O Destino é o Caminho: relato sobre a jornada a Santiago

by

Se o Caminho de Santiago faz parte da sua lista de desejos (ou não), anote esta dica: O Destino é o Caminho, do jornalista carioca Ricardo Rangel. Diferentemente de outras publicações do gênero, este livro é uma agradável surpresa, pois ultrapassa a proposta de um guia. A saber, revela-se uma crônica sobre a jornada sob o ponto de vista de um cético, o oposto do que se espera de um peregrino.

Aliás, é esse ceticismo que torna a obra ainda mais interessante e com certa isenção. Afinal, como agnóstico, ele vê com descrença as relíquias do santo que atrai tantas pessoas à cidade espanhola de Santiago de Compostela. Porém, mesmo assim, encara a jornada em meio a muitas descobertas.

Na verdade, Rangel tinha uma ideia muito vaga sobre o que vinha a ser o Caminho de Santiago até sentir, perto dos 50 anos, o desejo de uma guinada em sua vida. Após viver uma desilusão amorosa e desligar-se de sua empresa, ele abraçou o projeto com fervor. E é isso que você vai perceber ao longo de 192 páginas (nada cansativas, vale salientar).

O Destino é o caminho: a obra

A partir de fragmentos da sua experiência, ele relata o que leva milhares de pessoas a se deslocarem, todos os anos, para seguir um percurso de quase 800 quilômetros a pé. Para ele, a resposta, imprecisa antes da partida, estava na busca pela “desconexão total de tudo e de todos”.

Nesse sentido, ele iniciou o trajeto pelo Caminho Francês, o mais tradicional de muitos que levam a Santiago de Compostela e, por isso mesmo, um paraíso de peregrinos.

Para o autor – e os companheiros de viagem, em alguns momentos -, foram 42 dias de caminhada. Em alguns, chegou a percorrer 27 quilômetros. Em outros dias, o cansaço e os calos nos pés exigiram uma pausa maior.

O fato é que, embora O Destino é o Caminho seja um relato pessoal, futuros viajantes poderão extrair lições da aventura. Das festas de touros em Pamplona às vinícolas de La Rioja, passando por dicas de como enfrentar as bolhas nos pés, Rangel oferece opiniões de um viajante experiente.

O destino e o Caminho relato sobre o Caminho de Santiago Imagem Blog Andarilho
Fotos: Anchieta Dantas Jr./Blog Andarilho

O que se conclui

Além disso, este livro é também uma investigação de como o caminho medieval mantém seu magnetismo mesmo no mundo atual. No contato com gente de muitos países, ele descobre uma ética peculiar.

“É preciso ser obtuso para não aprender sobre si mesmo e para não incorporar, por pouco que seja, esse espírito do Caminho, de ser mais suave, de se preocupar menos, de ser mais tolerante, de tentar não julgar os outros”, escreve. Conforme disse, mesmo o maior dos incrédulos sairá do processo com a fé renovada na vida.

Não é à toa que ao final da leitura, vem o milagre: a jornada revela-se enriquecedora não só para o autor como para os leitores. “O Caminho é uma experiência de liberdade extrema, algo quase inconcebível na vida moderna”, reflete Rangel. Aliás, foi o sentimento que ele me deixou.

Finalmente, além do relato e do roteiro, ele fala sobre a preparação, a indicação de livros, filmes e sites sobre o caminho, assim como sobre o que levar ou não na mochila. Tudo cuidadosamente registrado para o bel prazer do leitor viajante.

Gostou da nossa dica de leitura? Então compartilhe! Quer adquirir o livro? Então clique aqui!

Ademais, como temos muito mais para mostrar, queremos você sempre por aqui. Dessa maneira, cadastre-se para receber gratuitamente, por e-mail ou WhatsApp, o nosso conteúdo.

Ao passo que quando você for viajar, lembre-se do Blog Andarilho. Nesse sentido, veja, a seguir, o que podemos fazer por você!

Resolva aqui a sua viagem

Garanta aqui o seu seguro viagem com 15% de desconto
Encontre hotéis, hostels, pousadas e apartamentos com as menores tarifas
Passagens aéreas com até 50% de economia, parceladas em até 12X iguais
Chip internacional para celular com 10% de desconto
Evite filas! Compre antecipadamente ingressos para atrações e passeios
Alugue um carro com até 30% de desconto, sem IOF e em até 12 parcelas
Contrate guias de turismo que falam português em mais de 5 mil cidades
Reserve aqui o seu transfer aeroporto/hotel/aeroporto
Faça uma viagem que é a sua cara! Confira nossa curadoria de viagem
Compre malas e acessórios para a sua viagem e receba em casa

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *