Basílica de Guadalupe: ícone da Cidade do México

by

Durante a viagem que fiz à Cidade do México, tive a oportunidade de visitar a Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe. A propósito, o segundo maior santuário católico do mundo. Só perde para a Basílica de São Pedro, no Vaticano. Ademais, é também o mais visitado das Américas. Além disso, um dos ícones do México. Razão pela qual não é de se surpreender que receba mais de 20 milhões de visitantes por ano. Entretanto, a Basílica é apenas uma das várias igrejas que fazem parte de um Santuário inteiro dedicado a Nossa Senhora de Guadalupe. Ao norte da Cidade do México, vale incluí-la no roteiro, dada a sua beleza e história.

Normalmente, uma visita à Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe integra os passeios que levam às Pirâmides de Teotihuacán. Dessa forma, esta foi a minha opção. Assim sendo, eu pude otimizar o meu tempo, sem ter que me preocupar com a logística de deslocamento. Ao mesmo tempo, em um tour guiado, contamos com uma explicação rica em detalhes sobre o lugar.

Porém, se você preferir, também é possível chegar ao Santuário por conta própria. A saber, a linha 6 do metrô (vermelha) lhe deixa a cinco minutos de caminhada. Em seguidam basta descer na estação La Villa – Basílica.

Pesquisando voos para a Cidade do México? Compare preços e compre aqui passagens com até 50% de desconto e parcelamento em 12 vezes iguais.

Basílica de Guadalupe: história

Contudo, a fim de aproveitar melhor a visita à Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, é fundamental conhecer a sua história. Aliás, tudo começou em 1531. Naquele ano, em 12 de dezembro, a imagem da Virgem de Guadalupe apareceu ao jovem índio, Juan Diego, no Cerro del Tepeyac.

Segundo a crença, a Virgem enviou uma mensagem por meio do indígena ao bispo Fray Juan de Zumárraga. Ali, ela pediu que fosse construída um templo para ela.

Porém, a princípio, ninguém acreditou em Juan Diego. Assim sendo, lhe pediram provas. Foi daí que, em segunda aparição, a virgem ordenou que Juan Diego cortasse flores (que apareceram no auge do inverno) e as levasse ao bispo.

Quando Juan Diego chegou com Fray Juan de Zumárraga, ele soltou seu manto para deixar cair as flores. A imagem da virgem ficou marcada neste manto. Estava aí a prova. Finalmente, a Basílica de Guadalupe foi construída na colina de Tepeyac.

A primeira Basílica de Guadalupe só foi inaugurada em 1709, embora outros templos menores tenham sido abertos anteriormente no local. Surpreendentemente, séculos mais tarde, uma nova Basílica foi construída próxima à igreja original, em 1974.

A antiga foi substituída ao descobrirem que o piso estava afundando. Hoje ela passa por processo constante de restauração e as atividades principais se realizam na nova basílica.

Nela, é onde você poderá ver o manto sagrado com a imagem da Virgem de Guadalupe. Embora muito bem protegido, ele está exposto atrás do altar principal. Suba na passarela móvel para admirar a relíquia de baixo para cima. É emocionante!

O Santuário de Guadalupe

Engana-se quem pensa que ao chegar ao Santuário de Guadalupe sua visita se resumirá às duas basílicas. Existem ainda outras igrejas, monumentos, museus e jardins.

Em primeiro lugar, no interior da nova Basílica, temos a Capela do Santíssimo, a Capela de San José e a Cripta Guadalupana. Em seguida, vem a Basílica Antiga, na verdade, o Templo Expiatorio a Cristo Rey.

Depois, você poderá visitar a Capela del Cerrito (no alto da Colina de Tepeyac, onde aconteceu o milagre das flores), a Paróquia de Santa María de Guadalupe Capuchinas (ao lado da Antiga Basílica), a Capela do Pocito (construída aonde Nossa Senhora apareceu pela 4ª vez), a Capela de Índios (templo mais antigo do Santuário) e também o Batistério.

Basilica Antiga e Paroquia de Santa Maria de Guadalupe Capuchinas
Basilica Antiga ( à esquerda) e Paroquia de Santa Maria de Guadalupe Capuchinas (à direita)
Capela do Pocito em Guadalupe
Capela do Pocito

O Santuário além da Basílica de Guadalupe

Além deles, não se pode esquecer as capelas dos Juramentos e de Bendiciones, o Santuário de San Juan Diego, o Carrillón (Campanário e relógio da Basílica), assim como o Museo de la Basílica de Guadalupe.

Capela erguida onde foi a casa de Juan Diego ate ele falecer em 1548
Capela erguida onde foi a casa de Juan Diego
Monumento que retrata Dom Diego mostrando o manto com as rosas e a imagem da Virgem
Monumento que retrata Dom Diego mostrando ao Bispo o manto com as rosas e a imagem da Virgem de Guadalupe

Desse modo, um passeio pelo Santuário de Guadalupe poderá levar algumas horas. Caso não tenha interesse ou disponha de tempo suficiente para ver tudo, poderá se concentrar nas duas basílicas, assim como em uma vista geral dos demais locais. A propósito, veja aqui outras atividades e atrações na Cidade do México.

Compartilhe a sua viagem ao México! Adquira agora um chip internacional para o seu celular. A propósito, ele vem com internet 4G ilimitada. Além disso, nossos leitores têm desconto exclusivo de 10% e parcelamento em 12 vezes no cartão com o cupom blogaandarilho.

Onde ficar na Cidade do México

Eu fiquei hospedado no bairro Reforma, bairro próximo ao Centro, com toda a infraestrutura para o turista. A saber, a região é repleta de restaurantes, supermercados e transporte público.

Além disso, desde a Reforma, chegamos facilmente aos marcos mais importantes da Cidade do México, inclusive caminhando.

Eu optei pelo Hotel Plaza Revolución. As suítes são confortáveis, o ambiente é tranquilo e, acima de tudo, a localização é perfeita e o preço muito justo. Clicando aqui, você poderá saber mais sobre ele, assim como ver tarifas atualizadas e fazer a sua reserva. Recomendo!

Porém, se você preferir, poderá conferir aqui outras opções em hotéis, hostels ou apartamentos na Cidade do México.

Seguro de Viagem para o México

Quando estiver visitando o México, aconselho fortemente que você contrate um seguro viagem. Não dê chance ao acaso e viaje tranquilo. Leitores do Blog Andarilho têm desconto exclusivo de 15% clicando aqui.

Gostou desse post? Então compartilhe! E como temos muito mais para mostrar, cadastre-se para receber gratuitamente nosso conteúdo. Além disso, quando for viajar, lembre-se do Blog Andarilho. Veja a seguir o que mais podemos fazer por você!

Resolva aqui a sua viagem

Garanta aqui o seu seguro viagem com 15% de desconto
Encontre hotéis, hostels, pousadas e apartamentos com as menores tarifas
Passagens aéreas com até 50% de economia, parceladas em até 12X iguais
Chip internacional para celular com 10% de desconto
Evite filas! Compre antecipadamente ingressos para atrações e passeios
Alugue um carro com até 30% de desconto, sem IOF e em até 12 parcelas
Contrate guias de turismo que falam português em mais de 5 mil cidades
Reserve aqui o seu transfer aeroporto/hotel/aeroporto
Faça uma viagem que é a sua cara! Confira nossa curadoria de viagem
Compre malas e acessórios para a sua viagem e receba em casa

2 Responses

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *