Já pensou em morar no Uruguai? Agora está mais fácil!

por

Destaque entre os países sul-americanos por sua qualidade de vida, o Uruguai passou a figurar entre os destinos de muitos brasileiros não só para passar férias, mas também entre os que pensam em fixar residência fora. Neste último caso, um processo, por vezes burocrático, pois, diferentemente do que ocorre na União Europeia, no Mercosul ainda não é permitida a livre circulação de seus cidadãos entre os estados-membros.

Quer dizer: não era! Pelo menos entre o Brasil e o Uruguai isto está mudando e pode apressar os planos de quem planeja morar no nosso vizinho. Foi publicado no dia 7 deste mês, no Diário Oficial da União, um acordo entre os dois países que facilita a livre circulação através de vistos permanentes e também torna mais fácil fazer pedidos de residência fixa entre eles.

Como solicitar visto de residência no Uruguai

Então, se você quiser garantir um visto permanente de residência no Uruguai deve apresentar-se a uma Missão Diplomática ou Representação Consular brasileira portando os seguintes documentos:

  • Passaporte válido e vigente ou carteira de identidade (também vale um documento especial de fronteiriço ou certidão de nacionalidade expedida pelo consulado brasileiro);
  • Certidão ou declaração pessoal negativa de antecedentes judiciais, penais e policiais nos últimos cinco anos no país de origem; e
  • Declaração pessoal de ausência de antecedentes internacionais penais ou policiais.

O processo para solicitar a mudança de país também é pouco burocrático: basta enviar os mesmos documentos listados acima a um departamento da Polícia Federal ou diretamente à Secretaria Nacional de Justiça.

Já no Uruguai, esse trabalho cabe à representação diplomática ou à Direção Nacional de Migração.

E para facilitar mais um pouquinho, os dois países não exigem um período prévio de residência temporária para liberar a residência permanente e todos os trâmites são isentos de taxas.

Aí, com tudo em ordem, brasileiros e uruguaios que tenham a permissão de residência permanente terão o direito a exercer qualquer atividade legal no país que escolherem morar nas mesmas condições que os nativos.

Bacana, né?

Porém, esse acordo ainda deve ser ratificado pelos dois países e só passa a valer um mês depois da assinatura.

Leia mais sobre o Uruguai aqui!

Monte sua viagem com a gente

E aí, ficou animado para conhecer Uruguai? Pois veja o que o Blog Andarilho pode fazer por você. Com a gente, é possível montar uma viagem inteirinha sem sair de casa ou de onde você estiver e com poucos cliques. Olha só!

Fazendo suas reservas aqui pelos banners na lateral direita do blog ou pelos links a seguir você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda a manter a nossa página.

Nossos parceiros foram escolhidos a dedo para lhe oferecer o melhor custo/benefício em suas viagens.

Para procurar voos baratos para o Uruguaiacesse o Voopter  ou o Confira o Max Milhas e encontre tarifas que se encaixem no seu bolso. Eles reúnem várias ofertas de passagens em um só lugar!

Reserve seu hotel ou hostel pelo Booking clicando aqui e tenha uma estada com o melhor preço. Há várias opções com cancelamento grátis!

Seguro viagem com desconto? Nosso parceiro Segurospromo oferece mais de 10 seguradoras com planos e preços imbatíveis para você viajar protegido. Faça a sua cotação e garanta já seu desconto exclusivo.

Utilize o cupom “BLOGANDARILHO5”. Ele lhe dá direito a 5% de abatimento na compra do seguro de viagem. Não viaje sem seguro. Evite perrengues.

Vai querer alugar um carro no Uruguai? Então, compare preços e tenha o melhor atendimento com a Rentcars.com. Alugue aqui um veículo pagando em até 12X, livre de IOF e com até 60% de desconto.

E se você já quiser desembarcar no Uruguai conectado sem pagar uma fortuna de roaming, aposte no EASYSIM4U (saiba como foi nossa experiência), chip com internet ilimitada em mais de 140 países. Compre aqui.

Está sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Ajudajus  e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

 

Sempre teve vontade de agradecer as dicas dadas pelo Blog Andarilho e não sabe como? Clique no link abaixo e descubra. É mais simples do que você imagina!

Veja aqui Como ajudar um blog que lhe ajuda a montar a sua viagem

 

Gostou desse post? Então, que tal compartilhar com seus amigos nas redes sociais? Os botões de compartilhamento estão no início e no fim do texto.

E para acompanhar tudo que acontece no Blog Andarilho siga a gente no Facebook, no Instagram e no  Twitter e também não deixe de se cadastrar para receber a nossa Newsletter.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *