Passeios gratuitos em São Paulo: confira 8 sugestões!

by

A cidade de São Paulo é, ao mesmo tempo, uma das maiores e mais interessantes cidades do Brasil. A selva de pedra, como muitos a chamam, reservas coisas surpreendentes para conhecer. A saber, atrações culturais, gastronomia, centros de compras e, para a alegria dos visitantes, atividades que não custam nada. Isso mesmo! O dinheiro está curto? Então, neste post você vai descobrir oito passeios gratuitos em São Paulo. Todos eles superbacanas e que não devem ficar de fora da sua programação.

E nada como quem vive no local para apontar as melhores opções, não acha? Por esta razão, nossa amiga Guta Cunha, autora do Blog Vambora, como boa paulistana, nos traz uma seleção de atrações que ela adora. A propósito, algumas pouco conhecidas dos turistas.

A nosso pedido, ela aponta oito passeios gratuitos para fazer em São Paulo. Para você ter uma ideia do que lhe aguarda, tem desde museus, passando por parques e avenidas. Assim como locais para ver a exuberante arte de rua da cidade. Confira!

Pesquisando voos para São Paulo? Pois, encontre aqui as melhores ofertas para viajar pagando em até 12x iguais.

Mas se o que precisa é encontrar uma hospedagem, então compare preços e reserve agora opções incríveis em São Paulo com cancelamento grátis!

Passeios gratuitos em São Paulo

Parques gratuitos em São Paulo

Passeios Gratuitos em São Paulo - Lago do Parque Ibirapuera
Lago do Parque Ibirapuera Fotos: wikimedia commons

Muita gente acha que São Paulo só tem prédios, poluição e concreto.  No entanto, ao conhecer parques como o do Ibirapuera, um dos maiores da cidade, fica fácil se impressionar com a beleza desses espaços naturais lindos na cidade.

E o mais legal é que há diversos parques públicos em São Paulo com entrada gratuita. Entre eles, o Parque do Ibirapuera (que é patrimônio tombado da cidade, com edificações de Oscar Niemeyer).

Além disso, tem o Parque Villa Lobos (com o Orquidário Ruth Cardoso e uma linda Biblioteca) e o Parque da Água Branca. A propósito, este último conta com clima de fazenda, incluindo animais e espaços de exposição. Ele também é tombado como bem cultural, histórico, arquitetônico, turístico, tecnológico e paisagístico da cidade.

Beco do Batman

Beco do Batman Vila Madalena Sao Paulo Brasil
Beco do Batman, Vila Madalena

O Beco do Batman, localizado no bairro de Pinheiros, é um dos lugares mais “instagramáveis” de São Paulo. Portanto, perfeito para passar algumas horas passeando e tirando muitas fotos.

Sua história se inicia nos anos 1980, quando foi feito um desenho do Batman numa das paredes. De lá para cá, possui os mais variados estilos e grafites.

Os desenhos sempre mudam de tempos em tempos (o grafite pressupõe uma arte temporária). Dessa forma, toda visita que fizer, você vai conferir algo diferente. Isto faz do Beco um ótimo passeio para moradores também.

Geralmente fica bem cheio nos fins de semana. Então, vale a pena ir durante a semana. Mas se mesmo assim você decidir visitá-lo em um sábado, domingo ou feriado, chegue cedo!

Museus e centros culturais gratuitos

Passeios gratuitos em São Paulo - Itau Cultural
Itau Cultural, na Avenida Paulista

A Cidade de São Paulo tem dezenas de museus bem legais para se visitar. A saber, desde os mais focados em arte, àqueles dedicados à tecnologia. Além disso, boa parte deles têm entrada gratuita permanente ou pelo menos durante um dia da semana.

Dos museus e centros culturais com entrada gratuita, alguns dos favoritos da Guta são: Japan House, Instituto Moreira Salles, Itaú Cultural, todos na Avenida Paulista.

Outros museus imperdíveis na cidade e com pelo menos um dia de entrada gratuita são: MASP (entrada gratuita às terças), Pinacoteca (entrada gratuita aos sábados) e Museu do Futebol (às terças também com entrada gratuita).

Avenida Paulista

Passeios gratuitos em São Paulo - Avenida Paulista
Avenida Paulista

A Avenida Paulista é um dos cartões postais de São Paulo. Ao longo de quase três quilômetros, há dezenas de atrações. A propósito, este é um dos passeios gratuitos de São Paulo mais fáceis e gostosos de fazer. Afinal, a avenida é plana, podendo ser percorrida a pé, de carro ou transporte público, como metrô.

Tem mais: mesmo com o fluxo de carros constante, dá para passear por lá tranquilamente. Desse modo, aproveite seus parques, como o do Trianon, e museus, como Masp e Casa das Rosas. Ao mesmo tempo, centros comerciais, como os Shoppings Pátio Paulista e Cidade São Paulo). Assim como os inúmeros bares e restaurantes.

Memorial da América Latina

Memorial da America Latina em São Paulo
Memorial da America Latina

O Memorial da América Latina talvez um dos passeios gratuitos em São Paulo menos conhecidos. Até mesmo entre os moradores.  A propósito, mais uma obra notável do arquiteto Oscar Niemeyer.

Ele fica localizado perto do terminal de ônibus da Barra Funda, uma das portas de entrada de muitos visitantes na cidade. Curiosamente, a grande maioria nem sabe da existência do Memorial ali do lado.

O local é um centro cultural, que foi criado para fazer a integração cultural e política dos povos latino-americanos. Portanto, há pavilhões de exposições, bibliotecas e antes da pandemia muitos eventos ao ar livre.

Bairro da Liberdade

Passeios gratuitos em São Paulo - Bairro da Liberdade
Bairro da Liberdade

Que tal fazer uma viagem para a Ásia sem sair do Brasil? Então, essa é a sensação que se tem ao visitar o bairro da Liberdade. Mais um passeio gratuito em São Paulo desta seleção.

A saber, o bairro é o maior reduto da comunidade japonesa do Brasil e do mundo, fora do Japão. Contudo, outras comunidades asiáticas também têm seu lugar aqui. Como exemplos, chineses e coreanos.

Uma vez no local, lojas, restaurantes, museus e jardins trazem o clima oriental para essa parte da cidade.

Muitos eventos também são comuns de ocorrer nas ruas do bairro, incluindo festivais famosos na Ásia, como o Festival das Estrelas e o Ano Novo chinês. Porém, com a pandemia, por enquanto, eles estão suspensos.

Jardins do Museu do Ipiranga

Jardins do Museu do Ipiranga, Sao Paul, Brasil
Vista aérea dos Jardins do Museu do Ipiranga

Em 7 de setembro de 1822, Dom Pedro I às margens do riacho do Ipiranga, declarou a independência do nosso país e é aqui que fica o Museu do Ipiranga em São Paulo.

Mas vale ressaltar que este museu está fechado para visitas desde 2013 para uma grande obra de revitalização. No entanto, seus jardins gratuitos, onde fica o Parque da Independência, continuam abertos ao público.

Criado em 1909, passando por uma reforma alguns anos depois, o parque tem inspiração francesa e faz parte da relação de patrimônios históricos. Aliás, o conjunto de jardins e fontes é realmente lindíssimo e totalmente gratuito.

Até onde se sabe, a previsão é que o Museu do Ipiranga seja reaberto ao público no dia 7 de setembro de 2022, em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil. Porém, você pode obter mais informações o site.

Mirantes em São Paulo

Passeios gratuitos em São Paulo - Edificio Copan
Edificio Copan

Finalizando essa seleção de passeios gratuitos em São Paulo, que tal ver a cidade do alto? A saber, há diversos mirantes na cidade com entrada gratuita. Entre eles estão o do Sesc Avenida Paulista, o do Copan e do Edifício Martinelli, esses dois últimos prédios históricos e icônicos da cidade.

Infelizmente devido a pandemia, a maior parte destes mirantes estão fechados para visitas no momento, por isso, é importante conferir nos canais oficiais de cada um deles sobre horários de reabertura e funcionamento. De toda forma, nos três acima as visitas são totalmente gratuitas!

Outro ótimo lugar para ver São Paulo do alto, mas que envolve um passeio mais próximo da natureza (e ainda dentro da cidade), é visitar o Parque Estadual da Cantareira, fazendo a trilha da Pedra Grande.

Com dificuldade média, a trilha leva a um dos pontos mais altos da cidade, com cerca de 1.010 m de altura. Dessa forma, vale a pena ir em dias de céu claro e tempo limpo, para ter uma visão de praticamente toda São Paulo do alto.

Vai viajar? Não esqueça do seguro-viagem! Mesmo em viagens nacionais. Por isso, cote e contrate aqui o seu seguro com um desconto exclusivo de 15%.

E aí, o que você achou da seleção de passeios gratuitos em São Paulo da nossa amiga Guta Cunha? Eu adorei! Deixe sua opinião nos comentários.

Ademais, como temos muito mais para mostrar, queremos você sempre por aqui. Assim, cadastre-se para receber gratuitamente, por e-mail ou WhatsApp, o nosso conteúdo.

Ao passo que quando você for viajar, lembre-se do Blog Andarilho. Veja, a seguir, o que podemos fazer por você!

Resolva aqui a sua viagem

Garanta aqui o seu seguro viagem com 15% de desconto
Encontre hotéis, hostels, pousadas e apartamentos com as menores tarifas
Passagens aéreas com até 50% de economia, parceladas em até 12X iguais
Chip internacional para celular com 10% de desconto
Evite filas! Compre antecipadamente ingressos para atrações e passeios
Alugue um carro com até 30% de desconto, sem IOF e em até 12 parcelas
Contrate guias de turismo que falam português em mais de 5 mil cidades
Reserve aqui o seu transfer aeroporto/hotel/aeroporto
Faça uma viagem que é a sua cara! Confira nossa curadoria de viagem
Compre malas e acessórios para a sua viagem e receba em casa

3 Responses

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *