Passeio de barco em Xochimilco: a Veneza mexicana

by

Uma experiência cultural interessante e que vale muito a pena para quem visita a Cidade do México é o passeio de barco em Xochimilco. No roteiro, embarcações coloridas, as chamadas traineiras, música mexicana ao vivo com mariachis (músicos locais) e muita animação. A propósito, o passeio é tão a cara do México, que a Unesco o classificou como Patrimônio Cultural da Humanidade. Ao mesmo tempo, como o percurso é feito pelos canais desse bairro ao sul da cidade, muita gente apelidou Xochimilco de a Veneza mexicana. Porém, não espere um clima de romantismo, embora as traineiras se assemelhem a gôndolas.

Mais bacana ainda é que não é uma experiência para turista ver. Na verdade, é uma atividade que os mexicanos fazem.

Para você ter uma ideia, você vai ver traineiras onde famílias inteiras se reúnem, almoçam, fazem suas festas e até mesmo casamentos. No dia em que fiz o passeio de barco em Xochimilco, eu vi duas comemorações de aniversário. Portanto, eu digo: vá!

Além disso, Xochimilco é um bairro marcante, de classe trabalhadora. Famoso não apenas pelos canais, mas também por estar intimamente ligado à história da Cidade do México. Principalmente porque os tais canais são os últimos remanescentes de um amplo sistema de transporte de água construído pelos astecas.

Esses caminhos de água serviam para que esse povo se locomovesse entre ilhas artificiais. Nelas eles exerciam a atividade agrícola. Dessa forma, alimentavam a população de Tenochtitlan. Nome dado à grande cidade asteca que existia onde hoje está a capital mexicana.

Pesquisando voos para a Cidade do México? Então, compare preços e compre aqui passagens com até 50% de desconto e parcelamento em 12 vezes iguais.

Passeio de barco em Xochimilco

Embarcadero Nuevo Nativitas Xochimilco
Embarcadero Nuevo Nativitas Xochimilco Fotos: Anchieta Dantas Jr./Blog Andarilho

A experiência começa no Embarcadero Nuevo Nativitas Xochimilco. Neste local, estão atracadas as coloridas e divertidas traineiras. Elas, geralmente, são, identificadas por nomes de mulheres.

Ao mesmo tempo, as embarcações possuem grandes mesas. Sob uma cobertura, elas garantem, a sombra e a atmosfera festiva.

Creio que caibam, em média, 15 pessoas por embarcação. E assim como acontece em Veneza, os barcos também possuem condutores. Com grandes varas de madeira, eles fazem com que as traineiras se locomovam pelos canais.

Pelo trajeto (em média duas horas), encontramos outras embarcações vendendo comidas mexicana preparadas na hora. Asssim como bebidas. Aposte em uma michelada bem gelada.  A michelada nada mais é do que cerveja com limão e sal.

Com intuito de tornar o passeio mais animado, vale contratar os mariachis. Eles estão em barcos ao longo de todo o canal. Ao parar ao lado da sua traineira, eles tocam e cantam especialmente para você.

Quando fiz o passeio de barco em Xochimilco, cada música custava 100 pesos mexicanos (cerca de R$ 30). E você pode personalizar o repertório! Peça para eles tocarem e cantarem as suas músicas mexicanas preferidas. Os boleros não podem faltar, hein?!

Assim sendo, assista a esse pequeno vídeo. Fiz as imagens enquanto os mariachis tocaram e cantaram na traineira que eu estava.

Passeio em Xochimilco: preço

Chegando no píer das traineiras você vai ver centenas delas. Assim como dezenas de barqueiros oferecendo o passeio. Nunca aceite o primeiro preço.

Dica: como o valor do passeio pelos canais de Xochimilco é por embarcação e não por pessoa, quanto mais gente estiver com você, mais barato fica.

Caso esteja sozinho ou em casal, poderá se juntar a outros viajantes solos ou em pequenos grupos. Daí sairá mais em conta para todos. O passeio de barco em Xochimilco costuma ficar na faixa dos 500 pesos (aproximadamente R$ 150) por duas horas de tour.

Quer compartilhar a sua viagem ao México? Então, adquira agora um chip internacional para o seu celular. A propósito, ele vem com internet 4G ilimitada. Além disso, nossos leitores têm desconto exclusivo de 10% e parcelamento em 12 vezes no cartão com o cupom blogaandarilho.

Como chegar a Xochimilco

Xochimilco está localizado fora da Cidade do México. Embora seja bem distante do centro da cidade, ainda está na região metropolitana da capital.

Para chegar por conta própria, você pode combinar metrô (linha 2 até a Estação Tasqueña) e trem (Tren Ligero até a estação Francisto Goitia).

A partir de então é só caminhar pela Calle (rua) Las Rosas, em frente à estação, seguindo pela Calle México. Em seguida, vire à direita pela Calle Gladiola e depois dobre à esquerda. Ali estará o Embarcadeiro Nuevo Nativitas Xochimilco.

No entanto, esta é uma opção que não recomendo. Afinal, você poderá gastar duas horas para ir e mais duas horas para voltar. Além da caminhada da estação até o Embarcadeiro.

Outra opção para chegar a Xochimilco é de táxi ou Uber. Isto poderá diminuir o tempo do trajeto pela metade. Contudo, custa mais caro.

Porém, se você quiser mais comodidade e conforto, poderá contratar um passeio a Xochimilco. Esta foi a minha opção. Inclusive valeu muito a pena. Afinal, o tour ainda incluía, na parte da manhã, uma visita ao pitoresco bairro de Coyoacán e ao Museu Frida Kahlo.

De lá seguimos para o passeio de barco em Xochimilco. Traineira e almoço incluso. Contudo, bebidas a parte. Então, vá por mim: estas são experiências imperdíveis na Cidade do México.

Onde ficar na Cidade do México

Eu fiquei hospedado no bairro Reforma, bairro próximo ao Centro, com toda a infraestrutura para o turista. A saber, a região é repleta de restaurantes, supermercados e transporte público.

Além disso, desde a Reforma, chegamos facilmente aos marcos mais importantes da Cidade do México. Inclusive caminhando.

Eu optei pelo Hotel Plaza Revolución. As suítes são confortáveis, o ambiente é tranquilo e, acima de tudo, a localização é perfeita e o preço muito justo. Clicando aqui, você poderá saber mais sobre ele, assim como ver tarifas atualizadas e fazer a sua reserva. Recomendo!

Porém, se você preferir, poderá conferir aqui outras opções em hotéis, hostels ou apartamentos na Cidade do México.

Seguro de Viagem para o México

Quando estiver visitando o México, aconselho fortemente que você contrate um seguro viagem. Não dê chance ao acaso e viaje tranquilo. Leitores do Blog Andarilho têm desconto exclusivo de 15% clicando aqui.

Gostou desse post? Então compartilhe! E como temos muito mais para mostrar, cadastre-se para receber gratuitamente nosso conteúdo. Além disso, quando for viajar, lembre-se do Blog Andarilho. Veja a seguir o que mais podemos fazer por você!

Resolva aqui a sua viagem

Garanta aqui o seu seguro viagem com 15% de desconto
Encontre hotéis, hostels, pousadas e apartamentos com as menores tarifas
Passagens aéreas com até 50% de economia, parceladas em até 12X iguais
Chip internacional para celular com 10% de desconto
Evite filas! Compre antecipadamente ingressos para atrações e passeios
Alugue um carro com até 30% de desconto, sem IOF e em até 12 parcelas
Contrate guias de turismo que falam português em mais de 5 mil cidades
Reserve aqui o seu transfer aeroporto/hotel/aeroporto
Faça uma viagem que é a sua cara! Confira nossa curadoria de viagem
Compre malas e acessórios para a sua viagem e receba em casa

1 Response

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *