Já pensou em morar no Uruguai? Agora está mais fácil!

by

Destaque entre os países sul-americanos por sua qualidade de vida, o Uruguai passou a figurar entre os destinos de muitos brasileiros não só para passar férias, mas também entre os que pensam em fixar residência fora. Neste último caso, um processo, por vezes burocrático, pois, diferentemente do que ocorre na União Europeia, no Mercosul ainda não é permitida a livre circulação de seus cidadãos entre os estados-membros.

Quer dizer: não era! Pelo menos entre o Brasil e o Uruguai isto está mudando e pode apressar os planos de quem planeja morar no nosso vizinho. Foi publicado no dia 7 deste mês, no Diário Oficial da União, um acordo entre os dois países que facilita a livre circulação através de vistos permanentes e também torna mais fácil fazer pedidos de residência fixa entre eles.

Como solicitar visto de residência no Uruguai

Então, se você quiser garantir um visto permanente de residência no Uruguai deve apresentar-se a uma Missão Diplomática ou Representação Consular brasileira portando os seguintes documentos:

  • Passaporte válido e vigente ou carteira de identidade (também vale um documento especial de fronteiriço ou certidão de nacionalidade expedida pelo consulado brasileiro);
  • Certidão ou declaração pessoal negativa de antecedentes judiciais, penais e policiais nos últimos cinco anos no país de origem; e
  • Declaração pessoal de ausência de antecedentes internacionais penais ou policiais.

O processo para solicitar a mudança de país também é pouco burocrático: basta enviar os mesmos documentos listados acima a um departamento da Polícia Federal ou diretamente à Secretaria Nacional de Justiça.

Já no Uruguai, esse trabalho cabe à representação diplomática ou à Direção Nacional de Migração.

E para facilitar mais um pouquinho, os dois países não exigem um período prévio de residência temporária para liberar a residência permanente e todos os trâmites são isentos de taxas.

Aí, com tudo em ordem, brasileiros e uruguaios que tenham a permissão de residência permanente terão o direito a exercer qualquer atividade legal no país que escolherem morar nas mesmas condições que os nativos.

Bacana, né?

Porém, esse acordo ainda deve ser ratificado pelos dois países e só passa a valer um mês depois da assinatura.

Leia mais sobre o Uruguai aqui!

Vai ao Uruguai? Resolva a sua viagem com a gente

Aqui no Blog Andarilho você encontra tudo o que necessita para resolver a sua viagem em um só lugar e não vai precisar ficar buscando de site em site.

Basta clicar nos links a seguir ou utilizar os banners na lateral direita do blog e boa viagem!

Pesquise e compre aqui o seu voo, pagando a sua passagem em até 12 vezes iguais.

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hotel Urbano. Há opções de parcelamento e cancelamento grátis, caso você venha a mudar de ideia depois.

Cote a contrate aqui um seguro viagem para viajar protegido. Digite BLOGANDARILHO5 no campo Cupom antes de finalizar a compra e ganhe 5% de desconto.

Compre aqui um chip internacional com internet ilimitada no Uruguai. Digite ANDARILHO10 no campo Cupom e clique em Aplicar antes de finalizar a compra e ganhe 10% de desconto.

Alugue aqui um carro em seu destino

Adquira antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas

Está sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Resolvvi e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização. Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no Twitter , Pinterest e no TripAdvisor.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *