Festival de Teatro deixa visita a Guaramiranga, no Ceará, ainda mais atraente

by

De 1º a 8 de setembro próximo, Guaramiranga, um dos destinos turísticos que eu mais gosto no Ceará, vai receber mais uma edição do Festival Nordestino de Teatro (FNT), que em 2018 completa 25 anos. Para quem ainda não a conhece, essa cidade serrana do Maciço do Baturité costuma ser chamada de “a Suíça cearense” – embora eu considere um exagero, mas que confere lhe um certo charme.

Próxima a Fortaleza, a cerca de 110 quilômetros, Guaramiranga recebe muitos turistas o ano todo, dado o clima ameno, à belíssima paisagem natural e à sua excelente gastronomia.

Mas são em eventos como o FTN, que as ruas ganham vida, ficando repleta de artistas e visitantes para celebrar as artes cênicas, tornando-se mais especial visitá-la. Então trate de pôr na agenda e organizar a viagem.

Procura hospedagem em Guaramiranga? Pesquise e reserve aqui o seu hotel ou pousada. Há várias opções de cancelamento grátis.

Alugue um carro para ter mais liberdade de explorar o destino.

Viaje protegido! Cote e contrate aqui um seguro viagem.

Na edição de jubileu de prata do festival, circo, dança e música vão se juntar ao teatro durante esses oito dias, quando representantes dos nove estados do Nordeste além de convidados de outras regiões e países, se apresentarão nos palcos da cidade, promovendo um grande intercâmbio das artes.

Eu estive em Guaramiranga no fim de semana de abertura da edição de 24 anos, em 2017, e adorei. Recomendo demais acompanhar o cortejo que dá início às festividades, além de conferir as apresentações que ocorrem na praça do teatro Rachel de Queiroz e no palco do teatro.

Cortejo de abertura do 24 Festival de Teatro de Guaramiranga

Cortejo de abertura do 24 Festival de Teatro de Guaramiranga Fotos: Anchieta Dantas Jr./Blog Andarilho

Festival Nordestino de Teatro 25 anos

Grupo Teatral Boca de Cena se apresenta na Mostra Nordeste FNT 25 anos Foto: Pritty Reis

Enfim, é só dar uma olhada na programação e se chegar para ver o que mais lhe agrada, até porque o evento é gratuito.

Ceará Convida

Além da Mostra Nordeste, a Bahia estará presente na Mostra Ceará Convida, espaço dedicado a companhias do Nordeste ou outras regiões. O espetáculo é “Looping: Bahia Overdub”, apresentado por artistas independentes, cujas trajetórias atravessam a dança, o teatro e a música.

É também na Mostra Ceará Convida que o FNT recebe a paulista Companhia do Latão, que traz o espetáculo “Lugar Nenhum”, de Sérgio de Carvalho.

Outras mostras e ações vão compor a 25ª edição do Festival Nordestino de Teatro. Breve a programação completa estará disponível na página do evento e redes do festival.

Passeios e atividades em Guaramiranga

Opções para se divertir em Guaramiranga e região não faltam! São vários parques, cachoeiras e trilhas que levam a paisagens muito bonitas.

Para uma aventura em um nível mais leve, mas cheia de beleza sugiro o Parque das Trilhas, com cinco percursos diferentes que levam a um lago onde é possível andar de caiaque, percorrer uma ponte de três cordas e encarar uma tirolesa.

Parques das Trilhas Guaramiranga Ceará

Parque das Trilhas

Se você gosta de pesca, há o Pesqueiro logo após a entrada da cidade. Você paga por varas e isca e pronto, pode começar a pescar, pois os peixes vêm fácil e qualquer um pode aproveitar a atividade.

Pesqueiro Guaramiranga Ceará

Pesqueiro

Já o Parque das Cachoeiras é um bom lugar pra relaxar ouvindo o som da natureza ou banho revigorante nas quedas d’água.

Guaramiranga tem um Roteiro Religioso interessante. Você pode visitar a Igreja Matriz Nossa Sra. da Conceição, O Convento dos Capuchinhos, onde anexo está a Igreja N. Sra. de Lourdes ou Igreja da Gruta (1882) em estilo barroco e a Imagem de Nossa Senhora, a caminho da Linha da Serra.

Afastado do centro da cidade, já próximo a Baturité temos o Mosteiro dos Frades Jesuítas. Vale a pena ser conhecido pelo valor histórico que apresenta e sua beleza arquitetônica.

Mosteiro dos Jesuítas Guaramiranga Ceará

Mosteiro dos Jesuítas

Outro roteiro imperdível é a Rota do Café Verde, por meio da qual podemos visitar propriedades, com casas centenárias, que ainda produzem cafés sombreados e abriram as portas para apresentar os aromas e sabores do Maciço de Baturité. Destaque para os sítios São Roque, Águas Finas e São Laís.

Para um fim de tarde memorável, sugiro subir até o Pico alto, ponto culminante do Maciço de Baturité, local de maior altitude, 1.115 metros.

O lugar proporciona uma das melhores vistas da região, incluindo boa parte do sertão cearense, com um pôr do sol espetacular. Outra opção ao entardecer é o restaurante Tramonto, na Linha da Serra.

Põr do Sol Linha da Serra Guaramiranga Ceará

Pôr do sol na Linha da Serra

Para curtir a noite, há vários restaurantes ao redor da praça com cardápios bem variados, boa cartas de vinhos e para quem gosta de chocolate recomendo o chocolate quente do Café com Flores e as sobremesas da Chocoberry.

Monte a sua viagem com a gente

Aqui você encontra tudo o que necessita para a sua viagem em um só lugar e não vai precisar ficar buscando de site em site. Confira!

Além disso, fazendo as suas reservas por meio dos banners na lateral direita do blog, ou dos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e vai nos ajudar a manter o nosso trabalho, dada a pequena comissão que nossos parceiros nos pagam. Desde já, agradecemos de coração, desejando uma excelente viagem!

Está buscando um hotel ou hostel? Reserve agora por meio nossos parceiros Booking.com ou Hotel Urbano. É rápido, fácil e tem várias opções de cancelamento grátis, caso venha a mudar de ideia depois!

Contrate agora seu seguro viagem e embarque com toda a proteção! Use o cupom BLOGANDARILHO5 e ganhe 5% de desconto.

Chip internacional com internet ilimitada nos Estados Unidos e em mais 210 países. Digite RBBVGRATIS no campo Cupom e em Apply Cupom antes de finalizar a compra e não pague o frete.

Alugue aqui um carro em seu destino

Ingressos para passeios e atrações turísticas no mundo todo

Entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos

Viaje de trem pela Europa e deslumbre-se com as mais belas paisagens. Reserve agora seus trens com a RailEurope e garanta já a sua viagem!

Pesquise passagens aéreas baratas no passagenspromo

Está sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Resolvvi  e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no  Twitter e no Pinterest.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *