Drinks de vinho: uma viagem de cores, aromas e sabores

by

Em qualquer parte do mundo, o vinho é uma bebida para todos os momentos. Tanto para acompanhar uma refeição diária como para grandes celebrações. Mas quem disse que ele precisa, necessariamente, ser consumido eu seu estado puro? Você já pensou em inovar, adicionar uma dose de ousadia e utilizá-lo na preparação de bebidas saborosas? Pois fica a dica! Embora eu ainda priorize tomá-lo em seu estado natural, eu também não dispenso uma boa sangria ou um refrescante clericot. Gostou da ideia? Pois no post de hoje você vai aprender a fazer estes e outros drinks de vinho para se deliciar e impressionar. Aproveite!

Para isso, a gente contou com a ajuda do enólogo e sommeliere do grupo Famíglia Valduga, Lucas Simões. Suas sugestões para a nossa carta de drinks são Sangria, Mimosa Tradicional, Caipirinha de Vinho, Espanhola e Limonada de Vinho. Para completar, eu acrescentei o Clericot, que conheci no Uruguai e fiquei fã de carteirinha. Portanto, eu não poderia dispensá-lo nessa seleção.

A boa notícia é que todas essas receitas são fáceis de fazer, o preparo é rápido e levam ingredientes que normalmente temos em casa. Ou seja, por que não bancar o barman ou a barmaid e arrasar no preparo de drinks de vinho? Confira!

Receitas de drinks de vinho

Sangria

Sangria de vinho
Sangria

Este drink é muito popular na Espanha e em Portugal. Para prepará-lo, misture meia xícara de suco de laranja natural com quatro colheres de açúcar, uma maçã e meio abacaxi cortados em cubos. Depois, coloque na geladeira por, no mínimo, 30 minutos. Quando você for servir acrescente um quarto de xícara de gin, meia garrafa de vinho tinto merlot, uma lata de água tônica e gelo a gosto.

Mimosa Tradicional

Mimosa tradicional
Mimosa tradicional

Sua origem ainda não é certa, americanos e britânicos a reivindicam, mas a suspeita mais conclusiva é que a bebida tenha surgido em meados de 1925, em Paris. É que o ano em questão foi carregado de inovações culturais e artísticas e, no meio de toda a efervescência do contexto, o bartender Frank Meier, do Hotel Ritz, teria criado o drink mimosa para alegrar os hóspedes.

Dois ingredientes bastam: um espumante moscatel gelado e suco de laranja fresco, espremido na hora. A proporção é de um terço de suco de laranja para cada quantidade do espumante. Para uma taça individual, separe 180 ml da bebida alcoólica e 60 ml do suco. Em seguida, misture tudo em uma taça fina e alta.

Caipirinha de vinho

Caipirinha de vinho
Caipirinha de vinho

Esta é uma versão diferente desta bebida que tem a cara do Brasil. Coloque em uma taça uma colher de suco de limão natural, duas fatias da fruta e misture com uma colher de açúcar. Depois, acrescente meia xícara de vinho sauvignon blanc.

Caso você prefira bebidas mais doces, adicione também refrigerante de limão até completar a taça e cubos de gelo. Em resumo, praticidade e sabor são boas definições para este drink.

Espanhola

drink espanhola
drink espanhola

Para os amantes de drinks doces, este é imperdível! Para começar, bata no liquidificador uma rodela de abacaxi, quatro colheres de sopa de leite condensado, um copo de vinho tinto cabernet sauvignon e ainda gelo a gosto.

Limonada de vinho

Drink Limonada e vinho
Drink Limonada e vinho

Esta bebida é delicada, refrescante e levemente frisante. Ela leva meia xícara de chá de vinho branco seco, uma colher de açúcar, uma colher de caldo de limão, refrigerante de limão e gelo a gosto.

Para preparar, dissolva o açúcar no suco de limão. Completando a mistura, primeiramente, acrescente o vinho e mexa bem. Na sequência, adicione o refrigerante até completar a taça, finalizando com o gelo.

Clericot

Clericot
Clericot

O clericot é uma bebida de origem francesa, embora seja mais associada ao verão uruguaio, quando a provei pela primeira vez e nunca mais esqueci. Ela é fresquinha e funciona bem para servir nos dias mais quentes.

O preparo consiste em combinar frutas picadas com vinho branco ou espumante, misturados em uma jarra, e o resultado possui um sabor surpreendente. Entre as frutas que eu indico utilizar estão a maçã, o abacaxi, morango, kiwi e a laranja. E não esqueça de finalizar com o gelo, hein?

E se você gostou das nossas dicas sobre drinks de vinho e quer completar a experiência, sugiro ler os posts sobre os melhores lugares para curtir o pôr do sol ao redor do mundo e porque a música faz a gente viajar. Afinal, existe melhor combinação do que uma boa bebida, música e um lindo entardecer? Não, né?

Já para não perder nenhuma das nossas publicações, cadastre-se para receber por e-mail ou WhatsApp mais conteúdos interessantes como este. E quando for viajar, lembre-se do Blog Andarilho. Veja a seguir o que a gente pode fazer por você!

Resolva aqui a sua viagem

2 Responses
  • Joao Francisco Rodrigues da silva
    outubro 30, 2020

    Otimo

    • Anchieta Dantas Jr.
      novembro 2, 2020

      João, que bom que gostou. Obrigado por sua visita.

      Abraço,

      Anchieta.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *