Dia Nacional da Cachaça: 3 receitas que você vai amar!

by

Se lhe perguntassem a bebida que melhor representa o Brasil, o que você responderia? Decerto, a cachaça. Já a caipirinha, indiscutivelmente, é o drinque mais conhecido feito a partir da aguardente da cana-de-açúcar. Aliás, uma paixão brasileira presente nos melhores restaurantes e bares do mundo. Basta você olhar os cardápios e vai encontrá-la. E para quem não sabe, em setembro, no dia 13, é comemorado o Dia Nacional da Cachaça. Para celebrar, a gente traz toda a versatilidade da bebida. Além de contarmos um pouquinho da sua história, de quebra, apresentamos três receitas para lhe inspirar.

Na verdade, a cachaça é a própria cultura brasileira. Tanto que não lhe faltam apelidos. “Branquinha, bendita, água-que-passarinho-não-bebe, pinga, mé, caninha, levanta-velho, danada e marvada” são alguns deles.

Apesar de toda essa intimidade que temos com a cachaça, não se sabe, ao certo, onde e quando surgiu a primeira pinga no Brasil. Em uma rápida pesquisa na internet, encontrei que talvez tenha sido entre os anos de 1516 e 1532. Período em que os primeiros engenhos foram construídos.

A saber, a cachaça é o primeiro destilado da América Latina. Mais antigo até do que o rum caribenho e a tequila mexicana. Portanto, mais do que merecido que tenhamos o Dia nacional da Cachaça, né?

O fato é que “a cachaça é uma bebida muito versátil e pode ser consumida de diversas formas, pura, fria, quente ou em coquetéis, muito além da tradicional caipirinha”, afirma Paula Costa, vice-presidente de Marketing da Diageo.

A empresa é, atualmente, proprietária da marca de cachaça Ypióca. A propósito, uma marca criada no meu Ceará. Além disso, ela ainda é marca de cachaça mais antiga do Brasil. São mais de 170 anos de história.

A versatilidade da cachaça

Hei de concordar que o cheiro e o sabor são fortes. Porém, se você não é do tipo que aprecia uma dose pura de cachaça, certamente a caipirinha é um bela ajuda para apreciá-la. No entanto, a aguardante é base para muito mais.

Ao mesmo tempo, é uma bebida que harmoniza com com queijos, aperitivos, carnes e até frutos do mar. É o que nos ensina João Morandi, embaixador de cachaça da Diageo.

Um exemplo, diz, é o Tonic 5. De acordo com ele, um drinque delicioso e refrescante perfeito para os amantes dos coquetéis com tônica. “Já o Old Fashioned é feito com uma exclusiva combinação de cachaça com malte que surpreende e conquista”, completa.

Dessa forma, está feito o convite para você, aprender, a seguir, as três receitas de drinques ensinadas por Morandi, para nos inspirar e celebrar o Dia Nacional da Cachaça.

Drinques a base de cachaça

Caipirinha Dourada Reserva Carvalho

Conforme Morandi, a Ypióca Reserva Carvalho é a seleção de cachaças das melhores safras, envelhecidas por um ano em barris de carvalho. Isto a torna suave e complexa em seu sabor e aroma. Principalmente para ser saboreada em doses ou para trazer suavidade para a sua caipirinha dourada.

Ingredientes: 50ml de Ypióca Reserva Carvalho, 1/2 limão siciliano, 2 colheres de chá de mel e gelo a gosto.

Modo de preparo: em primeiro lugar, cortar o limão ao meio e, em seguida, cortar uma das metades em gomos. Depois, levar a um copo baixo, adicionar o mel e macerar delicadamente. Por fim, adicionar o gelo e a medida da cachaça. Entretanto, se você quiser mais homogeneidade, você poderá bater tudo na coqueteleira.

Old Fashioned 160

A Ypióca 160 (edição comemorativa dos 160 anos da marca), por sua vez, explica MoOrandi, é o whisky das cachaças. Sobretudo porque é uma combinação exclusiva de cachaça com malte. Indicada para ser consumida pura, bem gelada ou em drinks como o Old Fashioned.

Ingredientes: 50ml de Ypióca 160, 1 ½ colheres de chá de açúcar, 3 lances de angostura, gelo a gosto e casca de laranja.

Modo de preparo: comece adicionando o açúcar e angostura en o copo para servir whisky. Em seguida, dilua os dois ingredientes com um pouco de Ypióca 160. Logo deppis, acrescente os 50ml de Ypióca 160, o gelo e mexa. Decore com uma lasca de casca de laranja

Tonic 5

Confesso que ainda não o provei, mas vou confiar na palavra de Morandi. Segundo ele, é delicioso. Isto porque, esse coquetel é feito com a Ypióca Cinco Chaves, que se destaca pelo aroma. Afinal, trata-se de um blend de cachaças raras envelhecidas em barris de carvalho. As tampas são de amburana. Enquanto elas são armazenadas em tonéis de castanheira por mais de 20 anos.

Ingredientes: 50ml de Ypióca Cinco Chaves, 150ml de água tônica, palito de cana de açúcar, limão siciliano e gelo a gosto.

Modo de preparo: a primeira coisa a se fazer é espremer um 1/4 de limão siciliano. Daí, adicione a medida de Ypióca Cinco Chaves e o gelo. Em seguida, complete com a água tônica. Daí, é só finalizar decorando com uma rodela de limão siciliano e o palito da cana de açúcar. Sirva em um copo alto.

E aí o que você achou dessas dicas de receitas para comemorar o Dia Nacional da Cachaça? Deixe sua opinião nos comentários. De qualquer forma, eu acho que fã ou não da bebida, vale a pena valorizar a existência e história desse destilado tão nosso.

E como temos muito mais para mostrar, queremos ter você sempre por aqui. Então, basta se cadastrar para receber o nosso conteúdo gratuitamente por e-mail ou WhatsApp. Já quando for viajar, também se lembre da gente. Veja, a seguir, o que o Blog Andarilho pode fazer por você!

Resolva aqui a sua viagem

Garanta aqui o seu seguro viagem com 15% de desconto
Encontre hotéis, hostels, pousadas e apartamentos com as menores tarifas
Passagens aéreas com até 50% de economia, parceladas em até 12X iguais
Chip internacional para celular com 10% de desconto
Evite filas! Compre antecipadamente ingressos para atrações e passeios
Alugue um carro com até 30% de desconto, sem IOF e em até 12 parcelas
Contrate guias de turismo que falam português em mais de 5 mil cidades
Reserve aqui o seu transfer aeroporto/hotel/aeroporto
Faça uma viagem que é a sua cara! Confira nossa curadoria de viagem
Compre malas e acessórios para a sua viagem e receba em casa

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *