Coronavírus e viagens: onde buscar ajuda para retornar

by

De duas semanas para cá, a pauta coronavírus e viagens é uma constante. Muita gente foi pega de surpresa, enquanto viajava, com as restrições impostas por muitos países para conter o avanço do coronavírus. Isto culminou, inclusive, com o fechamento de fronteiras. Os exemplos são muitos e poucos são os lugares do mundo para onde as companhias aéreas ainda podem voar. Consequentemente, uma quantidade considerável de brasileiros vêm enfrentando problemas para voltar para casa e não sabem onde encontrar ajuda.

Daí a razão deste post. Veja, a seguir, quatro formas de buscar auxílio das autoridades, se você estiver em viagem. O mesmo vale se você conhece alguém nessa situação. Assim, todos poderão ter a chance de voltar mais rápido para casa. Confira!

Formulário da Anac

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) criou um formulário para que os brasileiros que estão no exterior possam voltar ao Brasil.

O documento conta com 13 perguntas. Ao mesmo tempo, pede dados como o número do passaporte, o país onde a pessoa está e o destino de retorno. Assim como solicita o código de reserva da passagem de volta. O cadastro pode ser feito aqui.

Segundo a Anac, o formulário servirá de base para que as autoridades brasileiras possam programar o retorno dos viajantes. Isto é, brasileiros e estrangeiros autorizados, que tiveram seus voos cancelados em países que fecharam suas fronteiras.

Formulário do Itamaraty

O Itamaraty, que é o orgão responsável pelas relações exteriores do Brasil, também criou um formulário para tornar o retorno de brasileiros ao país mais fácil.

Juntamente com os dados necessários para providenciar o regresso, o documento questiona se o indivíduo possui alojamento e se há a chance de estender a estada onde está. Acesse aqui para acessá-lo ou para mais informações.

Telefones de contato

Juntamente com seu formulário, o Itamaraty também disponibilizou alguns telefones para os quais brasileiros que necessitam de assitência no exterior possam entrar em contato. São eles:

  • América do Sul: +55 (61) 9826 00 767
  • América do Norte, Central e Caribe: + 55 (61) 9826 00 610
  • Europa: + 55 (61) 9826 00 787
  • África e Oriente Médio: + 55 (61) 9826 00 568
  • Ásia e Oceania: + 55 (61) 9826 00 613

Embaixadas e consulados

Outra alternativa é procurar os consulados e embaixadas do Brasil onde você estiver. Eles podem ser acionados em situações comprovadas de emergência e fora do horário comercial. Para isso, confira a relação clicando aqui.

Enfim, sabemos que vivemos um quadro delicado e que o socorro esperado pode não vir de imediato. No entanto, é bom saber a quem acionar nesse momento de aflição em que o coronavírus impacta as nossas viagens.

Gostou deste post? Então, por favor, compartilhe! E como temos muito mais para mostrar, nós também adoraríamos ter você sempre por aqui. Basta se cadastrar para receber por e-mail ou WhatsApp o nosso conteúdo. Já quando voltar a viajar, também lembre-se da gente! Veja, a seguir, o que o Blog Andarilho pode fazer por você.

Resolva aqui a sua viagem

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *