Não posso tomar a vacina contra febre amarela. O que devo fazer para viajar?

by

Atualmente, 136 países exigem a vacina contra a febre amarela para liberar a entrada de visitantes em seus territórios. A comprovação se dá por meio do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. O processo é tão simples que já dá até para emiti-lo online, sem sair de casa – saiba como aqui. Porém, se por motivos médicos, você não puder tomar a vacina, como fica? Deixará de viajar? A boa notícia é que não.

Essa semana, ao fazer uma pesquisa a fim de tirar a dúvida de uma leitora, descobri que existe um jeito. Basta ter em mãos o Certificado de Isenção de Vacinação, também fornecido pela Anvisa, que deve ser mostrado com o passaporte ao entrar em países que exigem a vacina contra a febre amarela.

Assim, gestantes, bebês com idade inferior a nove meses, idosos (o médico deve ser consultado) e pessoas alérgicas aos componentes do medicamento poderão viajar tranquilos, na certeza de que não serão barrados seja ao embarcar ou ao passar pela imigração do país de destino por não terem se imunizado.

Além do público citado acima, pessoas em tratamento com corticoides, quimioterapia ou radioterapia, com alergia grave ao ovo  e portadores do vírus HIV também não podem tomar a vacina, segundo explica a Anvisa.

Como obter o Certificado de Isenção de Vacinação

Para casos em que a vacinação contra a febre amarela for contraindicada, o viajante deverá solicitar ao seu médico um atestado com endereço completo e telefone do profissional de saúde, carimbo, número de registro no CRM e assinatura, falando o motivo por que você não pode tomar a vacina.

Para facilitar a vida de quem precisa, a Anvisa disponibiliza em seu site um modelo de Atestado Médico de Isenção de Vacinação (veja imagem abaixo) para que seja impresso e levado ao médico. Baixe o seu aqui.

Certificado de Isenção de Vacinação
Modelo do Atestado Médico de Isenção de Vacinação da Anvisa

Daí, de posse desse documento preenchido, é só comparecer à Anvisa para registrar a contraindicação do medicamento e emitir, gratuitamente, o Certificado de Isenção de Vacinação.

Mas atenção: embora o Regulamento Sanitário Internacional (RSI) estabeleça que as autoridades de saúde de outros países devam considerar o Certificado de Isenção de Vacinação, outras medidas de controle sanitário poderão ser aplicadas pelo país de destino que tem autonomia para isso, conforme estabelecido no Anexo 7 do RSI.

Para saber mais sobre o Certificado Internacional de Vacinação acesse a sessão de perguntas e respostas da Anvisa.

Mais um alerta: jamais viaje sem seguro viagem! Você estará tranquilo quanto a assistência médica e odontológica dentre outras coberturas importantes e que custam caro no exterior. Encontre os melhores preços e contrate o seu aqui.

Conhece alguém que vai ao exterior e não pode tomar a vacina contra febre amarela? Compartilhe esse post com essa pessoa. Ela vai ficar muita grata.

E se você gosta do nosso trabalho e que nos ajudar a mantê-lo, deixando o blog sempre atualizado, veja como a seguir. Você não vai pagar nada a mais por isso e ainda ganha descontos. Olha só!

Resolva a sua viagem com a gente

Aqui no Blog Andarilho você encontra tudo para resolver a sua viagem e não vai precisar ficar buscando de site em site. Basta clicar nos links a seguir ou utilizar os banners na lateral direita do blog e boa viagem!

Compare preços e reserve seu voo pela Viajanet pagando em até 12 vezes iguais.

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hotel Urbano.

Contrate seu seguro viagem com desconto pela Real Seguros ou SegurosPromo.

Compre aqui seu chip internacional com abatimento e internet ilimitada nos EUA e em mais 210 países.

Alugue um carro para viajar pelo Brasil e o exterior com até 30% OFF.

Garanta antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas em todo o mundo.

Compre aqui entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos.

Reserve agora seus trens na Europa com a RailEurope, revendedor oficial no Brasil.

Está sem tempo? Precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria. Entre em contato.

Problemas com voos? Nós temos a solução: acesse a Resolvvi e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização.

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

3 Responses
  • Michele Vanessa
    fevereiro 24, 2020

    Não existe certificado de isenção de vacinação. O próprio Atestado Médico conforme o modelo sugerido pela ANVISA já é o próprio documento necessário para entrada no país que exige a vacina da febre amarela. Não é necessário leva-lo até a ANVISA. Sei porque tenho doença auto imune e tomo imunossupressores, o que impede a vacinação e já viajei com meu atestado.

    • Anchieta Dantas Jr.
      junho 4, 2020

      Michele,

      Obrigado por sua contribuição.

      No mais, obrigado por sua visita e se puder cadastre-se para não perder nenhum dos nossos conteúdos.

      Abraço,

      Anchieta Jr.

    • caroline
      abril 28, 2021

      Vanessa, você conseguiu entrar em países que exigem o certificado?
      To com medo de ser barrada na entrada do pais.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *