho Lisboa/Praia

Como é voar de TACV do Brasil para a Europa

As refeições podem ser acompanhadas de vinho branco ou tinto

Enquanto no lanche vieram frutas, iogurte, sanduíche de queijo e bolo. Para tomar, sucos, água, café, leite, chá e refrigerantes.

Como é voar de TACV do Brasil para a Europa

Lanche oferecido no trecho Praia/Fortaleza

O que posso dizer é que a comida é fresca, veio bem cheirosa, saborosa e na temperatura certa!

Escala em Recife

No caminho para a Europa, antes de fazer a conexão em Praia, depois e uma hora de voo desde Fortaleza, temos uma escala em Recife, a fim de os passageiros que vieram de Lisboa com destino a esta cidade desembarquem e para que novos passageiros embarquem.

Tudo dura cerca de uma hora e não descemos do avião. Nesse tempo, a aeronave passa por uma limpeza e eles tentam ser o mais rápido possível.

De fato, não achei essa parada cansativa e o ar-condicionado da aeronave permanece ligado o tempo todo para o conforto de quem continua a bordo.

Conexão em Praia

Esta acontece após 3h30 de voo depois que saímos de Recife e, certamente, é a parte menos confortável da viagem. Mas calma! Nada desesperador.

O voo foi super tranquilo e o pouso foi bem suave. Quando chegamos, os passageiros com destino a Praia são os primeiros a sair do avião. Em seguida, os que vão seguir para Lisboa são convidados a descer e aguardar em uma sala de embarque.

Como é voar de TACV do Brasil para a Europa

Aeroporto Internacional Nelson Mandela, em Praia, Cabo Verde

Não há conectores para sair do avião. Descemos por uma escada e somos guiados, a pé (o trajeto é bem curto), até a sala de embarque, onde, antes de entrar, pedem que mostremos o cartão de embarque do segundo trecho da viagem (Praia/Lisboa).

Como é voar de TACV do Brasil para a Europa

Desembarque no Aeroporto Nelson Mandela, em Praia

O Aeroporto Nelson Mandela, na cidade de Praia, aparenta ser novo, porém é bem pequeno e apresenta uma série de problemas estruturais, entre eles:

  • Calor insuportável: o ar-condicionado da sala de embarque não funciona ou está desligado;
  • O Wi-Fi não funciona;
  • Banheiros precários; e
  • Dependendo da quantidade de gente que ali se encontra, não há cadeiras suficientes para sentarmos enquanto aguardamos o próximo voo.

O local tem apenas duas lojas Duty Free, uma lanchonete nada atrativa, duas máquinas automáticas para venda de lanches e bebidas e ainda uma loja de lembranças de Cabo Verde.

Como é voar de TACV do Brasil para a Europa

Sala de embarque do Aeroporto Nelson Mandela, em Praia

Como é voar de TACV do Brasil para a Europa

Única lanchonete existente na sala de embarque do Aeroporto Nelson Mandela, em Praia

São apenas dois portões de embarque e embora eu tenha lido relatos sobre desorganização no embarque, isto, desta vez, não ocorreu.

No entanto, a conexão que era para durar uma hora sofreu atraso de 30 minutos.

Apesar de chamarem de conexão, embarca-se na mesma aeronave, agora novamente limpa, com mudança no número do voo e nova equipe de comissários e pilotos.

Prós e contras de voar TACV

A principal vantagem de voar pela TACV decididamente é o preço. O serviço é bom e não tenho do que reclamar. Surpreendeu até, dado o valor da passagem.

O que coloca a TACV em desvantagem em relação á TAP é o tempo de voo. O percurso não é direto, com uma uma escala e uma conexão, o que pode sofrer atrasos e tornar a viagem mais longa do que o previsto e mais cansativa.

Isto não quer dizer que a TAP não sofra atrasos. Sofre sim! Eu mesmo já peguei vários, tendo perdido, inclusive, algumas conexões em Lisboa para outras cidades europeias.

Outro inconveniente da TACV em relação à companhia aérea portuguesa é que o voo é semanal, ao contrário da segunda que tem voos diários saindo de nove capitais brasileiras.

E como a empresa cabo-verdiana possui apenas uma aeronave no momento, se o avião sofrer alguma avaria ou o voo for cancelado, você só poderá embarcar uma semana depois, atrapalhando a viagem.

Ah! Se você pretende quando chegar a Lisboa no mesmo dia para outra cidade da Europa sugiro marcar o voo na outra companhia com pelo menos cinco horas de intervalo entre sua chegada e a partida.

Lembre-se que ao chegar em Portugal você terá que desembarcar, fazer imigração, recolher sua bagagem, fazer o check-in na outra companhia área e reembarcar.

Assim, se possível, deixe para viajar para o novo destino no dia seguinte, pois caso ocorram atrasos você ficará mais seguro

Conclusão

A TACV tem uma boa proposta e um bom serviço. Surpreendeu-me e pretendo voar mais vezes por ela saindo de Fortaleza, caso a TAP não tenha tarifas atrativas no período.

E como eu falei, o maior diferencial é o preço, que chega a ser 50% menor que o cobrado pela TAP e Condor, outra companhia aérea que sai de Fortaleza com destino à Europa (Frankfurt, na Alemanha).

Portanto, eu recomendo a TACV se você não quer gastar muito, tem disponibilidade de datas para viajar (afinal é apenas um voo por semana), não liga para possíveis atrasos, não se importa de fazer uma conexão em Cabo Verde e não faz questão de aviões novos e cheio de tecnologia.

Caso contrário, aposte em uma companhia aérea maior.

Bem, essa foi a minha experiência em voar pela primeira vez pela TACV. Espero que você tenha a mesma sorte e volte aqui para contar como foi.

Leia mais sobre a TACV

Mais voos para o Brasil? Iceland Air assume gestão da TACV

 

Gostou desse post? Então compartilhe com seus amigos via as redes sociais ou e-mail para que eles também tirem suas dúvidas sobre como é voar pela TACV do Brasil para a Europa. Os botões de compartilhamento estão no início e no fim do texto.

E para acompanhar tudo que acontece no Blog Andarilho siga a gente no Facebook, no Instagram e no Twitter e também não deixe de se cadastrar para receber a nossa Newsletter.

 

15 respostas
  • luis candeias
    julho 18, 2017

    Mto bom para quem tem duvidas sobre a TACV.

  • Fabricio
    julho 18, 2017

    Matou a minha curiosidade, eu cheguei a fazer uma cotação e realmente a diferença de preço é gritante. Mas, eu moro em SP, então não compensa, mas queria trazer essa experiência para os leitores do meu blog.

    • Rito faria Gomes
      julho 21, 2017

      Ja viajei pouk mas o pouk foi na minha companhia de bandeira. (TACV )e k continua sempre e com melhores tripulantes de bordo

  • Betânia Simões Ayres
    julho 18, 2017

    É isso mesmo Anchieta! A grande vantagem da TACV é, sem dúvida, o preço. Para quem não tem grandes exigências, ela atende tranquilamente.

  • Leticia Amaral
    julho 18, 2017

    Ótimo texto Anchieta!!! Muito esclarecedor!!! Eu tinha realmente muita curiosidade sobre este vôo. Parabéns!!!

  • Núcia
    julho 18, 2017

    Excelente texto. Parabéns!!

  • Adriano
    julho 18, 2017

    Muito bom. O texto . Porem pagar barto corre o risco de estragar a viagem toda . Essa companhia com uma aeronave só , imagina se houver algum problema ,ferrou. E outro ponto importante é , quando essa aeronave passa por manutencao , se ela não para de voar ? Prefiro pagar um pouco mais numa companhia com mais estrutura e tradicao , mesmo pagando um pouco mais.

    • Gláucia
      julho 19, 2017

      Não é bem assim. Uma vez aconteceu comigo de haver um problema que impediu o avião de partir de Fortaleza, e a TACV alugou um avião da Gol e cumpriu-se os horários previstos.

    • Mil_cv
      julho 19, 2017

      vc não leu o artigo? os TACV tem mais do que 1 boeing

    • Maria Tereza
      julho 19, 2017

      Caro S. Adriano,
      Eu trabalho na Companhia, e garanto-lhe que, em situações de paragem do nosso Boeing 757-200, a TACV empre aluga uma aeronave de uma Empresa portuguesa que cobre os voos do Boeing, quer por algum “problema” na operacionalização do Boeing, quer quando sai para a manutenção obrgatória.
      Sds

  • Astrid Monteiro
    julho 19, 2017

    Gratidão pelo testemunho partilhado. Amo o meu País, somos um povo de morabeza. Apesar de ser um País pobre a força e a transformação de Cabo Verde está nos homens e mulheres, esforçamos para servir o melhor possível a todos aqueles que escolhem o nosso País ou para viver, passar férias, ou escala. Vivaaa Cavo Verde, vivaaaa TACV orgulho de pertencer de ser Cabo Verdiana.

  • Amilcar Fonseca
    julho 19, 2017

    A manutenção è garantida por tecnicos nacionais formados na Boeing, Estados Unidos, e pela Atr em Toulouse, França.
    As aeronaves são sujeotas a manutençã diaria e periodica.
    Quando as mesmas devem passar por um check periodico mais profundo a aeronave para por um periudo de um mês ou mais sendo que nesse periudo a empresa recorre ao aluguer de avião a terceiros para cubrir os voos programados.

  • Cláudia Parreira
    julho 19, 2017

    Muito obrigada pelo seu testemunho.
    São Passageiros como o Senhor é que nos dá força e animo para continuarmos a fazer o nosso trabalho sempre com professionalismo e muito amor.
    Espero que continue a escolher a Tacv para os seus voos e que tenha sempre uma excelente viagem na nossa compania de coração.
    Obrigada!

  • Geisa Gonçalves
    julho 20, 2017

    Parabéns, bom texto, gostei dos detalhes, muito esclarecedor até mim, Cabo Verdiana e viajante da TACV mas apenas em voos nacionais. Motivador e convidativo, bem haja e que a vossa experiência seja sempre boa. Quanto ao constrangimento no aeroporto, o mesmo encontra-se em obras de ampliação, há meses por isso alguns serviços estão limitados, inclusive na sala de espera (fato ar condicionado).

  • Lenine
    julho 21, 2017

    Grato por esse testemunho!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *