Pirâmides de Teotihuacán no México: dicas para visitar

by

Um dos programas mais imperdíveis durante a sua estada na Cidade do México, certamente, é tirar um dia para visitar as Pirâmides de Teotihuacán. Afinal, a Cidade dos Deuses, além de imponente, é simplesmente magnífica. Um complexo de templos famoso por suas duas pirâmides: a Pirâmide do Sol e a Pirâmide da Lua. Estas interligadas pela Avenida dos Mortos, com 2,5 quilômetros de extenção.

A apenas 50 km da capital mexicana, Teotihuacán fica em um vale cercado por montanhas. Isto torna o cenário ainda mais perfeito. Portanto, vem comigo neste passeio incrível e confira as nossas dicas!

Em primeiro lugar, como a maioria dos sítios arqueológicos do México, as Pirâmides de Teotihuacán guardam segredos ainda não desvendados. O maior deles, por exemplo, é que ninguém sabe aonde foi parar a imensa população que ali morava.

Estima-se que a Cidade dos Deuses tinha mais habitantes do que Roma à mesma época. Apesar disso, e como em um passe de mágica, todo esse contigente humano desapareceu sem deixar vestígios. Quando foi descoberta pelos mexicas (astecas), a cidade já estava abandonada.

Ao mesmo tempo, é provável que sacrifícios humanos ali também tenham sido feitos. Ao menos é o que afirmam os historiadores. Segundo eles, eventos que tinham, muitas vezes, correlação com eventos astronômicos. Aliás, quando o local foi escavado, muitos túmulos foram encontrados. Alguns com os restos do que se acreditava serem de pessoas sacrificadas aos deuses.

Resumindo, as Pirâmides de Teotihuacán são um lugar de muita energia. Para você ter uma ideia, quanto eu estava no topo da Pirâmide da Lua, eu senti uma emoção muito forte. Assim como, presenciei muitas pessoas meditando.

Pesquisando voos para a Cidade do México? Compare preços e compre aqui passagens com até 50% de desconto e parcelamento em 12 vezes iguais.

As Pirâmides de Teotihuacán

Do ponto de visto histórico, as Pirâmides de Teotihuacán são um dos lugares arqueológicos mais importantes do mundo. A saber, em 1987, elas foram classificadas como Patronônio Mundial da Unesco.

Aliás, o México tem duas entre as maiores pirâmides do mundo: Pirâmide de Cholula (em Puebla). e a Pirâmide do Sol, em Teotihuacán.

E como o local é enorme, facilmente, dá para passar um dia inteiro para explorá-lo. Contudo, com o intuito de otimizar a sua visita, veja, a seguir o que você não deve deixar de ver em uma visita às Pirâmides de Teotihuacan.

Pirâmide da Lua

Piramide do Lua em Teotihuacan
Piramide do Lua Fotos: Anchieta Dantas Jr./Blog Andarilho

Eu comecei minha visita pel Pirâmide da Lua, a segunda maior pirâmide do local. Ela era utilizada para realizar cerimônias em homenagem à deusa da água, da fertilidade e da terra.

Os degraus são bem íngremes, mas valem a subida. La do alto, a 45 metros, você é recompensado com uma vista realmente deslumbrante, pois se pode ver panoramicamente toda a Avenida dos Mortos, passando pela Pirâmide do Sol.

Em seguida, logo a frente desta pirâmide, temos a Praça da Lua. No local, temos 12 pequenas plataformas piramidais, onde quem ali vivia testemunhava os rituais políticos e religiosos no topo da Pirâmide da Lua.

Avenida dos Mortos

Avenida dos Mortos Piramides de Teotihuacan
Avenida dos Mortos

Saindo dessa área, é hora de caminhar pela Avenida dos Mortos, trajeto que corta a Cidade dos Deuses. Ademais, ela conecta todas as atrações do local. Esta via leva este nome porque os monumentos nas laterais parecem tumbas, embora isso não seja comprovado.

Pirâmide do Sol

Piramide do Sol em Teotihuacan
Pirâmide do Sol em Teotihuacán

Em seguida, chegamos à Pirâmide do Sol, a maior pirâmide de Teotihuacán. São quase 250 degraus, 70 metros de altura e mais de 215 metros de largura. Embora a vista lá de cima seja muito bonita, ainda assim, eu gostei mais da paisagem desde o topo da Pirâmide da Lua.

Pirâmides de Teotihuacán: outras atrações

Além dessas atrações, temos também o Templo da Serpente Emplumada, a terceira maior pirâmide de Teotihuacán.

Assim como o Palácio de Quetzlpapalotl, que possui pilares esculpidos e belos murais, todos centralizados em torno de um belo pátio. Ele fica na Cidadela, grande área quadrada no extremo sul do local.

Finalmente, a fim de entender melhor a história e a estrutura de Teotihuacán, há um museu na entrada que você pode visitar.

Ida às Pirâmides de Teotihuacán

Existem três formas de visitar Teotihuacán. A saber, transporte público, contratando um tour guiado ou indo de carro.

Primeiramente, se você pode optar pelo transporte público, saiba que deverá combinar metrô (Estação Terminal Central del Norte) e ônibus. Os ônibus fazem a viagem desde o terminal até as pirâmides. As saídas são a cada 60 minutos.

Ao todo, deverá gastar cerca de duas horas para chegar e mais duas horas para voltar. Note que você não será deixado na porta do complexo. E ainda terá que caminhar aproximadamente 10 minutos até a entrada.

A única vantagem de ir por conta própria é que você tem o tempo que quiser para a a sua visita. Porém, tenha em mente que precisará se planejar e se preocupar com a compra dos ingressos. Ao mesmo tempo, administrar os horários e toda a logística de deslocamento.

Porém, uma alternativa mais confortável é reservar um tour guiado saindo da Cidade do México Geralmente, ele combina a visita às Pirâmides de Teotihuacán com uma visita à Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira do México.

Esta foi a minha opção e a qual recomendo. Embora, eu tenha tido apenas três horas para percorrer o sítio arqueológico, fomos direto aos pontos que interessavam. Tudo acompanhado da explicação detalhada de um guia (espanhol ou inglês). O tempo para fotos também foi suficinete. Ao final, ainda tivemos o almoço incluso. Dessa forma, o custo-benefício vale muito a pena.

Além dessas modalidades para chegar às Pirâmides de Teotihuacán, você também poderá alugar um carro na Cidade do México.

Gosta de compartilhar a sua viagem? Então, já saia do Brasil com um chip internacional com internet 4G no México. Assim sendo, compre aqui o seu chip com 10% de desconto e em 12X no cartão com o cupom blogandarilho.

Quando ir as Pirâmides de Teotihuacán

As Pirâmides de Teotihuacán estão abertas de segunda a domingo, das 9h às 17h, todos os dias do ano. Contudo, o melhor horário ara visitar é pela manhã. Praticamente não há sombra para se proteger do sol. Para horários, eventos e valor dos ingressos, por favor, visite o site da atração.

O que levar no dia da visita

Tênis ou sapatos e roupas confortáveis para caminhada, protetor solar (mesmo no inverno), chapéu, óculos escuros e água.

Obviamente, não esqueça do smartphone ou da câmera fotográfica. Afinal, você não vai querer deixar de registrar a sua visita e a beleza das Pirâmides de Teotihuacán.

Onde ficar na Cidade do México

Eu fiquei hospedado no bairro Reforma, bairro próximo ao Centro, com toda a infraestrutura para o turista. A região é repleta de restaurantes, supermercados e transporte público.

Além disso, desde a Reforma, chegamos facilmente aos marcos mais importantes da Cidade do México, inclusive caminhando.

Eu optei pelo Hotel Plaza Revolución. As suítes são confortáveis, o ambiente é tranquilo e, acima de tudo, a localização é perfeita e o preço muito justo. Clicando aqui, você poderá saber mais sobre ele, assim como ver tarifas atualizadas e fazer a sua reserva. Recomendo!

Porém, se você preferir, poderá conferir aqui outras opções em hotéis, hostels ou apartamentos na Cidade do México.

Vai ao exterior? Compre aqui dólar, euro, libra, peso mexicano e mais 27 moedas com a devolução de 50% do IOF pago.

Seguro de Viagem para o México

Quando estiver visitando o México, aconselho fortemente que você contrate um seguro viagem. Não dê chance ao acaso e viaje tranquilo. Leitores do Blog Andarilho têm desconto exclusivo de 15% clicando aqui.

E aí, gostou de conhecer as Pirâmides de Teotihuacán? Então, compartilhe esse post. Já esteve por lá? Deixe suas dicas nos comentários.

Resolva aqui a sua viagem

Garanta aqui o seu seguro viagem com 15% de desconto
Encontre hotéis, hostels, pousadas e apartamentos com as menores tarifas
Passagens aéreas com até 50% de economia, parceladas em até 12X iguais
Chip internacional para celular com 10% de desconto
Evite filas! Compre antecipadamente ingressos para atrações e passeios
Alugue um carro com até 30% de desconto, sem IOF e em até 12 parcelas
Contrate guias de turismo que falam português em mais de 5 mil cidades
Reserve aqui o seu transfer aeroporto/hotel/aeroporto
Faça uma viagem que é a sua cara! Confira nossa curadoria de viagem
Compre malas e acessórios para a sua viagem e receba em casa

4 Responses

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *