Vamos eleger o melhor restaurante self-service do Brasil?

by

Você sabia que o restaurante self-service, ou seja, com comida a quilo, é invenção de brasileiro? Pois é! O primeiro restaurante do gênero foi aberto em Belo Horizonte, Minas Gerais, em meados dos anos 1980 e, hoje, existem milhares deles por todo país. Eu só vi algo similar certa vez na Itália. Já é uma coisa cultural nossa e como toda tradição merece ser celebrada.

Por isso já está acontecendo mais uma edição do concurso “O Quilo é Nosso”, que vai eleger o melhor restaurante a quilo do Brasil.

Assim se você mora ou está visitando os Estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal, poderá, até o dia 26 deste mês, juntamente com o júri especializado, dar a sua contribuição.

Aqui no Ceará, dez restaurantes participam da competição, que começou na terça-feira, 17 de setembro. Para saber quem participa no seu estado basta clicar aqui.

Em Fortaleza , temos a Casa do Carneiro, as duas unidades do Divina Comida, Divino Fogão, Quotidiano Cozinha Criativa, Restaurante Camarão Grill, Restaurante Renascença e Verdelima. Já em Juazeiro do Norte, competem Pasto & Pizzas e Malu Self-service.

Como bom de garfo que sou, obviamente eu já fui conferir a iniciativa. A convite da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), almocei no Camarão Grill, onde provei o prato que está concorrendo.

No caso, uma receita que leva o nome do estabelecimento, feita a base de camarão refogado no azeite, flambado no vinho branco e puxado com ervas e molho branco. Eu adorei o sabor. E olha só a apresentação! Linda de ver e de comer.

Prato concorrente do restaurante Camarão Grill Imagens: Divulgação

E a tirar pelos pratos que competem nos demais restaurantes, dá vontade de provar todos. Tem maminha temperada ao vinho tinto assada ao forno; cubos de filé de tilápia temperados e cozidos com camarão e carne de caju e camarões crocantes com creme de macaxeira com abóbora.

E não para por aí! A gente também encontra cocada quente de coco fresco com leite condensado acompanhado de uma generosa bola de sorvete de café; filé de sirigado na crosta de rapadura e couve crocante; lagosta grelhada em creme de macaxeira e manteiga da terra servida na moranga; camarão empanado no coco tostado com legumes no agridoce de goiabada e abóbora ao forno caramelizada.

Como é a avaliação

Mas não é só pela comida que os estabelecimentos serão avaliados. Contam ainda quesitos como ambiente, atendimento, limpeza e qualidade geral do buffet.

Para dar a sua contribuição na escolha do melhor restaurante a quilo do Brasil, o público registra os votos pelo site do evento.

Já o júri técnico fará sua avaliação durante visita oculta às casas participantes. Somados os resultados, os três estabelecimentos que obtiverem as maiores pontuações seguem para a próxima etapa.

Neste segundo momento, será escolhido o vencedor estadual dentre as três casas classificadas. A decisão é 100% do júri técnico, baseada nos mesmos critérios utilizados na primeira fase do concurso.

Os vencedores de cada estado seguem, então, para São Paulo, onde prepararão a receita presencialmente para uma banca de jurados, escalados pela revista Prazeres da Mesa. Nessa avaliação, é o prato participante que indicará o resultado.

Portanto, fica a dica para você conferir essas delícias e dar o seu voto. Lembrando que o concurso vai até o dia 26 de setembro próximo.

Gosta do nosso trabalho? Que tal nos dar uma força para poder continuá-lo, mantendo o blog sempre atualizado com conteúdo de qualidade. Saiba como a seguir. Você não vai pagar nada a mais por isso e ainda poderá ganhar descontos. Confira!

Resolva a sua a viagem com a gente

Aqui no Blog Andarilho você encontra tudo para resolver a sua viagem e não vai precisar ficar buscando de site em site. Basta clicar nos links a seguir ou utilizar os banners na lateral direita do blog e boa viagem!

Compare preços e reserve seu voo por meio dos nossos parceiros Viajanet  ou PassagensPromo.

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hoteis.com.

Contrate seu seguro viagem com desconto pela SegurosPromo ou Real Seguros.

Compre aqui seu chip internacional com 10% OFF e internet ilimitada nos EUA e em mais 210 países.

Alugue um carro para viajar pelo Brasil e o exterior com até 30% OFF.

Garanta antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas em todo o mundo.

Compre aqui entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos.

Adquira agora moeda estrangeira com a devolução de 50% do IOF.

Deseja fazer um cruzeiro? Veja agora as melhores ofertas para navegar pelo Brasil e o mundo pagando em 12X sem juros.

Reserve agora seus trens na Europa com a RailEurope, revendedor oficial no Brasil.

Está sem tempo? Precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria. Entre em contato.

Problemas com voos? Nós temos a solução: acesse a Resolvvi e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização.

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

2 Responses
  • Arthur Silva
    setembro 24, 2019

    Espero ter oportunidade de conhecer os melhores restaurantes, comida é algo maravilhoso, sempre!

  • Luan Lima
    julho 1, 2020

    Ja fui em otimos restaurantes mas ainda quero ir nesses da matéria, quero ter a experiencia de degustar otimos pratos divercificados.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *